Logo O POVO+
Poke - O sushi havaiano
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Poke - O sushi havaiano

NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

Na década de 1970 o Ahi Poke era uma salada de cubos de atum cru, temperados com sal marinho, e servidos com algas e alguns vegetais das ilhas havaianas.
[FOTO2]
POR INFLUÊNCIA dos asiáticos que passaram a fixar residência no Havaí, o formato desse prato foi sendo alterado. Foi acrescentado o arroz branco, que depois foi sendo substituído pelo arroz temperado para sushi. Os cubos de peixe também receberam alguns temperos asiáticos, como o molho de soja shoyu e o óleo de gergelim. O formato do prato ficou bem parecido ao do Tirashi Sushi – o tradicional sushi na
cumbuca japonês.
[FOTO3]
A PARTIR de 2012, o prato invadiu o continente americano, e estima-se que hoje existam mais de 1000 restaurantes especializados neste prato. Esse crescimento fez com que inúmeras variações fossem introduzidas na receita, e hoje existem várias versões contemporâneas do Poke.


No Brasil a febre do Poke começou, e hoje já temos algumas redes especializadas nesse prato. Já vi na imprensa empresários que estão chamando o Poke de temaki no pote – comparação que discordo – talvez para tentar “pegar carona” na última onda das temakerias.

EU GOSTO muito de Poke, e recomendo o seu consumo, desde que se evite o excessivo uso do molho de soja shoyu, que além de conter um alto teor de sódio, acaba por mascarar o equilíbrio dos sabores.
Aloha!

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?