Logo O POVO+
Ceviche: do Peru para o mundo
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

Ceviche: do Peru para o mundo

NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

O ceviche é um prato peruano que invadiu as mesas do mundo nos últimos dez anos. Ate então ele estava restrito ao Peru e a países vizinhos que há muito tempo se apaixonaram por ele.


Este alimento está no cardápio das civilizações pré-colombianas e os primeiros registros são de 2.000 a.C. – mais de 4.000 anos de história.
 

O prato tecnicamente é um peixe submetido a cocção a frio em um meio ácido. E como na América pré-colombiana ainda não existiam os limões, o meio ácido utilizado era uma espécie de maracujá com alto grau de acidez. Com a chegada dos espanhóis, a acidez cítrica passou a ser utilizada. Foram então acrescentados a cebola, a pimenta e o coentro.
 

O caldo que se forma naturalmente, devido à ação do limão sobre o peixe e conhecido no Peru como “leche de tigre”, é um poderoso revigorante e afrodisíaco segundo os moradores locais. Eles tanto o apreciam que existem alguns restaurantes peruanos servindo-o de entrada, em um cálice, misturado a um pouco de Pisco (destilado de uva).

MEU CEVICHE:
Corto cebolas roxas (mais suaves) em juliene e deixo em água gelada por 2 horas. Corto o peixe (tenho usado muito a tilápia) em cubos e tempero com sal. Misturo com a cebola drenada, pimenta dedo-de-moca cortada em brunoise, sumo de limão siciliano e raspas da casca do mesmo limão. Tambem adiciono um pouco de azeite para dar untuosidade. Finalizo com coentro e deixo em geladeira para ocorrer a cocção por 20 minutos. Há receitas que pedem mais tempo para que ocorra a cocção, mas eu, como descendente de japoneses, gosto do Ceviche “mal-passado”.
 

Fiz uma versão na qual transformei o coentro em caviar, utilizando as técnicas de esferificaçãoo da gastronomia molecular. Como fazer esta esferificação eu conto em uma próxima coluna. 


Bom apetite!

 

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?