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Tendências em perfumaria

2017-10-07 01:30:00
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Quando Jean Bueno fala, temos de parar e escutar com atenção. O gerente de Perfumaria do O Boticário responde pelo perfume mais vendido do Brasil, o Malbec, pela linha feminina mais comercializada em nosso País, a Floratta. Isso em um mercado em ebulição. Somos o segundo consumidor de perfume, do mundo, nos perfumamos de três a quatro vezes, ao dia. Uma delícia!!!
“A partir de 2021, o Brasil será o maior mercado mundial, em perfumaria. Todos já estão de olho em nós.”, diz ele, em entrevista, durante lançamento da nova fragrância da linha Floratta, o Floratta Flores Secretas, e dos novos frascos para toda a linha, em visita que fizemos, à fábrica do Boticário, no Município de Camaçari, na Bahia, a convite do marca.

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO – Como nasce um perfume?
 

JEAN BUENO - Perfume é emoção, é sentir, a pessoa tem de se conectar com o cheiro. Então, nasce de uma ideia, durante uma viagem, uma conversa com um amigo. Brinco que criei o Malbec Play para meu filho, de dez anos, mas, na verdade, foi da observação de ver os pais indo à loja do Boticário comprar Malbec, junto com os filhos. Então pensei, por que não criar um perfume para essas crianças? Deu certo!!! Depois da ideia, desenvolvemos o conceito, passamos para um perfumista, que tem a sua disposição uma paleta de mais de três mil matérias-primas, vem o designer para a embalagem, toda a comunicação, a distribuição e disposição nas lojas, na venda direta, e por ai vai... É algo complexo.

RFP – O que tem de ter um perfume para você considerar que ele é bom? Está aprovado?
 

JB - Uma boa fragrância é a mistura de produtos naturais e seus vários modos e técnicas de extração de óleos essenciais, e sintéticos, com desenvolvimento de moléculas de cheiro que não existem na natureza. E ainda tem de atingir três objetivos bem técnicos: se tem uma boa explosão (notas de saídas), se deixa rastro (notas de coração) e se vai durar na pele (notas de fundo). Daí, nascem perfumes únicos como o Malbec (que usa álcool vínico) e Lily Essence (com técnica enfleurage, de extração artesanal de óleos essenciais do lírio).

RFP – E o Floratta Flores Secretas?
 

JB – O Floratta Flores Secretas é um floral frutal que
reflete a mulher independente, com autonomia, mas que também encontra espaço em sua agenda para o romantismo, não o idealizado, mas o romance que pode acontecer a qualquer momento e que precisa de espontaneidade para ser verdadeiro. A música “Love Is in the Air “, da campanha do perfume, traduz isso, o amor inesperadamente acontecendo no beijo de um casal apaixonado.

RFP – A mulher evoluiu muito e o Floratta, que compõe a linha de perfume feminino mais vendido do Brasil, acompanhou a evolução?
 

JB - A marca Floratta nasceu lá nos anos 90, em 1995. Falávamos menos de empoderamento feminino. A mulher, de certa maneira, ainda esperava o príncipe encantado com quem iria casar e viver o “felizes para sempre”. Os filmes “Casamento com meu melhor amigo” e “Uma Linda Mulher”, com Julia Robert, são bons exemplos disso. De lá para cá, já se passaram 30 anos e a consumidora mudou. Brincamos que a mulher quer tudo, assumir o controle de tudo: trabalho, quer ser uma boa mãe, uma boa esposa, ter um bom casamento ou não, tudo bem se o relacionamento não deu certo. Um empoderamento feminino controladíssimo e tenho certeza que, às vezes, a mulher se pergunta: como tenho tempo para fazer tudo isso?

RFP - A barreira entre o feminino e o masculino está cada vez menor na moda. Na perfumaria acontece a mesma coisa?
 

JB - O mundo está realmente mudando e perfumaria está indo para isso. Antigamente, mulher não usava fragrâncias amadeiradas e homem não chegava nem perto dos florais. Hoje, isso não existe mais. Os perfumes cítricos, fragrância bem compartilhada, estão em alta. Eu estava numa loja de óculos, no México, com meu filho de dez anos, e ele perguntou ao vendedor quais eram os óculos de homem, e o vendedor respondeu: “não tem óculos de homem, têm óculos que você gosta”. É isso.
 

Jean Bueno, gerente de Perfumaria do Boticário, que responde pelas linhas de fragrâncias mais vendidas do Brasil 

 

FLORATTA FLORES SECRETAS
Floratta Flores Secretas (R$ 89,90 - 75ml). Floral Frutal, com o fruto e a flor de figo, nas notas de saída. No corpo da fragrância, frutas vermelhas, com toques aveludados de âmbar. Musk, nas notas de fundo.


Creme Hidratante Corporal (R$ 39,90). Toque aveludado e hidratação por até 48h.
 

PIRÂMIDE OLFATIVA
 

Jean Bueno, gerente de Perfumaria do Boticário, explica a pirâmide olfativa, que traduz a diversidade de aromas dos perfumes.
 

NOTAS DE SAÍDA
 

“É a explosão, o primeiro cheiro do perfume, onde se encontram as matérias-primas delicadas, cítricas”.

NOTAS DE CORPO, DE CORAÇÃO
 

“É o DNA da fragrância, o que deixa o rastro. O cheiro que fica na nossa mente. Geralmente são as notas florias e frutais”.

NOTAS DE FUNDO
 

“São moléculas pesadas que vão durar e interagir com a pele, por 4h ou 5h. Geralmente são as notas olfativas de madeira, cedro, sândalo, musk, âmbar...”.
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ADORO!
 

Além da fábrica do O Boticário, em Camaçari, tivemos o prazer de conferir a primeira loja da marca no Norte-Nordeste, totalmente repagina, no Shopping Barra, em Salvador (BA). De lá, selecionei alguns produtinhos #temdeter
 

Make B. Base Líquida Air Power (R$ 62,90)
Make B. Base Beauty Cushion (R$ 119,90)
Desodornate Colônia MEN Galbe (R$ 86,90)
Energético facial sérum hidratante (R$ 59,90)
Combat BB Cream Hidratante (R$ 55,90)
Malbec Play (R$ 67,12)

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