PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Baixo consumo de açúcar rejuvenesce

2017-09-24 00:00:00
NULL
NULL

Especial Low Sugar: o que fazer para substituir o açúcar e por que a substância faz tanto mal à pele e à saúde

[FOTO1]

1 Nos grupos de WhatsApp, além das mensagens motivacionais de sempre, minhas amigas só falavam da boa forma de Carolyn, nesta semana, e com toda razão. Aos 70 anos de idade, a australiana exala jovialidade de corpo e de rosto, em clicks na praia de biquíni, deixando as curvas à mostra, sem medo de ser feliz.


2 Qual o segredo? Bem, em entrevista ao Daily Mail, jornal australiano, ela atribuiu o shape,com aparência de 50 anos de idade (20 anos a menos do que sua idade cronológica), ao hábito de não ingerir açúcar há 28 anos, associado, claro, a alguns hábitos saudáveis de vida, como usar protetor solar e praticar exercícios físicos. Carolyn Hartz iniciou a restrição alimentar quando tinha 41 anos de idade e foi diagnosticada com pré-diabetes.


3 Por que faz mal à pele? O raciocínio da australiana faz sentido. Um estudo da Universidade de Leiden, na Holanda, concluiu que a ingestão de açúcar acelera o envelhecimento da pele. As rugas e a flacidez surgem mais rápido, com a ingestão da substância. É que o consumo de açúcar, principalmente em excesso, causa a glicação, processo químico responsável por danos nas células e no colágeno que mantém a aparência da pele mais jovem. Ou seja, ingerir açúcar, meu povo, acaba com nosso colágeno (proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele, produzida naturalmente pelo nosso corpo), além de levar ao aumento de peso, aumento de risco de doenças cardíacas, câncer e por aí vai.


4 Substituição: O médico endocrinologista e nutrólogo Daniel Frota (CRM 12244) aconselha evitar, ao máximo, o consumo de açúcar. Mas, se você não consegue, segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é o consumo de 5% do valor calórico de uma dieta, por dia. “Aconselho, no máximo, o consumo de duas colheres de sopa de açúcar demerara, de coco (os melhores) ou mascavo, por dia. São produtos de baixo índice glicêmico, evitando picos de insulina. O açúcar refinado e cristal são os piores, elevam muito a glicose no sangue, por isso indico, no máximo, uma colher de sopa, ao dia”, compara o endocrinologista e nutrólogo.

[FOTO2]

5 Carolyn Hartz também contou, na entrevista e no seu livro de receitas Sugar Free Baking (Cozinhando sem Açúcar e sem Glúten), a saída que encontrou para ficar longe do açúcar. Substituiu por xilitol, um adoçante natural, com baixo índice glicêmico (a velocidade com que a substância é absorvida pelo organismo), mas com sabor semelhante ao açúcar.

Outro truque que desenvolveu para saciar a vontade foi ingerir proteína em todas as refeições, especialmente no almoço.

[FOTO3]

6 Todos esses truques para driblar a vontade de comer açúcar fazem sentido já que, segundo Daniel Frota, a substância causa dependência moderada, de modo geral, comparável à da cafeína, cigarro e álcool. Ou seja: Quanto mais comemos açúcar, mais vontade temos de consumir.

“Com a restrição à substância, o corpo vai reagir com sintomas clássicos: ansiedade, insônia, irritabilidade… Para algumas pessoas, em que a dependência é maior, com compulsão, indicamos tratamento”. A título de informação, um estudo de 2016, comparou a dependência do açúcar similar à da cocaína.

[QUOTE1]

GASTRONOMIA FUNCIONAL


Claro que no nosso “Especial Low Sugar” não poderia faltar uma receitinha do livro Sugar Free Baking, de Carolyn Hartz, uma pequena mostra do seu poder de fazer sobremesas sem açúcar. Um bolo de camada de baunilha de encher os olhos e saciar a vontade de comer doces, das pessoas que sofrem da “síndrome de formiguinha”. Dica de receita: usar “o leite morno”, na hora de preparar a massa,“dá uma textura melhor ao bolo”.


Espero que você goste!!!

 

BOLO DE CAMADA DE BAUNILHA


INGREDIENTES


150 g por camada de manteiga sem sal, suavizada, além de extra para lubrificar

100g por camada de adoçante xilitol

3 ovos grandes por camada

200g de amêndoa por camada

50g de araruta por camada (pode ser substitua por goma de tapioca)

1 colher (chá) de fermento sem glúten por camada

Pitada de sal por camada

180 ml de leite zero lactose por camada, morno

1 colher de chá de extrato de baunilha puro por camada

500ml de creme de leite zero lactose

400g de bagas frescas de sua escolha (ou morangos)

200g de geleia de baga (ou de morangos)

75g de chocolate amargo escuro, derretido (opcional)

Pétalas de rosa ou flores comestíveis para decorar (opcional)


MODO DE FAZER


Pré-aqueça o forno a 150 ° C / 130 ° C forçado. Unte uma forma de bolo redondo de 24 cm com manteiga e cubra com papel de cozimento.

Bata a manteiga e o xilitol em uma tigela até a mistura ficar fofa. Adicione os ovos, um de cada vez e bata bem. Misture a farinha de amêndoa, a araruta (ou goma de tapioca), o fermento livre de glúten e o sal juntos em uma tigela separada. Adicione à mistura de ovos e bata em baixa velocidade. Adicione o leite morno e a baunilha e mexa até misturar bem. Despeje a mistura na forma e asse por 25 minutos.

Repita a receita duas vezes para o restante das camadas.


RECHEIO


Bata o creme de leite em uma tigela média até formar picos macios.

Coloque uma xícara de chantilly e 150 g de bagas frescas (ou de morangos) para decorar a camada superior.


MONTAGEM


Coloque a primeira camada de bolo em um prato de servir e espalhe a metade da geleia de bagas (ou de morangos), depois metade do creme e parte superior restante com metade das frutas restantes. Coloque suavemente a segunda camada de bolo no topo e repita. Coloque a terceira camada de bolo no topo e termine com o creme batido reservado e bagas ou castanha. Regue com chocolate derretido e sirva.

 

Galeria 

 

O médico psiquiatra Fábio Gomes de Matos foi homenageado com a Medalha Boticário Ferreira, em solenidade na Câmara Municipal de Fortaleza, proposta pelo vereador Célio Studart (SD). A importante comenda é um reconhecimento ao trabalho do médico, uma das maiores referência no Brasil, na prevenção ao suicídio.


Preparação intensiva para a Corrida Unimed Fortaleza, próximo dia15 de outubro, às 6 horas, com saída no Shopping Iguatemi, pela avenida Sebastião de Abreu. Em sua11ª edição, em percursos de 2km, 5km, 10km e 21km, as inscrições vão até o dia 6 de outubro

 

Por Roberta Fontelles Philomeno

Adriano Nogueira

TAGS