Biolifting, plástica facial sem bisturi
PUBLICIDADE

VERSÃO IMPRESSA

Biolifting, plástica facial sem bisturi

2018-11-12 01:30:00
NULL
NULL
1. Uma das principais causas do envelhecimento do rosto é a perda de volume o que provoca a diminuição do tônus facial, atrofia dos lábios e sua aparência caída, o aparecimento de rugas de expressão e a formação dos sulcos profundos.

 

2. Para resolver esses problemas e devolver densidade e jovialidade ao rosto, inclusive em pacientes indicados para se submeter à tradicional cirurgia plástica de lifting facial, uma técnica vem ganhando espaço, utilizando a gordura retirada do próprio corpo do paciente. Trata-se da lipoenxertia de gordura, ou biolifting.

 

3. O cirurgião plástico Ageu Brasil diz que "a lipoenxertia de gordura no rosto não é uma técnica nova, já é muito usada nos acabamentos do lifting facial tradicional". Só que os bons resultados dos preenchimentos de microenxertos faciais, com a diminuição das taxas de reabsorção da gordura e o curto tempo de recuperação do paciente fizeram com que a técnica se popularizasse. Ou seja: dá para fazermos o biolifting hoje e aproveitar as festas de fim de ano sem restrições.

[FOTO1] 

4. O biolifting melhora o desenho das bochechas, devolve e aumenta o volume e o contorno dos lábios, realça o contorno facial, preenche o bigode chinês de maneira definitiva, o que é outra vantagem da lipoenxertia de gordura. "Quando injetamos a gordura, a quantidade que 'pegar', que não for reabsorvida pelo organismo, é definitiva. Bem diferente dos preenchimentos de ácido hialurôico e Radiesse (hidroxiapatita de cálcio) que precisam ser refeitos após um ano a um ano e meio", explica Ageu Brasil.

 

5. Além de melhorar a volumetria da face, o enxerto de gordura é rico em células-tronco e fatores de crescimento que melhoram e muito a aparência geral da pele. "A pele fica mais brilhosa, ganha viço e elasticidade, potencializa a produção de colágeno e de elastina", comemora Ageu Brasil.

 

BATE-PRONTO

 

Após 36 anos de profissão, o cirurgião plástico Ageu Brasil está em uma nova fase e de endereço novo, em sociedade com as filhas, a fisioterapeuta Marina e a cardiologista Helena Brasil, e o genro, o médico vascular Davi Apolônio. Em entrevista exclusiva, o cirurgião nos recebeu em seu novo consultório, falou sobre a lipoenxertia e da inclusão do Ceará na história da cirurgia plástica mundial.

 

O POVO - Em 36 anos de profissão, o senhor atravessou vários momentos da cirurgia plástica...

 

AGEU  BRASIL - Engraçado, antes de você chegar, estava revendo um artigo que escrevi para sua coluna, do O POVO, sobre o médico francês Yves Gerard Illouz que inventou a lipoaspiração. Ele era ginecologista e namorava uma modelo famosa que apareceu com um nódulo de gordura nas costas. Ela pediu a Illouz para retirar a gordura de modo que não ficasse cicatriz. Illouz, então, fez um furinho e pegou uma cureta e raspou toda a gordura. Isso em 1977.

 

OP - Lembro que Illouz escreveu o nome do Ceará na história da cirurgia plástica mundial...

 

AGEU - ... É que em 1980, o francês veio ao Ceará apresentar justamente esse trabalho de curetagem de gordura, no Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica que foi realizado aqui em Fortaleza, presidido por Vladimir Távora. Foi uma loucura, todo mundo falando mal da técnica, que não ia dar certo, coisas assim. Só sei que, uns três e cinco anos depois dessa apresentação, a lipoaspiração se tornou uma realidade no mundo inteiro.

 

OP - O enxerto de gordura, que na minha visão é uma técnica derivada da lipoaspiração, é o futuro da cirurgia plástica?

 

AGEU - Total. Fazemos o biolifting utilizando o enxerto de gordura para dar volume extra ao corpo, nos glúteos e nas mamas, sem utilização das próteses de silicone. Bem como no acabamento da reconstrução de mama e nos implantes de silicone para deixar o resultado mais natural. Verificamos que o enxerto de gordura, rico em células-tronco e fatores de crescimento, melhora consideravelmente a qualidade da pele em áreas queimadas pela radioterapia em apenas duas aplicações.

 

O que devemos saber

[FOTO4] 

Cirurgião plástico Ageu Brasil aborda os limites e perigos do enxerto de gordura para termos bons resultado e nos sentirmos mais belos, neste fim de ano.

 

LIMITES

 

"Na face é de 20ml a 30ml. Na mama é de 50ml a 100ml, por sessão. Nos glúteos,a quantidade de gordura injetada pode variar de 200ml a 300ml. Injetar uma grande quantidade de gordura ao mesmo tempo pode provocar uma maior absorção pelo organismo e aumentar os riscos de infecções".

 

RISCOS

 

"De embolia gordurosa, quando a gordura cai na corrente sanguínea.O problema pode acontecer raramente nos enxertos nos glúteos se realizados em áreas proibidas ou se a gordura for injetada profundamente. Na face e nas mamas, os riscos são quase zero e a recuperação do paciente leva de dois a três dias.

 

PÓS-OPERATÓRIO

 

"A recuperação é bem tranquila. Na face, muitas vezes, o procedimento é ambulatorial, semelhante ao realizado com ácido hialurônico e Radiesse. Se for um biolifiting que envolva muitas áreas do rosto, melhor com sedação e centro cirúrgico. Nos glúteos, geralmente associamos à lipoaspiração de abdômen e tem de ser realizado no hospital".

 

Galeria

[FOTO2][FOTO3]

Roberta Fontelles Philomeno

TAGS