Logo O POVO+
Gatos no Cocó: Tema será levado ao conselho gestor
Foto de Demitri Túlio
clique para exibir bio do colunista

Repórter especial e cronista do O POVO. Vencedor de mais de 40 prêmios de jornalismo, entre eles Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), Embratel, Vladimir Herzog e seis prêmios Esso. É também autor de teatro e de literatura infantil, com mais de dez publicações.

Gatos no Cocó: Tema será levado ao conselho gestor

NULL (Foto: )
Foto: NULL

O secretário estadual Artur Bruno, do Meio Ambiente, vai levar ao Conselho Gestor do Parque do Cocó o problema dos gatos abandonados na área. A próxima reunião do colegiado está marcada para o dia 16. Na edição de ontem, a coluna denunciou a construção ilegal de um "gatil" no Adail Barreto. Bruno afirmou que convidará entidades como a Uece e Prefeitura de Fortaleza para partilhar um nó urbano da Cidade. Talvez o amadurecimento da criação de um centro de acolhimento e pesquisa na cidade. No Cocó, segundo o secretário, já não deveria ter gato nas trilhas. Só na área dos abrigos provisórios. O gerente do Parque, Paulo Lyra, informa que após 19 reuniões, elaborou um plano de convivência com os animais abandonados. Um dos acordos, foi que a alimentação dos felinos só poderia ocorrer na área dos abrigos improvisados, na Padre Antônio Tomás. Porém, muitos cuidadores desrespeitam. Até hoje foram castrados 201 bichanos e serão instaladas câmeras para coibir que "joga" bicho ali. Hoje, são 93 gatos no Parque e 124 foram adotados.

 

TRANSPARÊNCIA

 

34 entidades de direitos humanos que atuam no Rio Grande do Norte, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro assinaram uma nota do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH) pedindo prudência nas ações do Governo do Ceará dentro e fora dos presídios por causa da onda de ataques da facções.

 

DENÚNCIA

 

O Conselho e as entidades repudiam os ataques dos criminosos, mas têm recebido denúncias de que nas comunidades de Fortaleza estariam acontecendo "excesso no uso da força por parte de agentes públicos". O CEDDH, que é ligado à Sejus, se dispõe a participar da busca por uma solução para o problema nos presídios.

 

IMPRUDÊNCIA

 

Quando a Prefeitura de Fortaleza irá punir motociclistas que trafegam nas ciclofaixas e nas ciclovias de Fortaleza? Quando alguém morrer?

 

DESEDUCAÇÃO

 

Por falar em mobilidade urbana, a Prefeitura projeta "O caminho da escola". Uma tentativa de mitigar o caos no trânsito no entorno das escolas particulares em Fortaleza. Era bom implantar antes de começarem as aulas.

 

MIGALHAS

 

O piso salarial do magistério passará para R$ 2.557,74, retroativo a 1º de janeiro. O reajuste de 4,17% não agradou a categoria que, quando se fala em meritocracia, nunca é reconhecida por governo algum.

 

GESTANDO

 

Estudantes gestantes poderão ter mais tempo para estudar em casa. Projeto 2350/2015 aprovado na Câmara do Deputados, de Jean Wyllys (Psol), seguiu para o Senado. Aumenta de três para seis meses.

 

SOFRIMENTO

 

No bairro Canindezinho, na Osório de Paiva, moradores estão há três dias sem energia elétrica por causa dos ataques das facções. Os criminosos teriam cortado a fiação.

 

VIATURAS DA SSPDS

 

Em resposta à reclamação feita por moradores do Canindezinho, a Enel disse que só irá mandar uma equipe ao local se escoltada por viaturas da polícia. Então, que a SSPDS destaque um grupo de PMs para fazer a segurança.

 

INSULINA

 

Na área, há uma paciente diabética que precisa da energia para armazenar insulina na geladeira. Há comerciantes perdendo mercadoria perecível. Se a situação está voltando à normalidade, como diz o governo, que os reparos sejam feitos.

 

O EXEMPLO DO GENERAL

[FOTO1]

O general Mourão (foto), vice-presidente da República, poderia se inspirar em outro general para lidar com o super salário do filho Rossell. O ditador Castelo Branco (1964-67) mandou o irmão devolver um "presente" que tinha ganhado de fornecedores do governo. Caso não o fizesse, seria preso e responderia inquérito. O irmão devolveu.

 

SOBE

 

PRÊMIO

 

Jornalista Irna Cavalcante, aqui do O POVO, que aparece entre as 25 jornalista mais premiadas do Brasil em 2018 no ranking feito pela do Jornalistas & Cia.

 

Desce

 

SEGURANÇA MUNICIPAL

 

Secretaria da Segurança do Município, que não mostrou a que veio em plena crise. Aliás, onde está o vice-prefeito
Moroni Torgan?

 

HORIZONTAIS_ 

 

Associação Nacional dos Auditores da Caixa Econômica Federal enxerga conflito de interesse na indicação de Pedro Guimarães, sócio/diretor do Banco Brasil Plural, para presidir a Caixa. O banco privado é credor no processo de recuperação judicial da Ecovix. A Caixa também é. /// A intervenção federal no Rio de Janeiro terminou no ano passado e não como escrevi. /// Na verdade, Fernando Gabeira foi deputado federal e não senador. ///Leitor reclama do abandono do Jardim Japonês, na Beira Mar. Diferente de outras praças, o equipamento continua órfão. Só lembrando: E aí, o Tubarão da Barra virou uma piaba no fraco Campeonato Cearense?

Foto do Demitri Túlio

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?