PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ciência da beleza

2017-09-30 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1] 

Harmonização facial, rejuvenescimento com laser e utilizando células tronco, fios de sustentação e cuidados com o sobrepeso são alguns dos temas que estão sendo abordados pela Convenção Norte e Nordeste de Cosmiatria que acontece desde ontem e prossegue até hoje, no Seara Praia Hotel.


“No total, teremos 43 palestrantes, sendo seis internacionais, e participação de 200 médicos de todo o Brasil, nos dois dias de evento”, diz o médico Fabiano Magacho (CRM 9845/CE), presidente e organizador da convenção, em entrevista exclusiva, ao Buchicho.
 

O evento é o maior do Norte-Nordeste exclusivamente voltado para a área. Fortaleza se transformou num dos principais polos da região e um centro de referência em cosmiatria e procedimentos estéticos invasivos não-cirúrgicos, contando com cursos de pós-graduação específicos na área, há 12 anos.
 

“Nossa capital também é a sede do primeiro curso de cosmiatria e procedimentos estéticos invasivos, oferecido dentro de uma universidade pública no Brasil, que atrai médicos de várias partes do País. Além de cursos livres, workshops e muito mais...”, conta o médico.
 

Dados do Censo 2016, realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que entrevistou 1.218 associados, de todas as regiões do País, revelou que a procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos, no Brasil, aumentou 390%, nos últimos dois anos. 

 

Uma das razões desse crescimento impressionante é a inclusão de pessoas que buscam procedimentos menos invasivos e preventivos.

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO -Quais temas serão abordados na Convenção Norte e Nordeste de Cosmiatria?
 

FABIANO MAGACHO - É a quinta vez que realizamos a convenção, em Fortaleza. Vamos receber 43 palestrantes, sendo seis internacionais, e cerca de 200 médicos de todo o País. Será o maior evento do Norte-Nordeste, voltado, exclusivamente, para os procedimentos estéticos invasivos ambulatoriais, não-cirúrgicos, e para a cosmiatria. Estamos trazendo para o debate os mais modernos tratamentos médicos relacionados às queixas estéticas nas diferentes especialidades.

RFP - Quais os convidados internacionais que já estão no Seara Praia Hotel?
 

FM - Entre outros, o renomado cirurgião plástico peruano dr. Frank Zegarra, o fisiologista americano dr. Jeffry Life, considerado um símbolo do envelhecimento saudável, e o uruguaio dr. Daniel Muhlethaler Zagía, expert em medicina antienvelhecimento e longevidade, além do dr. Gottfried Lemperle, cirurgião plástico alemão, considerado um dos “pais” do preenchimento facial moderno.

RFP - Quais são os temas abordados?
 

FM - Tratamos de tudo relacionado a melhorar a saúde e a qualidade de vida dos pacientes que têm queixas ou doenças com aspectos estéticos: envelhecimento saudável, longevidade, harmonização estética facial e corporal, tratamentos de rejuvenescimento, cuidados com o sobrepeso, além de como realizar os tratamentos de forma segura em todas as situações, mesmo em pacientes com doenças autoimunes e diabetes, por exemplo.

[QUOTE1] 

 

RFP – Qual a sua função?
 

FM - Sou o presidente e organizador da Convenção de Cosmiatria e Procedimentos Estéticos Invasivos. Foi uma ideia que surgiu em 2009, em realizar esse evento bienal em Fortaleza, para que nós, médicos, tivéssemos acesso a informações e atualizações em nossa própria região, sem a necessidade de nos deslocarmos para o Sudeste, Sul, ou até mesmo para o exterior. Além disso, é uma oportunidade de mostrarmos e celebrarmos o conhecimento que é produzido aqui, no Norte-Nordeste.

RFP - Por que Fortaleza foi escolhida para sediar o evento?
 

