PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

A revolução do Lifting

2017-09-16 01:30:00
NULL
NULL

[FOTO1]
 

A ritidoplastia, cirurgia do rejuvenescimento facial, por alguns anos, foi relegada a segundo plano por resultados insatisfatórios e pela invasão dos tratamentos sem bisturi, como: preenchimentos, toxina botulínica (Botox), laser, dentre outros. Hoje, voltou a ter muito destaque com a evolução e utilização de técnicas associadas e introdução do conceito de reposição de volume da face. É uma visão tridimensional do rosto, onde os cirurgiões plásticos enxergam não só as rugas, mas também a perda do volume, causada pelo envelhecimento ou por grandes emagrecimentos.
 

“O envelhecimento do rosto é multifatorial, muitos problemas estão envolvidos, portanto, o tratamento também tem de ser abordado em várias frentes, tudo no mesmo procedimento”, avisa o cirurgião plástico Giovanni Martins.
 

O cirurgião tem de resolver o envelhecimento da pele que apresenta desidratação, rugas e sulcos, solucionar a perda do volume do rosto, além de encontrar uma saída para a atrofia dos tecidos que faz com que a face ganhe uma aparência que ‘secou’. “Por muito tempo, o envelhecimento do rosto era associado apenas às rugas, corrigidas através de trações cirúrgicas”, explica Giovanni.
 

Ou seja, o cirurgião plástico apenas puxava e cortava o excesso de pele flácida sem se preocupar com os demais fatores de envelhecimento. Mas também, vamos combinar, não existiam técnicas para tanto, daí muitos pacientes ficavam com aparência de bonecos  de cera, com olhos e pele muito repuxados, sem expressão. 


TÉCNICAS ASSOCIADAS
 

Só que, atualmente, a história do lifting de rosto é outra, com resultados cada vez mais naturais. “Tratamos a pele por resurfacing, repomos o volume com gordura (lipoenxertia, enxerto de gordura), as estruturas profundas são reposicionadas por trações e o excesso de pele corrigido pela ressecção”, conta. O tratamento não pode ser incompleto, nem parcial e, dependendo de uma avaliação prévia do cirurgião, pode se utilizar de procedimentos sem bisturi para potencializar os resultados de rejuvenescimento. 

 

PARA CADA PROBLEMA, UMA SOLUÇÃO
[FOTO2] 

De modo objetivo, o cirurgião plástico Ageu Brasil apresenta os principais pontos de envelhecimento da face e as soluções para cada um deles. “O tratamento descrito em primeiro lugar é o que. para nós. traria o melhor resultado e o segundo ficaria para resultados mais paliativos”.
 

1 Rugas frontais (testa) e glabelares (entre as sobrancelhas)
Solução: toxina botulínica (Botox)

2 Queda do supercílios (sobrancelhas)
Solução: tratamento cirúrgico de elevação dos supercílios ou toxina botulínica (Botox)

3 Excesso de pele e bolsas gordurosas nas pálpebras
Solução: tratamento cirúrgico (blefaroplastia)

4 Rugas periorbitárias, famosos pés de galinha
Solução: toxina botulínica (Botox)

5 Esqueletização do bordo inferior da órbita (palpebras inferiores)
Solução: tratamento cirúrgico (enxerto de gordura ) ou preenchimento com ácido hialurônico

6 Aprofundamento do sulco nasogeneano (ruga que vai do nariz ao canto da boca)
Solução: preenchimento ou tratamento cirúrgico (enxertia de gordura)

7 Queda das bolsas submandibulares (contorno da mandíbula)
Solução: tratamento cirúrgico (lifting facial) ou preenchimento com ácido hialurônico
 

8 Rugas do canto da boca (bigode chinês)
Solução: preenchimento com ácido hialurônico 

 

CUIDADO
 

O tratamento cirúrgico da face, de acordo com cirurgião plástico Ageu Barsil, deve ser realizado de modo que não se deixe aparecer alguns pontos que denunciem a cirurgia ou que deixem a face estigmatizada, tais como: região frontal alongada ou testa alta (a tração da pele pode elevar muito a linha anterior do cabelo), supercílios muito elevados (sobrancelhas muito altas) e tração exagerada do canto da boca.
 

Também pode ocorrer apagamento das costeletas (desaparece o cabelo que fica na frente da orelha), lóbulos das orelhas tracionados para baixo (orelha de vampiro) e esqueletização das órbitas, quando o cirurgião plástico tira muita gordura ao redor dos olhos.
 

Em alguns casos, o resultado do lifting facial pode ser assustador. Ainda há o problema da boca, dos olhos ou das cavidades da bochecha ficarem desproporcionais ao restante do rosto, criando verdadeiros monstrinhos. Garotos-propaganda que afugentam, ainda hoje, quem sonha em ficar com aparência mais jovem, através do bisturi. Então, escolha bem o seu cirurgião plástico. 

 

CIRURGIAS QUE NÃO TERAM CERTO
RENÉE ZELLWEGER
 

Atriz Renée Zellweger, do filme Diário de Bridget Jones, virou praticamente outra pessoa, em busca da juventude eterna. Observe a boca e as bochechas desproporcionais às demais áreas do rosto.
 

DARYL HANNAH
 

Tudo bem que não vamos comparar a beleza de Daryl Hannah de quando ela tinha por volta dos 30 anos, e agora, aos 53 anos de idade. Claro que envelhecer, mudar um pouco os traços do rosto, faz parte do processo, mas ganhar “boca de peixe” e mega bochechas, só mesmo com procedimentos estéticos mal indicados e executados, como acontece aqui, com Daryl Hannah. 


INTERVIEW
 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE LIFTING E MINILIFTING FACIAL?
 

QUEM SE SUBMETE À CIRURGIA, em quanto tempo volta às atividades normais? O cirurgião plástico Erik Nery responde a essa e a outras perguntas bem comuns em seu consultório
 

ROBERTA FONTELLES PHILOMENO -Qual o intuito do rejuvenescimento facial?


ERIK NERY - A cirurgia tem a capacidade de suavizar as marcas deixadas pelo tempo, através de técnicas que permitem deixar seu rosto com uma aparência natural, saudável e descansada.

RFP - Qual a diferença entre lifting e minilifting?
 

EN - O lifting é indicado quando o grau de envelhecimento da pele já está em um estado muito avançado, abrangendo praticamente todas as regiões do rosto. O procedimento possibilita o descolamento da pele de algumas regiões, visando esticá-la, desfazendo ou minimizando dobras e sulcos, levantando as sobrancelhas e bochechas, tudo no sentido de deixar o rosto com um aspecto jovial. Já o minilifting serve para os casos em que o envelhecimento ocorre em determinada parte do rosto, como tratamento da papada, flacidez muscular e da pele do pescoço, supercílios caídos... O procedimento é normalmente feito em pessoas com 30 a 35 anos.
[QUOTE1]
RFP - As rugas desaparecem com o procedimento?
 

EN - O maior objetivo da cirurgia não é o de extinguir as rugas. No entanto, com a melhora da flacidez da pele, isso acontece. As rugas dinâmicas (causadas pela expressão) e sulcos profundos podem necessitar de tratamentos complementares, como preenchimentos, toxina botulínica e peelings.

RFP - Onde as cicatrizes se localizam?
EN – Normalmente, em locais próximos do couro cabeludo e das orelhas. O grau de flacidez na pele vai determinar a extensão destas cicatrizes. Porém, costumam ser bastante imperceptíveis, por estarem em locais estratégicos.

RFP - Como funciona o pós-operatório?
 

EN – Geralmente, não há dor e analgésicos simples são prescritos para um conforto ainda maior do paciente. Pode ocorrer um inchaço nos primeiros dias, quando podemos recomendar sessões de drenagens linfáticas que auxiliarão a eliminação do líquido em excesso. No mais, o paciente utilizará curativos e o dreno, deixado na região posterior da orelha, é retirado depois de 24 horas, sem causar dor, por 24h. Os pontos terão uma parte absorvida pela pele e o restante retirado de sete a 15 dias
após a cirurgia.

RFP - As pálpebras podem ser operadas na mesma cirurgia?
 

EN - Sem dúvida. As combinações de cirurgias são até mesmo indicadas pelos especialistas. Portanto, a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) é a cirurgia mais comumente associada ao lifting, pois completa o processo de rejuvenescimento da face.

TAGS