Logo O POVO+
Trufas os diamantes da terra
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Trufas os diamantes da terra

Apreciadas no mundo inteiro, as trufas encantam por sua preciosidade, mistério, sabor e aroma únicos

A trufa é um fungo raríssimo que nasce sob a terra, em simbiose com as raízes do carvalho e da castanheira em algumas regiões do sul da Europa. Há três tipos de trufas: a branca, a negra e a de verão. A maioria delas tem um sabor e um aroma tão agradáveis, que essas "joias" gastronômicas estão presentes em todas a listas de top iguarias do mundo.

 

A mais apreciada é a famosa trufa branca de Alba (Itália). Sua qualidade e a sua raridade - só é encontrada nos meses de outubro e novembro - fazem com que este ingrediente alcance cifras estratosféricas, custando em média 15 mil euros o quilo. Alguns exemplares raríssimos, com menos de um quilo, já chegaram a alcançar o preço de 100 mil euros.

 

Para que o seu sabor elegante e seu aroma inebriante possam ser apreciados, a trufa branca geralmente é fatiada com laminadores especiais, finalizando pratos como o clássico tagliolini al tartufo, o risoto al tartufo ou o perfeito ovo frito estalado al tartufo (que chega a custar 100 dólares).

 

As trufas brancas de Alba são um privilégio para poucos. Neste momento, de 6 de outubro a 25 de novembro, ocorre a Fiera Internazionale del Tartufo Bianco d'Alba, um evento que reúne aficionados do mundo todo. Entre esses privilegiados está a professora de Gastronomia Kersya Coelho, coordenadora do curso de Gastronomia da Unifanor. Vêm delas as informações sobre essa mágica experiência enogastronômica aqui narrada.

 

Um dos pratos apresentados no festival desse ano foi inspirado na "uova alla Rossini". "Sobre uma base crocante de crumble de brioches, deita-se um ovo pouchet ao ponto perfeito, um creme de batatas e pontos de purê de foie gra. Tudo é finalizado com finíssimas lâminas de trufas brancas frescas...", conta ela.E quanto a nós? Como podemos ter acesso a essa iguaria? Já temos em Fortaleza uma empresa especializada na comercialização dos derivados da trufa. Essa empresa é a Villa Italia Brazil, que é uma distribuidora de produtos derivados da trufa Emporio Tartufi. Entre os produtos eles oferecem azeites trufados, manteiga trufada (maravilhosa!), mel trufado (vai bem com queijo), salsa trufada e lascas de trufa negra no azeite (as minhas preferidas depois das trufas brancas frescas). Grazie Dio mio!!!

 

Villa Italia Brazil

Local: Rua Fernando Benevides, 729A Parque Manibura Fortaleza (CE)

Telefone: (85) 98716-0478 / 99996-1385

Instagram: @villaitaliabrazil

 

 

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?