PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Veilleuse

2018-01-12 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

As donas de casa do Velho Mundo achavam-nas indispensáveis. De porcelana, tinham mesmo mecanismo do samovar turco e russo, esses de metal. Além de esquentar a água do chá, ou o chocolate, a chama da trempe funcionava como lâmpada. Essa é da Villeroy & Boch, de 1748, que, hoje, também desponta no fabrico de pias, sanitários e azulejos. Se o assunto é casar qualidade com preço, os alemães são mestres.


Arraiolos

Herança da colonização Moura, os tapetes, da Vila de Arraiolos, são um dos patrimônios da Terra Mãe, bem como as toalhas da Madeira, a Faiança Falante e a ourivesaria em Filigrana.

Em lã de carneiro, e ponto cruzado oblíquo, os primeiros exemplares, produzidos por artesãs alentejanas, incorporavam os temas orientais. Com o passar do tempo adquiriram sua identidade. Outro produto que não é livre das falsificações Made in China.


REPAGINANDO O GÓTICO

Mas, quando se fala da Écolle de Nancy, o segundo nome é o de Jacques Gruber (1870-1936), notável vitralista, que trabalhou com Gallé, cujo legado compete com seu contemporâneo, Louis Tiffany (1848-1933). A memória de J. Gruber pode ser reverenciada por todo visitante da Cidade Luz, precisamente na Galeries Lafayette, que impõem-se mediante seus neobizantinos vitrais e pelo domo de 43 metros de altura.

‘Octopus’

 lustre, em metal e ônix, é criação do italiano Achille Salvagni. Considerado um jet-set designer, com laureados projetos em Arquitetura residencial e naval.

BRASIL BRASILEIRO

Independente de cotação e marketing galerista, Feder acrescenta. Afinal, “arte é tudo aquilo que nos detém”. Carioca, autodidata, impressionista, uma assinatura premiada em alguns Salões de Belas Artes. Os óleos de Walter Brandão Feder (1909-1957) retratam o regionalismo, transmitem paz e o bucolismo de tantos brasis d’antanho.

 

Conventuais

Uma das delícias, trazidas pelos nossos antepassados lusos, foram os doces. Dentre tantos, destaco o Pastel de Santa Clara, feito com doce de ovos, sobre massa em ponto filo. É interessante a história dessa doceria, que surgiu nos conventos, como forma de evitar o desperdício. Enquanto que as claras eram usadas para passar as vestes sacerdotais, as gemas serviam de insumo para Barrigas de Freira, Ovos Moles, Pastéis de Tentúgal, Queijadinhas... O bacalhau Lagareiro, do Alfaia (rua Inhangá , 30, Copacabana) seria um álibi para degustá-los.

Argentaria nacional

A peça é uma guampa de montaria. Existe outra similar, em escala maior, sem corrente, utilizada em serviços religiosos, e que acompanha um hissope (peça para aspersão de água benta). Contrastada em 833 milésimos, era usada por cavaleiros e chefes de comitivas, em viagens extensas.

Make a wish

Ganham nova idade: Anastácio Marinho e Daniel Liebmann.

SALOMÔNICAS

“O que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá‘.

MANGIARE TROPPO BENE

Um dos ingredientes da alta gastronomia italiana é o guanciale. Um primo do bacon,diferenciando-se por dois aspectos: curado e maturado. A carne é retirada da bochecha (guancia) do suíno. É usado em saladas.

 

O chef Aniello Cassese, do Cipriani, prepara o prato com primor.


BOTICA C.A.

A cúrcuma é usada pelos hindus ad seculorum. A panaceia da medicina ayurvédica (devido aos seus poderes anti-inflamatórios, antioxidantes, anti-bacterianos, anti-histamínicos...) é a nova mania da geração saúde.

 

EXCEPCIONALMENTE GALLÉ

Émille Gallé (1846-1904) foi virtuose também na movelaria. Isso, porque sua coroação veio através de seus vasos em pasta de vidro, objetos que estão no pináculo do bom gosto e da escala de valores. O senão são as falsificações, muitas delas romenas e argentinas, imperceptíveis a olhos amadores. Gallé foi um dos titãs da Escola de Nancy, criada para enaltecer e divulgar o talento dos artesãos da Alsácia Lorena. A “‘ágora” (tempos alemã, outros francesa, dependendo da guerra) mudou os conceitos das artes decorativas, mediante a estreia do estilo Art Nouveau.

 

Marcus Lage

TAGS