PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Realidade virtual na prótese de silicone

2017-08-19 17:00:00
NULL
NULL

 

Por José Meudo Flho

 

[FOTO1]

A realidade virtual já faz parte da cirurgia plástica. Colocando óculos 3D, é possível visualizar a prótese que ficará ideal para o tipo físico da paciente. O tamanho e o formato são testados e junto ao especialista é possível identificar a mais indicada para cada pessoa.


Sendo o precursor desta tecnologia em Fortaleza, Dr. Edilson Pinheiro trouxe essa inovação da Suíça, mudando completamente a forma de consultar seus pacientes, convidando-os a vivenciar um novo universo tecnológico.


Usada especialmente para a prótese de silicone, tem deixado completamente para trás aquele formato de consulta onde os cirurgiões plásticos colocavam a prótese por cima da roupa ou por baixo do sutiã, para decidir o tamanho. Agora, tudo mudou!


Pioneira quando se fala em realidade virtual, a Clínica Edilson Pinheiro alia essa tecnologia à cirurgia plástica para produzir um resultado mais eficaz, trazendo segurança e conforto para médico e paciente. Desta forma, ambos chegam a um novo patamar de conexão, trazendo o mundo virtual o mais próximo possível da realidade, definindo e facilitando o entendimento.


Mas, como funciona essa realidade virtual? A paciente é fotografada e, por um programa específico, reúne essas fotos e as medidas do corpo, que se transformam em um modelo 3D exclusivo no computador do cirurgião. Ela coloca os óculos, o qual está conectado ao software, que calcula o volume e as diferenças que existem nas mamas, e indica as numerações possíveis, entrando nesse cenário virtual, que contém diversos espelhos para dar uma perfeita visualização de todo o seu corpo, causando uma experiência bem impactante.


Pelo cálculo que o software faz, a paciente se observa e visualiza qual a prótese compatível, enquanto conversa com o médico em tempo real para chegarem a uma definição sobre o que é melhor para ela. “Isso tudo, torna a decisão mais confortável e com maior chance de atingir o sucesso no pós-operatório”, explica o cirurgião plástico Edilson Pinheiro.


ARTROSE DE JOELHO É DUAS VEZES MAIS COMUM HOJE NOS EUA QUE HÁ 80 ANOS

A osteoartrite de joelho, condição dolorosa que atinge com frequência pessoas mais velhas, é duas vezes mais comum hoje nos Estados Unidos do que antes da Segunda Guerra Mundial, disseram pesquisadores nestes últimos dias. Mas os motivos do aumento não são simplesmente porque a obesidade é cada vez mais comum, ou que as pessoas vivem mais tempo, segundo os pesquisadores da Universidade de Harvard.

O estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, uma revista americana revisada por pares, não identificou os motivos reais, mas sugeriu que eles podem incluir inatividade física, “que se tornou epidêmica durante a era pós-industrial”. Outros fatores podem ser a dieta moderna, que é alta em açúcares refinados e carboidratos e pode levar à inflamação crônica de baixo grau, que desgasta as articulações. Os sapatos, as calçadas e o aumento do peso corporal também podem estar mudando a maneira como carregamos nossas articulações, disseram os pesquisadores.


Mais estudos são necessários para especificar as causas da osteoartrite, também chamada de artrose, e para encontrar maneiras de preveni-la, acrescentaram. “Nós conseguimos mostrar, pela primeira vez, que esta causa de dor disseminada é duas vezes mais comum hoje do que no passado recente”, disse Ian Wallace, o primeiro autor do estudo e pós-doutorando na Universidade de Harvard.


Porém, a maior surpresa do estudo é concluir que a causa da osteoartrite não é apenas porque as pessoas estão vivendo mais ou ficando mais gordas, mas por forte influência de outros motivos provavelmente relacionados aos nossos ambientes modernos e hábitos de vida.


Quase um em cada três adultos com mais de 60 anos sofrem de osteoartrite, que não pode ser curada sem uma reposição total das articulações. “A osteoartrite de joelho não é uma consequência necessária da velhice. Devemos pensar nisso como uma doença parcialmente evitável”, disse o coautor e pesquisador de Harvard Daniel Lieberman.


A artrose pode ser prevenida pela da adoção de hábitos saudáveis, tais como, vigiar o peso, fazer uma dieta variada e equilibrada, mudar de postura com frequência, tentando evitar aquelas que sobrecarregam as articulações. A prática de exercícios suaves, tais como, caminhar, nadar, pedalar e fazer exercícios a um ritmo moderado também contribuem para a prevenção.


Além do tratamento medicamentoso, que deverá ser prescrito por um médico especialista. A fisioterapia para artrose no joelho deve ser realizada preferencialmente todos os dias, nas fases de crise dolorosa, utilizando de medidas analgésicas e anti-inflamatórias. O fisioterapeuta deverá avaliar a articulação e traçar o melhor tratamento, respeitando as limitações do indivíduo. Após a fase aguda de dor, exercícios terapêuticos de alongamento muscular e de fortalecimento deverão fazer parte do dia a dia do paciente, prescritos e orientados por profissional especializado, o fisioterapeuta dispõe atualmente de muitas alternativas de cinesioterapia como o Pilates, Gyrotonic e CoreAlign.

TAGS