Logo O POVO+
Encontro mundial reuniu mais de 100 chefs
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Encontro mundial reuniu mais de 100 chefs

O1º Encontro Mundial de Chefs, que aconteceu entre 21 e 24 de setembro, em Guararema, no interior de São Paulo, foi um sucesso estrondoso. Ensinando a gastronomia sustentável a mais de 4 mil estudantes que lotaram salas de aula e cozinhas especialmente montadas para o evento, no muito acolhedor Guararema Parque Hotel.
 

Quatro dias de muito aprendizado e troca de experiências, nos quais chefs renomados, como Laurent Saudeau, Emannuel Bassoleil, Morena Leite, Murakami, Rogério Shimura, André Otero, Bruno Stippe, Salvatore Loi, Bernard Twardy, Celso Freire, André Parente, Martin Göttlich, Cidinha Santiago, ensinaram o valor do alimento e a necessidade de se preparar uma Gastronomia Sustentável, sem desperdícios, para consumidores mais exigentes e mais cuidadosos, com a seleção dos lugares que vão comer. “Foram dias inesquecíveis. Um sonho realizado. Aconteceu o que eu esperava, ou seja, uma grande reflexão positiva sobre sustentabilidade, com palestras ótimas, plenárias melhores do que imaginávamos e, tanto os workshops e as apresentações dos chefs foram espetaculares”, disse o chef Luiz Farias no fim do evento.
 

As palestras e workshops foram realizados em 6 salas e 8 cozinhas especialmente montadas para o evento. Todas estavam absolutamente lotadas. Nos estandes dos expositores, madeira reciclável e plantas marcavam presença e demonstravam a necessidade do cuidado do homem com a natureza.
 

A abertura do evento foi feita com uma plenária com os chefs Emmanuel Bassoleil, chef francês responsável pela cozinha do Skye, Morena Leite, sócia do Capim Santo, conhecida mundialmente, Celso Freire, chef curitibano, proprietário do Celso Freire Gastronomia, chef Bernard Twardy, responsável pela cozinha do Beach Park Fortaleza- que junto com as equipes do complexo e os chefs do movimento “Ceará a Mesa“ conseguiu desenvolver com agricultores locais os produtos que traziam do Sul do País e chegavam com 40% de perda no Ceará, além de Rosa Moraes, diretora de Hospitalidade e Gastronomia na Laureate Education, e Luiz Farias, chef pâtisserie que, ao receber o prêmio de melhor do mundo no ano passado, idealizou o encontro.
 

Na primeira noite, os chefs foram recepcionados no restaurante Mirante do Paraíba e, na segunda, os chefs de 14 restaurantes locais apresentaram as suas especialidades em um jantar degustação. No sábado, confraternização com premiação aos chefs presentes – o jantar preparado pelos profissionais locais convidados ofereceu pratos dos nossos estados e de vários países convidados. Alunos da Escola de Gastronomia IGA, da Faculdade Anhembi-Morumbi, junto com os alunos da Escola Técnica Instituto de Desenvolvimento da Panificação e Confeitaria de São Paulo permitiram, com auxilio competente, que esse evento fosse realizado. Menção honrosa para equipe da Bunge esbanjando simpatia e competência.
 

O que dizer de um evento no qual encontrei tantos chefs que sempre quis conhecer... Não cabe neste espaço citar todos eles, seria injusto esquecer um, ainda mais que tenho quase certeza de, no mínimo, ter trocado algumas palavras ou um abraço com cada um deles, foi para lá de bom !!! Deixo aqui o meu abraço carinhoso para todos que fizeram este evento acontecer. Especialmente para o querido idealizador Luiz Farias. Que venham muitos outros!
 

Multimídia

Mais informações: https://www.facebook.com/EncontroMundialDeChefs/

 

Por Bernard Twiardy

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?