Logo O POVO+
O "Estado não cederá ao crime", repete Camilo
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

O "Estado não cederá ao crime", repete Camilo

farol
NULL (Foto: )
Foto: NULL
Quase como um mantra, Camilo Santana (PT) tem repetido que o "Estado não cederá ao crime". São 12 dias de enfrentamento às organizações criminosas (o governo não usa o termo "facção" nem as nomeia). Em seu segundo mandato, o petista resolveu modificar a forma como o sistema penitenciária do Ceará funcionava. Se antes permitiu desacertos, como aceitar que a Secretaria da Justiça separasse presos por facções, agora decidiu que o Estado retomará as rédeas nas cadeias. Em conversa com uma fonte do governo, apurei que o fato de 20 a 26 líderes do PCC não serem transferidos para o presídio federal de Mossoró (http://bit.ly/colunademitridia12) não significa que Camilo cedeu ao crime. A decisão, tomada pelo secretário Luis Mauro Albuquerque (Administração Penitenciária), segue uma rigorosa análise de informação sobre qual estratégia adotar dentro e fora do sistema.

 

NACIONAL

 

O governo, me diz a fonte, não está enfrentado organização criminosa "a", "b" ou "c". Está no confronto com um fenômeno que não é exclusivo do Ceará e que tem relação direta com a insegurança nas ruas das capitais e municípios brasileiros.

 

USO POLÍTICO

 

Um dos incômodos do Palácio da Abolição é o uso político "desonesto" que adversários e pessoas desinformadas fazem de um cenário dramático e perigoso. Mais causa pânico do que ajuda na solução da crise.

 

INSATISFAÇÃO

 

PMs exonerados de cargos gratificados no fim do primeiro governo Camilo ainda não foram renomeados. Com isso, o contracheque veio com 11% a menos.

 

SHOWS DAS FÉRIAS

 

A onda de ataques das facções preocupa os organizadores de vários shows programados para o período da alta estação em Fortaleza. Há vários programados para estacionamentos de shoppings.

 

MEDO DE ÔNIBUS

 

Norte-americanos que moram no Brasil, especialmente no Ceará, receberam um alerta do Departamento de Estado dos EUA para evitar andar de ônibus por causa dos incêndios produzidos pelas facções.

 

CORRUPÇÃO

 

Em meio aos atentados, desembargadores e advogados processados por corrupção na Operação Expresso 150 têm algum drama de consciência por terem soltados traficantes de facções?

 

BICHO BRUTO

 

Projeto de Lei aprovado na Câmara Federal obriga homem que agride mulher, além de responder pelo crime, passar por um curso de reabilitação. Na Lei Maria da Penha existe a previsão, mas não a obrigatoriedade.

 

RAIOS

 

De 2000 a 2018, segundo o Inpe, 2.079 pessoas morreram atingidas por raios no Brasil. Este ano, já são quatro. Por causa do El Niño, a incidência deve aumentar 50% na região Sul. No Nordeste cairá em 50%.

 

FOSSO SOCIAL

 

"Fraternidade e Políticas Públicas" é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano. Bem apropriado em um tempo de incertezas e ameaças de retrocessos na área social.

 

O estilista paraense Lino Vilaventura, radicado no Ceará, assina o belo figurino do novo show de Ney Matogrosso (foto). Aos 77 anos, Ney estreou turnê, no Rio, no último final de semana. Foram três dias de casa lotada.

 

SECOS & MOLHADOS

[FOTO1]

O estilista paraense Lino Vilaventura, radicado no Ceará, assina o belo figurino do novo show de Ney Matogrosso (foto). Aos 77 anos, Ney estreou turnê, no Rio, no último final de semana. Foram três dias de casa lotada.

 

SOBE

 

CONTENÇÃO

 

Trabalho das polícias do Ceará e da Força Nacional de Segurança que nunca batalharam tanto e com tantos inesperados numa "guerra" entre dois mundos no Ceará.

 

Desce

 

SUJEIRA

 

O lixo que já tomava conta dos bairros de Fortaleza e, com os atentados das facções, só piorou a situação. Há outros combates: o risco de doenças e a proliferação de pragas.

 

HORIZONTAIS_ 

 

Colégio Ari de Sá seleciona arrendatária(o) para o restaurante na Washington Soares. Interessados enviar proposta, até 18/1, para restaurante@aridesa.com.br /// O Parque Botânico, em Caucaia foi visitado por 30.294 pessoas em 2018. Já o Cocó, recebeu 230.150. /// Bandidos invadiram e tocaram fogo no Cras do João Paulo II, rua 10, nº 75. Dois foram presos e um servidor sofreu queimaduras. /// Comunidade Unidos Venceremos está com as ruas às escuras. /// Só lembrando: E a onda de ataques das facções mexeu com você?

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?