Logo O POVO+
Por que conhecer um país nórdico?
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Por que conhecer um país nórdico?

NULL (Foto: )
Foto: NULL

Poderíamos escrever uma centena de motivos para viajar e conhecer novas culturas e países. Mas vamos nos prender a escrever seis textos com motivos para viajar para os países nórdicos, hoje o principal destino de turistas e viajantes que já exploraram a Europa e os destinos tradicionais como EUA e América do Sul. Dentre os principais atrativos para essa visita podemos listar belezas naturais, bacalhau, pesca e esporte, turismo, cultura e frutos do mar.


Nossa principal referência, até em função de minhas recorrentes visitas àquele país, será a Noruega. A parte boa é que todas as atividades praticadas lá sempre estão vinculadas à gastronomia. Não tem mercado, ponto turístico, hotel ou atrações naturais que não estejam amparadas por bons restaurantes e sempre com peixes e frutos do mar da melhor qualidade.


Estive lá pela terceira vez agora em setembro e durante dez dias percorremos alguns milhares de quilômetros de avião e barco para visitar e revisitar o que de mais forte aquela cultura apresenta. Mas a troca de experiência é a expertise dos sábios, então, a convite do Conselho Norueguês de Pesca tivemos a oportunidade de lecionar sobre Bacalhau Salgado para estudantes noruegueses aqui em Fortaleza, assim como preparar bacalhau fresco na Academia do Bacalhau, que fica situada na cidade de Alesund, cidade que, com apenas cinquenta mil habitantes, responde por cerca de 70% do processamento de bacalhau norueguês e 45% de todo o pescado nacional. Uma pequena cidade, mas uma gigante da economia. A Academia do Bacalhau fica num grande complexo de incentivo à pesca e ao conhecimento de frutos do mar. Trata-se de uma cozinha onde o chef Mindor Klauset coordena várias pesquisas e produções em torno do bacalhau. Lá preparamos Codfish fresco com Coulis de beterraba e cenoura e Grelhados de raízes e tubérculos. Casamento perfeito.

[FOTO1][FOTO2][FOTO3]
Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?