PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Escola Roche

2017-09-29 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Serge Roche foi um artista, designer e decorador que reinventou o Barroco. As palmeiras, os espelhos, os mochos,os consoles, os obeliscos e o reeditado vaso Médici são algumas de suas patentes, copiadas até hoje, por um rol que segue seu estilo.


De gloriosa carreira, esse francês, morto aos 100 anos, querido de Elsa Schiaparelli ( arqui-inimiga de Chanel), Pisarro e Picasso, é copiado até aos dias atuais.


SOMEWHERE IN TIME


A peça era de suma importância num passado bem distante: o abridor de luvas.


GENIALIDADE


Jean Dunand, artista franco-suíço, detém uma significativa participação na história da Art Déco. Uma assinatura hiper valorizada no mercado, com base na sua estratosférica cotação. Além da movelaria e da joalheria, Dunand deixou uma vasta produção em dinanderie: objetos em cobre (vasos). Os paravents de Dunand, ou biombos, como aqui são conhecidos, são peças de coleção, inspirados nos chineses coromandel, com apliques em madrepérola e corais. O domínio na laca foi possível através do auxílio de artesãos do Oriente. Através do urushi, Dunand pode expressar para toda sua genialidade.


SALOMÔNICAS


“Riquezas e honra estão comigo: sim, riquezas duráveis e justiça”.


FIGARO, FIGARO


A ária, do Barbeiro de Sevilha, é bem mais divertida do que o ritual diário de se barbear. Fazer o quê? Pano quente, espuma e um pincel de texugo, da Kent, from UK, farão a diferença. Ostentam um Royal Warrant, que não quer dizer ‘the best’, mas pelo fato de integrarem o rol dos produtos prediletos da realeza Windsor.


PATRIMÔNIO ITALIANO


Um dos best sellers da mais antiga farmácia do mundo é o Acqua di Rose, da florentina Santa Maria Novella. O tônico foi criado para limpeza dos lares, pelos ascetas dominicanos.


Meu pitaco é o sapone melograno (romã).


NECKWEAR


Um costume, ainda em uso no Velho Mundo, é do uso das gravatas regimentais. Essa variação do acessório croata, que, comumente se apresenta em listras diagonais, associa o utente à respectiva simbologia de um clube, regimento, divisão militar, universidade, colégio... O exemplar da foto não é da Drake’s, mas da Benson e Clegg, outra grife da aristocracia inglesa.


ANTIGOMOBILISMO


O DKV (aportuguesado) é um veículo de origem alemã e foi concebido por uma associação entre a DKW, a Wanderer, a Horch e a Audi. Foi produzido licenciadamente pela Vemag, sendo o primeiro veículo Made in Brazil, de 1958 a 1967. Uma das desvantagens, do popular de 3 cilindros, é o excesso de fumaça produzida, em razão do Lubrimatic, um mecanismo auxiliar do motor 2 tempos, para a mistura do óleo. A veia humorística do brasileiro, em razão da porta suicida, o apelidou de ‘Deixa Ver’ e Brecheiro, além de Gargalhada e Risadinha

( pela ideia de simpatia, que nos remete o conjunto da tela e faróis). Lucia e Sergio Liebmann possuem um exemplar super ‘mint’, na cor gema de ovo, que já alcançou a quarta geração.


AUSTRALIANO, COM CERTEZA


Falando novamente em aperitivos, vale citar o “Porto” Tawny produzido em Terras Australis. (Porto é menção errônea, grifado por licença poética, se me permitem.) Verdadeiramente, trata-se de um vinho “fortificados”. Tawny ( aloirado) é maturado por uma década, em barris e, a posteriori, em pipas, que são menores, proporcionando assim um contato efetivo com o carvalho. Um dos mais renomados é produzido desde 1844, pela Penfold’s e tem a permissão portuguesa para usar a referida nomenclatura.


BAROQUE PEARL


As pérolas barrocas estão trendy. E não passarão, retornado para clássico. Assimétricas em sua formação, na minha opinião, elas são o errado que deu certo. Esse duplo, eu tirei do meu cofre. O apreciador pode encontrar os fios no Seybold Building, em Miami, ou na paulistana JM Comércio de Pedras Preciosas.

 

TAGS