Logo O POVO+
Ano ímpar
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

Ano ímpar


Tenho implicância com ano ímpar - terminado em primo, então, piora. Dois mil e sete. Dois mil e onze. Dois mil e dezessete. Vejo com desconfiança esses algarismos indivisíveis, salvos por um e eles mesmos. Na matemática, correspondem à classe dos pretensiosos, uma turma que não se mistura. Estão sempre inteiros aonde vão, nunca se fracionam, jamais se perdem no caminho.

 

Como se bastassem a si mesmos, reinando sozinhos num império de 365 dias corridos enquanto os pares e outros ímpares vulgares deixam pedaços por onde passam e se extraviam entre dízimas periódicas e outras coisas que não entendemos muito bem para que servem.

 

É o caso do ano que debuta agora: 2019. Eu poderia começar a falar mal dele por aí, arqueando uma sobrancelha de suspeição, como a perguntar - e você, o que pensa que está fazendo desfilando essa condição algebricamente rara de primo logo depois de 2018, um ano em que coisas realmente singulares aconteceram? O que acha que poderá acrescentar ao rol de eventos improváveis que inundaram nosso calendário de janeiro a dezembro?

 

Ele calaria, misterioso. Talvez dissesse, num muxoxo: espere e verá, pondo umas reticências ao final apenas para recobrir a cena com essa qualidade das histórias inacabadas. Já seria muito para causar um rebuliço de emoções e expectativas.

 

Não havendo isso, porém, e certo de que pouquíssima gente dá realmente importância aos números e à forma aleatória como aparecem na vida da gente, deixo de lado a cerimônia e pergunto: o que esperar, cabalisticamente falando, desse ajuntamento de 20 com 19?

 

É uma questão que me fiz durante a passagem do ano. Enquanto os fogos ainda pipocavam e o espumante borbulhava, exercitei brevemente a premonição, tentando antecipar ao menos parte da temporada. Queria adivinhar as horas, ir tomando pé dos acontecimentos, antecipar-me aos problemas a ver se os contorno da melhor maneira - em vão.

 

Pelo visto, as coisas só acontecerão mesmo no momento em que estiverem acontecendo, e isso é animador. Por ora, fico com a sensação agradável de que 2019 é um ano com ginga marcada pela cadência dos números vizinhos - o compasso do 20-19 como que anunciando um passo de dança, quem sabe uma marchinha de Carnaval. Espero que seja isso.

 

A gente costuma dizer das coisas ímpares que são únicas. Nisso projetamos mais desejo que realidade. No universo e nos livros da escola, os números se dividem entre racionais, os que podem ser escritos também na forma de uma fração inteira, e os irracionais - aqueles que resistem à divisão precisa.

 

Os anos que vivemos comportam sempre as duas maneiras de se escrever: uma hora somos mais como frações; noutra, andamos meio imprecisos, arrastando vírgulas por aí a tentar somar outras partes ao resultado final.

Cartão de visitas de um novo ano, os primos são duplamente alvissareiros: inteiros, mas com uma natureza fantasiosa, qualidade rara hoje em dia. Inexatos, convidam à fabulação e ao preenchimento das lacunas. É preciso olhá-los com fé na capacidade que todos temos de fantasiar.

 

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?