Logo O POVO+
Ministério público e os gatos do Cocó
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Ministério público e os gatos do Cocó

NULL (Foto: )
Foto: NULL

Um "gatil" será construído no Adail Barreto, área que integra a Unidade de Conservação do Parque do Cocó. A intenção pode ser boa, mas é ilegal e fere a Lei 9985/2000, que trata do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). Gatos, ou qualquer animal não originário do bioma silvestre, são danosos para o equilíbrio ambiental. Já foi irregular criar uma "favela" feita de bacias e plástico para os felinos abandonados na sede do Cocó, na Padre Antônio Tomás. O artigo 31 da legislação citada acima impõe que "é proibida a introdução nas unidades de conservação de espécies não autóctones". A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará não pode ser a patrocinadora da ilegalidade. Os gatos têm de morrer à míngua? Não, mas o Parque não é lugar para esse tipo de animal.

 

SUGESTÃO

 

Que tal convidar a Veterinária/Uece, Prefeitura/Coordenadoria de Proteção Animal/Zoológico Sargento Prata e projetar um "gatil" em um destes locais. Ou então, requalificar o Centro de Zoonose e criar uma rede cuidadores. Já há entidades sem fins lucrativos que fazem isso.

 

DESSERVIÇO

 

Fazer gambiarras, como a "favela" dos gatos na sede do Cocó estimula mais ainda o descarte de animais domésticos ali. As pessoas estão ligando para deixar gatos ali.

 

PRIORIDADE

 

Deputado que for querer falar com Camilo sobre sucessão da mesa diretora da Assembleia, agora, corre o risco de sair desgastado do Palácio da Abolição. Ali, o assunto é um só: ataques das facções.

 

CORRUPÇÃO

 

Vamos ver qual vai ser a investida do secretário Mauro Albuquerque, da Administração Penitenciária do Ceará, contra a corrupção de agentes penitenciários. O Ministério Público levou relatório de três investigações: Masmorras Abertas, Mecenas e Correria.

 

AFASTAMENTO

 

Sete servidores públicos entre agentes penitenciários, diretores de unidades prisionais e coordenadores da Secretaria da Justiça, por exemplo, foram afastados na Operação Masmorras Abertas.

 

MUITO CACIQUE

 

De todas as secretarias estaduais, a que detém maior número de secretarias executivas é a do Desenvolvimento Econômico. São elas: Agronegócio, Comércio e Serviço, Indústria, Trabalho e Empreendedorismo e a de Planejamento e Gestão Interna, que existe em todas.

 

SÓ NA PLACA

 

Agora é oficial. Camilo Santana sancionou e mandou publicar lei denominando de "Wellington Landim" o Cinturão das Águas, por onde devia, há mais de dois anos, ter entrado no Estado a bendita água do São Francisco. Agora, é cuidar de terminar a obra.

 

NEONATAL

 

A Gastroclínica, na Aldeota, vai inaugurar hoje uma nova UTI neonatal. O hospital terá uma estrutura de lactário associada diretamente a UTI, que atenderá aos postos de maternidade.

 

LIVRES

 

Dois presos envolvidos nos ataques das facções no Ceará foram liberados após as audiências de custódia. Responderão em liberdade por danos ao patrimônio. Não caberia também organização criminosa?

 

ACORDO CONTRA RENAN 

[FOTO1]

Tasso Jereissati (PSDB) tenta demover o senador Major Olímpio, bolsonarista, da ideia de disputar o comando do Senado. Quer o parlamentar como aliado para derrotar Renan Calheiros (MDB/AL), o que também interessa ao Planalto.

 

SOBE

 

VOZ DO POVO

 

Pesquisa Datafolha que apontou que maioria dos brasileiro quer educação sexual e assuntos políticos tratados em sala de aula. O instituto ouviu 2.077 pessoas em 130 municípios.

 

Desce

 

Processo

 

Ibama que anulou uma multa de R$ 10 mil aplicada a Jair Bolsonaro (PSL) por crime ambiental. Em 2012, ele foi flagrado pescando em uma área de proteção ambiental em Angra dos Reis.

 

HORIZONTAIS_

 

Projeto Novo Vestibular (PNV), da História da UFC, abriu pré-matrícula para o cursinho do Enem/2019. Informações: facebook.com/pnvufc e no Instagram @projetonovovestibular. /// Asfalto afundou na Torres Câmara com José Vilar. /// A Feira da Villa, de moda, gastronomia e arte, saiu da Barra do Ceará para a Maraponga. Dias 11, 12 e 13, agora, na rua Bernardo Manuel, 9999. /// Quem andou por aqui gravando sobre a "guerra" das facções no Ceará foi o jornalista e ex-senador Fernando Gabeira. /// E aí, o terceiro acordo de delação premiada de Palocci vale uma cibazol?

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?