Participamos do

Especialista dá dicas sobre segurança no uso de decorações natalinas

À medida que a cidade vai sendo iluminada é necessário que os cuidados sejam redobrados
11:44 | Nov. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Faltando pouco mais de um mês para o Natal, a cidade já está no clima das festas e começa a ganhar uma nova decoração cheia de lâmpadas coloridas, pisca-piscas e árvores cheias de luz. À medida que a cidade vai sendo iluminada, é necessário que os cuidados sejam redobrados.


O especialista em eficiência energética, Marcony Melo, recomenda que antes ir as compras seja realizado um planejamento para saber que materiais o consumidor irá usar na decoração. Deve-se buscar produtos que sejam certificados pelo Inmetro e que tenham selo de eficiência energética.


Entre os modelos mais indicados estão as lâmpadas de LED, pois são as que aquecem menos e possuem maior eficiência que as lâmpadas incandescentes. Além de serem mais seguras em relação a incêndios. É importante que seja estabelecido horário para ligar e desligar as lâmpadas e os pisca-piscas e é recomendado que elas sejam colocadas a uma distância mínima de 1m30 da rede elétrica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Marcony alerta que as instalações mais complexas, como as que são feitas em estruturas ao ar livre e em fachadas sejam realizadas por um profissional que possua equipamento de proteção e que faça o isolamento adequado. Para a decoração interna, é necessário que a iluminação tenha uma tomada exclusiva e que não seja feito gambiarras ou usos de extensões elétricas.


Os enfeites natalinos usam uma carga elétrica extra e o compartilhamento de tomadas pode gerar curtos circuitos e até choques. Em caso de acidentes, a primeira ação deve ser desligar a fonte de energia, ou o disjuntor e só então socorrer a vítima e fazer os primeiros socorros.

Redação O Povo Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente