PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

A desesperança traz a nostalgia

2018-02-18 00:00:00

 
Fortaleza é uma cidade de nostalgias, no sentido mais esfumaçado da palavra. Há um sentimento de saudade idealizada, tal qual o País inteiro parece viver nestes tempos de violência extrema em todas as regiões. Costumo dizer que a violência no Brasil só não vence o bairrismo. Experimente juntar em uma roda de conversa brasileiros de diversas capitais. Cada um terá uma história pior do que a outra e a certeza de que mora no lugar mais inseguro. Neste caso, Fortaleza fala cheia de convicção. Mas vejamos a nostalgia aplicada ao Centro da Cidade. Quem viveu os tempos áureos do Downtown fortalezense cita com alegria a época em que se passava por dentro da Mesbla para sentir o ar condicionado e o astral bom que a loja tinha; dos cinemas de rua, como o Diogo, o Fortaleza, Art, São Luiz e o Jangada (?!); do hábito de ir pra rua, enfim, que era como se dizia ir ao Centro. Havia um monte de problemas, mas algum limite para o absurdo. Hoje, muitos dos que queriam não perderam a vontade, apenas não têm razão para fazê-lo. O que era passeio virou área de venda com bancas de comércio irregular. Estão até no asfalto. Há pessoas habitando praças - noutros termos privatizando. Isto foi ocorrendo ao longo de seguidas prefeituras. Aconteceu tal qual na segurança pública - um tema muito afim de urbanismo. As soluções clássicas pelo mundo nestas áreas são conhecidas, mas não são aplicadas. O que alimenta a nostalgia é a falta de perspectiva. Mas não percamos a esperança.

 

SAÚDE


PEDIATRIA S/A


O Hospital Monte Klinikum começou a operar um serviço de pediatria com estrutura para internações em UTI. A diretora do hospital, Thais Moreno, diz que a nova área tem capacidade para realizar cerca de mil atendimentos de urgência e emergência, ambulatoriais, cirúrgicos e de diagnóstico por mês. O investimento é uma resposta - até tardia da Amil (do mesmo grupo do MK)- ante a revolução ocorrida no segmento pediátrico da Cidade, a partir da compra do hospital Luís França pelo Hapvida. A Unimed Fortaleza já se mexera ativando um atendimento exclusivo para os pimpolhos.  

 

MOURA DUBEUX


Foco no estoque


O diretor comercial da Moura Dubeux, Fernando Amorim, diz que a empresa está focada na venda dos estoques. Segundo ele, a torre empresarial no RioMar do Papicu está 100% vendida, a ser entregue em março. Seis meses depois querem entregar a segunda torre. Na quinta agora, ao lado do RioMar Kennedy, entregam a 1ª fase do complexo de quatro condomínios com 1.400 apartamentos. Serão 700 agora. Lançamento só no segundo semestre ou 2019. Um ou dois.  

 

BILÍNGUE


Guia de investimentos


O Guia de Investimentos do Ceará 2018 será lançado na quarta-feira, 21, às 14 horas, na Câmara Temática de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (CTCOMEX).


São 308 páginas e a edição é bilíngue (português/inglês). Assim como as outras edições a distribuição será dirigida.  

 

JOGO RÁPIDO


SEGURANÇA. "O problema da segurança pública no Brasil e seus reflexos nos estados” é o tema da palestra de Leandro Piquet Carneiro (USP), no Fórum Ceará em Debate. Na terça-feira, às 11h, no Auditório Ipece, no Cambeba. 

 

HORIZONTAIS


RUMO AO VERDE. A Schneider Electric, gigante na transformação digital em gestão de energia elétrica e automação, com fábrica no Eusébio (CE), depois de um dia ter comprado a cearense Microsol, lança o Go Green in the City 2018 - desafio global para encontrar ideias e soluções inovadoras para cidades inteligentes e mais eficientes em termos energéticos. Em 2017, participaram 20 mil jovens inovadores (58% mulheres), de 3 mil universidades, em 180 países.

ÔNIBUS. A ClickBus, plataforma líder em vendas online de passagens rodoviárias, registrou aumento de 50% nas vendas de bilhetes comprados pela internet, site ou celular, no Carnaval que passou, ante o Carnaval de 2017. Os cinco destinos mais procurados foram Rio de Janeiro (15%), São Paulo (11%) Belo Horizonte (4%), Curitiba (3%) e Fortaleza (2%).

ALEMÃ. A Fraport Brasil lançou um rol de normas para a atuação da imprensa nos terminais que opera (Fortaleza e Porto Alegre). Para realização de fotos ou filmagem, é preciso pedir ok com até dois dias de antecedência. Em nome da segurança. 

TAGS