Participamos do

Aos 62 anos, triatleta é o único representante do Ceará em Ironman na África do Sul

15:46 | Ago. 29, 2018
Autor Brenno Rebouças
Foto do autor
Brenno Rebouças Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Disposição não tem idade. Por isso, aos 62 anos, Norval Batista Cruz, baiano que fincou raízes no Ceará, está de malas prontas para a África do Sul. Ele vai participar do Ironman 70.3, uma versão mais enxuta de uma das principais provas de triathlon do mundo. Ele será o único representante do Estado na faixa entre 60 e 64 anos. 

A classificação para a prova, que acontecerá na Baía de Nelson Mandela, em Porto Elizabeth, entre os dias 1 e 2 de setembro, foi conquistada em dezembro do ano passado, quando Norval foi o primeiro da categoria em que compete na prova realizada em Fortaleza, com as mesmas distâncias. São 1.900 metros de natação, 90 quilômetros percorridos sobre uma bicicleta e corrida de 21,1 quilômetro. A ideia dele é concluir tudo isso em apenas 6 horas.

Parece uma meta difícil de alcançar, mas não para quem já faz isso há 40 anos. Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), educador físico por formação e professor do Espaço de Consciência Corporal e Africanidades, Norval é triatleta desde muito cedo. Ele é tricampeão cearense de Sprint e já completou a prova total do Ironman. 

“Faço as provas atualmente por diletantismo, porque gosto mesmo”, afirma Norval, que é vegetariano há 40 anos e qualifica a opção como fundamental para a potência que ainda apresenta apesar da idade. Pai de cinco filhos e casado, não cansa de trazer medalhas para casa.

Ele embarca para a África do Sul nesta quinta-feira, 30, em voo que passa por São Paulo antes de chegar a Joanesburgo. De lá ele se desloca até Porto Elizabeth. Nas vésperas da viagem, Norval ainda aproveita para treinar um pouco mais. 
[FOTO2]

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente