Devo usar a gasolina comum ou aditivada?
De acordo com o mecânico da Auto Mecânica, Sinval, é preciso ler o manual para descobrir qual o melhor combustível de acordo com o motor do carro. “Pode variar. Tudo depende do modelo, do motor e de como quer andar no veículo, já que a aditivada tem aditivos que ajudam o veículo a manter o motor em condições melhores”, diz. No entanto, tudo depende do que o veículo requer para o abastecimento, visto que o motorista deve considerar antes de colocar qualquer gasolina.
COMO IDENTIFICAR A CAUSA DO FURO DO PNEU?
Para o mecânico da Auto Mecânica Sinval, Severino Silva, é preciso verificar o item que furou ao passar a mão lentamente no pneu. “Um ímã ajuda a encontrar as peças metálicas e uma lupa a encontrar os que não são metálicos”, diz. Depois é sugerido que o condutor resolva o furo em uma mecânica e observe os lugares que podem ter causado o acidente, o que faz que o motorista passe com mais cautela pelo ambiente.
QUANDO TROCAR A ÁGUA DO RADIADOR?
De acordo com o mecânico, depende do carro que o condutor possuir. “O proprietário tem que perguntar à concessionária e conferir no manual do carro a validade da água do radiador, já que fica variando de carro para carro”, explica. O especialista conta que a maioria dos carros brasileiros precisam trocar uma vez por ano, ainda que existam marcas que passam dos dois anos.
POR QUE CUIDAR DOS VIDROS DO CARRO?
Segundo o mecânico, é importante manter os vidros limpos, já que eles ajudam na melhor visibilidade durante o percurso, o que evita acidentes ou fatalidades. “Com os vidros limpos, o condutor pode usufruir de uma segurança mais tranquila, dado que não há nada comprometendo o seu campo de visão”, diz.
COMO LIMPAR OS VIDROS DO CARRO?
O mecânico conta que pode se usar pano seco e detergente, o que já facilita na limpeza e visão do condutor. Ele enfatiza que é permitido aplicar a mesma cera, que, inclusive, se passa no carro, o que o faz ter aparência de brilho e visão clara sem poeira.
COMO LIMPAR OS FARÓIS AMARELADOS?
O mecânico conta que é preciso ver o estado dos faróis para saber qual será o procedimento de limpeza. “Se a sujeira for por dentro, não adianta. Volta a ficar amarelo com o tempo, já que é sinal de envelhecimento, tanto do carro quanto dos faróis. Já por fora, dependendo do estado, pode ser que melhore, mesmo que não limpe totalmente. Para isso, é importante usar um polimento cristalizado ou lixar com uma lixa 1200”, explica.Adriano Nogueira