Castanhas ajudam a controlar ganho de peso
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Castanhas ajudam a controlar ganho de peso

2018-11-12 01:30:00

Dois estudos americanos apresentados no último sábado, 10, em evento científico da Associação Americana do Coração, em Chicago, mostraram que o consumo diário de castanhas ajuda a controlar o peso e diminui o risco de doenças cardiovasculares.

 

Em uma das pesquisas, realizada pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, os participantes eram acompanhados a cada quatro anos para avaliar o ganho de peso. Entre os que consumiam diariamente duas colheres de sopa de algum tipo de castanha, o risco de engordar foi menor.

 

Segundo Xiaoran Liu, uma das autoras do estudo, "as pessoas geralmente veem as castanhas como alimentos com alto nível de gorduras e calorias, mas elas estão, de fato, associadas a menor ganho de peso", declarou.

 

No outro estudo, conduzido pela Universidade de San Diego e focado nos benefícios da castanha-do-pará, os pesquisadores verificaram que o alimento também ajuda a controlar o ganho de peso e prevenir doenças cardiovasculares por aumentar a sensação de saciedade e auxiliar no controle dos níveis de glicose no sangue, prevenindo o diabetes.

 

Conversamos com a nutricionista Mirella Costa, da clinica Somnis, para esclarecer duvidas e explicar sobre o consumo e benefícios desta "família" de frutas chamada oleaginosas, que trazem ainda benefícios para a saúde do coração e previnem o envelhecimento precoce.

 

Conheça e entenda os benefícios de algumas dessas sementes:

 

Nozes: é uma oleaginosa protetora do cérebro. Rica em ômega 3, evita que os radicais livres ataquem os neurônios, prevenindo o envelhecimento cerebral. Entre as oleaginosas, é a que possui maior teor de vitamina E, que protege os vasos sanguíneos e controla a pressão arterial.

 

Amêndoas: é um tipo de oleaginosa com baixo teor glicêmico. Além disso, as amêndoas são fonte de antioxidantes, de gorduras monoinsaturadas, das vitaminas B1 e E, e de minerais. Previne doenças cardiovasculares. O consumo não deve passar de 4 unidades diárias.

 

Macadâmia: é a que possui maior teor de gordura e menor concentração de proteínas e carboidratos. Seus minerais e vitaminas colaboram para reduzir o risco de doenças como a síndrome metabólica, hipertensão e diabetes. Rica em ômega 7, que ajuda a controlar a queima de gordura e a reduzir o apetite.

 

Avelã: é a principal oleaginosa para reduzir o colesterol ruim (LDL) e elevar os níveis do colesterol bom (HDL).

 

Castanha do Pará: Essa é a maior fonte de selênio conhecida, que é um importante mineral atuante na inativação dos radicais livres, ativa os hormônios da tireoide, contribui para a desintoxicação do organismo e fortalece o sistema imunológico.

 

Castanha de Caju: Por conter zinco, ajuda em casos de anemia. As gorduras poli-insaturadas dessa oleaginosa reduzem os níveis de LDL (colesterol ruim) e elevam as taxas de HDL (colesterol bom). Ela ainda conta com um aminoácido chamado arginina, que melhora desempenho em atividades físicas.

 

Como consumir as oleaginosas?

 

A melhor forma de inserir essas frutas é in natura, sem aquecer. Você pode optar por consumir um mix delas ou ainda um tipo por dia.

 

José Meudo Filho

TAGS