PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Clareamento de dentes em adolescentes: cuidado

2017-10-22 00:00:00
NULL
NULL
[FOTO1]

1 A meninada está enlouquecendo os dentistas. É que a procura por clareamento dental, neste Fim de ano, está uma verdadeira loucura. São crianças de até 12 anos que sonham com dentes branquinhos e lotam os consultórios. Um movimento que vem aumentando muito nos últimos dois anos, impulsionado pela exposição nas redes sociais, em selfies e stores, onde os dentinhos estão lá, gritando nas telinhas.


2 A dentista Melina Cruz diz que o resultado do clareamento na garotada é muito bom e dá para observar os dentes ficando branquinhos em poucas sessões, seja através do método de moldeiras (em casa), no consultório (ácidos mais concentrados) ou a laser. “Quanto mais jovem o paciente, mais claro e mais rápido se dá o processo do clareamento dental”, diz Melina Cruz.

[QUOTE1]

3 Mas nem tudo são flores. Quando realizado sem as devidas precauções, o procedimento pode causar desde sensibilidade à lesão em tecidos moles, como: lábios, bochecha e língua, e há casos registrados do dente ser comprometido e necessário fazer canal para não perdê-lo. “As meninas de pele mais clara são as que mais buscam o clareamento e muitas vezes temos de contrariar a vontade delas”, lamenta.


4 Antes de clarear, é fundamental que o adolescente seja examinado por dentista capacitado no procedimento, porque em algumas situações o clareamento é contraindicado. “A maturação dos tecidos dentais se completa em torno de 15 anos de idade. Até essa idade, a câmara pulpar e canalículos dentários são amplos e o ápice da raiz ainda se encontra em fechamento”.

[FOTO2]

5 Nesse caso, por exemplo, o procedimento, por mais que os adolescentes desejem dentes brancos, deve ser evitado, pois os tecidos ainda são muito permeáveis e os produtos do clareamento podem causar muita dor e até comprometimento da polpa do dente, podendo evoluir para o tratamento de canal. “Fazemos uma avaliação clínica e solicitamos ao paciente radiografia panorâmica para uma avaliação geral que indicará como se encontra a evolução de cada dente e de seus tecidos dentários”, conta.


6 Outro detalhe muito importante é a higiene adequada da boca. “Adolescentes que não cuidam da higiene bucal não podem clarear os dentes até que se adequem aos rituais de limpeza”. Ou seja: é necessário escovação após a ingestão de alimentos, uso obrigatório de fio, enxágue bucal, dentre outros cuidados. “Como também uma profilaxia e aplicação de flúor, em consultório”. Melina diz que, após pelo menos 14 dias de higiene adequada e com todos os exames realizados e avaliados, a meninada poderá começar o clareamento e conquistar o sonho dos dentes branquinhos para brilhar nas festinhas de fim de ano.

 

Bate-pronto

 

Podemos dizer sim que este é o ano da lipoescultura, sucesso absoluto entre homens e mulheres, uma combinação entre técnicas da lipoaspiração e da lipoenxertia, que caiu no gosto de cirurgiões plásticos e pacientes.


O POVO – Certo que a lipoescultura não é um método novo, mas parece que, depois da popularização da lipoenxertia, o procedimento está fazendo mais sucesso ainda.

ERIK NERY – É sim. De um modo geral, a lipoescultura consiste em remover a gordura de regiões indesejadas e realocá-las em outras áreas para deixar o corpo mais uniforme e harmônico. E com as técnicas de lipoenxertia é possível utilizar a gordura para preencher áreas flácidas e suavizar as rugas faciais.

OP – A lipoaspiração e a lipoenxertia podem ser feitas em qualquer parte do corpo?

EN - Qualquer parte do corpo com gordura localizada pode ser submetida ao procedimento de lipoaspiração, que é quando a gordura é extraída. Enquanto que na lipoenxertia, a gordura é realocada (colocada), muitas vezes, nos glúteos, na face, nas mãos e nas mamas, trazendo resultados impressionantes.

OP – Quais os cuidados?

EM – Os pacientes recebem anestesia desde o começo da cirurgia para não sentir dor ou incômodo e o procedimento não necessita de internação hospitalar. Normalmente, o paciente pode ir para casa após um período entre 12 e 24 horas. Vale lembrar que é imprescindível que a cirurgia seja realizada em ambiente hospitalar com UTI para uma maior segurança. E, além disso, só deve ser feita por um cirurgião plástico devidamente qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

OP – Como é o pós-operatório?

EN - É indicada a utilização de uma cinta modeladora, que auxilia na cicatrização e faz a área operada se recuperar mais rapidamente. O prazo para voltar às atividades normais varia de acordo com o tamanho da região que sofreu intervenção, sendo o cirurgião envolvido no procedimento o mais indicado para determinar o tempo exato.

 

GALERIA

Melissa e Ticiana Parente e cardiologista Carla Xerez Leobino, no camarote Vem Também, exclusivo para convidados, no Carnabral, no Município de Sobral (CE)


Oftalmologista Aécio Dias em atualização em congresso, em Portugal


Alexandre Sampaio e médico Edmar Marciel, de prestígio internacional, na Exposição Under the Skin da inglesa Jasmin Wals, no Shopping Iguatemi


Fisioterapeuta Jorge Brandão, que está na nossa revista O POVO Saúde & Beleza 2017 (no click com jornalista Roberta Fontelles Philomeno, do O POVO, e de Valéria Cavalcante, da VC Eventos) estará, hoje, no evento “Fisioterapeutas de Sucesso”, ministrando a palestra “Paixão e Perseverança, em comemoração aos seus 23 anos de profissão e 19 anos de fundação de sua clínica Fisio Vida. Parabéns!!!

 

Por Roberta Fontelles Philomeno

Adriano Nogueira

TAGS