Participamos do

MP recomenda retorno dos servidores de Itapipoca exonerados esta semana

A informação recebida pelo MPE indicava que, após o encerramento da eleição, no último dia 2 de outubro, o prefeito de Itapipoca promoveu demissões de diversos servidores municipais
21:15 | Out. 07, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O atual prefeito de Itapipoca, Dagmauro Sousa Moreira (PT), foi recomendado nesta sexta-feira, 7, a se abster de promover a demissão de servidores públicos. A recomendação do Ministério Público Eleitoral ressalta que as exonerações podem incorrer em conduta vedada, ou ainda, punições por improbidade administrativa.
[SAIBAMAIS]
O artigo 73 da Lei n. 9.504/97 proíbe demitir sem justa causa, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito.


De acordo com o promotor de Justiça Eleitoral Cláudio Feitosa Frota Guimarães, a informação recebida pelo MPE indicava que, após o encerramento da eleição, no último dia 2 de outubro, foram promovidas demissões de diversos servidores lotados principalmente na Secretaria de Saúde e Educação do Município de Itapipoca “supostamente em decorrência de perseguição política”.
 
Caso já tenha realizado alguma demissão, que o ato seja revisto administrativamente, com imediato retorno dos funcionários aos quadros da Administração.
 
O MPE então recomendou o imediato retorno dos possíveis demitidos e ainda a comprovação de retorno aos quadros municipais dos servidores eventualmente já demitidos em desconformidade com a legislação.
 
O descumprimento sujeita o infrator, servidor público ou não à pena pecuniária de 5.000 a 100.000 UFIR (até R$ 106 mil aproximadamente), além da cassação do registro ou diploma. O ato, que caracterizaria abuso de poder, deixaria o agente inelegível por oito anos.


O POVO Online tentou contato com o gabinete do prefeito de Itapipoca, Dagmauro Sousa Moreira, na noite desta sexta-feira, 7. No entanto, as ligações não foram atendidas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente