PUBLICIDADE
Jornal
>

Bancos limpos e hidratados

Como fazer a limpeza de bancos de couro?

14/06/2018 01:30:00
NULL
NULL

 [FOTO1]

O ideal é que a limpeza seja feita, pelo menos, de seis em seis meses, segundo o gerente do Lava Jato Carango, Cristiano Maciel. "Tem gente que passa um ano sem limpar. (A frequência) depende do modo de usar, se for aquele que come dentro do carro e suja, é bom limpar quando sujar. Aí você pega uma esponja limpa, sem ser aquela dupla fase, e depois passa um pano branco. Depois você vai hidratar com outra esponja limpa", explica. Diferente de outros revestimentos, é importante que os bancos de couro sejam hidratados para que seja mantida a maciez e para não ressecar. Assim, evita-se que apareçam rachaduras no material.

 

Existe algum risco em estacionar o carro com a marcha engatada na ladeira?

Essa é uma prática antiga, que pode deixar o veículo sujeito a danos. "Não deveria engatar o carro porque pode forçar a caixa de marcha. Se houver algum impacto, pode quebrar a embreagem", explica Roberto Bezerra, professor de Engenharia Mecânica da UFC. Com o freio de mão em boas condições, isso será o suficiente para manter o automóvel estacionado com segurança.

 

Mito ou verdade: o carro explodiria se recebesse um tiro no tanque de combustível?

Em jogos de videogame como Grand Theft Auto, conhecido como GTA, quando os personagens miram e disparam contra o tanque de combustível dos carros, ocorre uma explosão imediata. Porém, não necessariamente isso vai acontecer no mundo real. "Isso é muito relativo. Você vê um tanque de Fórmula 1, se ele bate, ele explode. Mas explosão, não tenho muita certeza. Depende da situação, não é uma coisa que tenha como afirmar", analisa Roberto Bezerra.

 

Causa algum dano acelerar o carro sem tirar o pé da embreagem?

Essa ação provoca o ronco dos motores, cena clássica em filmes que antecedem a partida dos carros em uma corrida de rua. O engenheiro mecânico Roberto Bezerra acredita que não há prejuízos ao automóvel. "Quando você pisa na caixa da embreagem, você desconecta do motor. Acho que é só questão de se exibir. Não teria dano", aposta.

 

TAGS