FM - Nossa cidade se tornou referência no Norte-Nordeste. Há 12 anos, contamos com cursos de pós-graduação específicos na área e, este ano, foi aberto o primeiro curso de cosmiatria e procedimentos estéticos invasivos que acontece dentro de uma universidade pública no Brasil, na Universidade Estadual do Ceará. É um marco importante para nós. Além disso, ainda temos o apelo turístico, voos frequentes e ótima infraestrutura hoteleira. Todos querem vir e aproveitar Fortaleza!

RFP - Podemos dizer que somos
um polo de beleza do Norte-Nordeste, então?
 

FM - Somos, sem dúvida, um dos principais polos de ensino e estudo do diagnóstico e tratamento das queixas estéticas do Norte-Nordeste.

RFP - Quais os procedimentos invasivos ambulatoriais não-cirúrgicos
mais procurados?’
 

FM - Entre os tratamentos mais procurados estão: preenchimentos, toxina botulínica, peelings, lasers e fios de sustentação da pele. O tipo de procedimento indicado, se cirúrgico ou não-cirúrgico, vai depender da faixa etária e da necessidade de cada paciente. O avanço tecnológico dos procedimentos não-cirúrgicos vem sendo enorme. Mesmo casos mais complexos podem ser tratados com intervenções ambulatoriais, ou seja, em consultório. Entretanto, em casos mais complicados as opções cirúrgicas ainda são bastante válidas e eficazes.

RFP - Muitas vezes, quando nos queixamos de problemas estéticos, as pessoas tratam como futilidade....
 

FM - ... As queixas estéticas têm de ser levadas a sério. Não são futilidades. Muitas vezes elas afetam muito a vida do indivíduo. Uma cicatriz, uma mancha ou alguma deformidade ou desproporção pode fazer com que uma pessoa tenha comportamentos depressivos ou seja tratada de forma diferente por outros com quem convive no trabalho ou lazer, por exemplo. E isso não pode ser visto como banal. Precisamos mudar essa visão; saúde é o bem-estar físico e mental.
[QUOTE2]
RFP - Qual o maior desafio da convenção?
 

FM – Esse ano, além do nosso objetivo original de promover a troca de informações entre os colegas, entendemos que é, mais do que nunca, necessário aproveitar a visibilidade que um evento desse porte nos dá e esclarecer a população sobre a seriedade com que devem ser encarados os procedimentos estéticos invasivos. Estes devem ser sempre realizados por médicos ou contar com o médico na equipe. Além do risco de uma problema grave durante o tratamento, como em qualquer tratamento invasivo, a ausência do médico retarda o atendimento a uma possível complicação. Muitas vezes, quando o paciente chega tarde até nós podemos fazer pouco ou quase nada, seja para salvar a vida ou, muito mais frequentemente, evitar uma sequela definitiva.

RFP – Como os procedimentos não são cirúrgicos, os pacientes pensam que são tratamentos simples e não têm os devidos cuidados?
 

FM – A ideia de que são tratamentos simples vem de que a formação médica adequada os torna simples para o paciente. Entretanto, tecnicamente, às vezes são muito complexos. Você precisa receber a sua receita ou deitar ali na maca tranquilo de que está em boas mãos, não corre riscos desnecessários e não vai ser submetido a tratamentos ineficazes ou inadequados para você. Felizmente, a grande maioria da população tem a noção da importância dos cuidados na escolha de um bom profissional, uma boa clínica ou um hospital de bom nome. Mas não custa nada lembrar.
 

Serviço

 

CONVENÇÃO NORTE E NORDESTE DE COSMIATRIA E PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS INVASIVOS
QUANDO: Dias 29 e 30 de setembro
HORÁRIO: de 8 horas às 19 horas
LOCAL: Seara Convention Center - Seara Praia Hotel - Av. Beira Mar, 3080 - Meireles
INFORMAÇÕES: (85)3242-6897 / 98931-2495
www.cosmiatriafortaleza.com.br 

TAGS