CoreAlign: força, equilíbrio e flexibilidade
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

CoreAlign: força, equilíbrio e flexibilidade

2018-07-30 01:30:00

Conquistar alinhamento corporal, ajustar o desempenho cardiovascular e adquirir equilíbrio nas atividades funcionais, desde a mais simples tarefa do dia a dia, até o desempenho no esporte. O método CoreAlign facilita alcançar tais objetivos por meio de exercícios realizados num aparelho de condicionamento físico criado pelo fisioterapeuta sul-africano Jonathan Hoffman.

 

É através de uma plataforma com duas pranchas puxadas por três elásticos de diferentes graus de resistência (baixa, média e forte), numa estrutura de madeira, que o CoreAlign permite a realização de, aproximadamente, 200 movimentos que simulam diversos tipos de situações, a exemplo de caminhadas, corridas e esportes radicais.

Cada exercício possui um foco específico, porém, o esforço envolve o corpo todo para que a harmonia aconteça. A ideia é que os deslocamentos corporais tenham qualidade. As possibilidades são quase ilimitadas.

 

Braços, pernas e tronco são trabalhados de maneira uniforme, sempre visando ao centro de força do corpo (core). A meta é preparar o indivíduo para situações que o obriguem a manter posições consideradas corretas.

 

O aparelho também é indicado para a prevenção, podendo ser utilizado durante e após o tratamento de lesões.

 

Tradicional em outros países, a exemplo dos Estados Unidos, o método objetiva corrigir os movimentos e a postura por meio da mobilização e estabilização das articulações, e pode ser praticado aqui em Fortaleza na clínica Somnis.

 

O objetivo é alcançado à medida que as manobras fortalecem a musculatura, em especial, a dos braços e das pernas, além dos glúteos. A técnica alinha o corpo por meio da força. Dessa forma, é ideal para atletas que demandam maior esforço, a exemplo dos jogadores de futebol e corredores.

 

Qualquer pessoa pode realizar os exercícios. As metas podem variar desde a busca pela obtenção de equilíbrio, aprendizagem motora até a recuperação de lesões. Além do treino cardiovascular, a perda de peso é outra condição conquistada pelos praticantes do CoreAlign, uma vez que o uso da máquina exige força, principalmente, nos exercícios abdominais e nos apoios de frente, além de concentração e disciplina.

 

A maioria dos exercícios realizados nas academias convencionais acontecem nas posturas sentada ou deitada, mas precisamos nos movimentar também em pé. O ser humano, ao invés de dinâmico, está se tornando estático, fato que explica o número crescente de lesões ortopédicas. A prevenção e a manutenção do bem estar estão no cerne da proposta do CoreAlign.

 

BENEFÍCIOS

 

1 O COREALIGN é ideal para os praticantes de esportes que demandam maior esforço físico, tendo em vista que os exercícios fortalecem a musculatura;

 

2 O APARELHO permite que o centro de força estabilize os músculos para que trabalhem no timing perfeito, melhorando a postura e o equilíbrio;

 

3 OS EXERCÍCIOS simulam diversos movimentos, preparando o corpo para se adaptar diante das atividades diárias;

 

4 A ATIVIDADE é uma das boas opções para aqueles que passam muito tempo sentados, pois deixa o corpo, frequentemente, na posição vertical.

 

Por José Meudo Filho

TAGS