Participamos do

Fórum discute acessibilidade e cidadania

A primeira edição do fórum será dividida em dois blocos incentivando o debate acerca das políticas públicas locais e da educação inclusiva
16:00 | Set. 14, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no dia 21 deste mês, acontece na noite desta quinta-feira, 15, o I Fórum Sem Barreiras de Acessibilidade e Cidadania, no auditório Abelardo Costa Lima, da Assembleia Legislativa. O evento é organizado pelo blog Sem Barreira - iniciativa do jornalista Victor Vasconcelos, portador de osteogênese imperfeita. Há cinco anos coloca em pauta na rede virtual temas relativos diretamente ao seu cotidiano e de, pelo menos, 6,2% da população brasileira que tem algum tipo de deficiência. 


O objetivo do Fórum é reunir não apenas familiares, mas também especialistas e profissionais da saúde para promover o compartilhamento de experiências, o debate e o desenvolvimento de novas ideias na área de políticas públicas. “As pesquisas mostram que as pessoas com deficiência possuem baixa escolaridade, dificuldade de ingresso no mercado de trabalho e ainda precárias condições de locomoção nas grandes cidades”, afirma Victor em seu blog.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


“Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o país possui cerca de 45 milhões de pessoas com alguma deficiência. Aproximadamente 26% deste número estão na Região Nordeste”. O jornalista declara ainda que o tema acessibilidade e cidadania é desconhecido para muitas pessoas e que é preciso haver uma maior cobertura da mídia e espaço para discussões.
[FOTO2]


O primeiro momento do evento deverá tratar da acessibilidade, com a presença de pesquisadores da temática como Flávio Arruda, e membros de secretarias e projetos envolvidos no tema, como o Movimento VIDA e o GT da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui. O segundo painel tratará da cidadania, com enfoque principalmente na educação inclusiva a partir do olhar de pais, familiares e especialistas no assunto como Fátima Dourado, presidente da Associação Brasileira de Ação por Direitos da Pessoa com Autismo (Abraça) e fundadora e diretora Clínica da Casa da Esperança. Os pais presentes no segundo painel contarão suas experiências com filhos de diversas faixas etárias portadores de deficiências. Confira todos os convidados na postagem do Blog Sem Barreiras.

Carta de avaliação

Após as discussões, será elaborada uma carta com o “diagnóstico de acessibilidade local traçado”. O documento será enviado para a mídia, a Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Estado, a Câmara dos Vereadores, a Assembleia Legislativa e representantes do Ceará na Câmara dos Deputados e Senado Federal. Será “uma contribuição nossa para melhorar a cidade”, uma forma de fazer algo além da discussão e enviar àqueles que “realmente podem resolver a situação”, de acordo com Victor Vasconcelos.

O blog
Victor relata que o desejo de ter um espaço especializado em pessoas deficientes surgiu em 2008 e sua primeira tentativa foi com um programa de rádio com o mesmo nome do blog. O projeto não foi levado adiante e passou três anos paralisado. Apenas em 2011, Victor decidiu criar o blog, a partir de sua experiência trabalhando com internet. O Sem Barreiras é um dos pouquíssimos sites com conteúdo para tal nicho, ele afirma.

Suas maiores dificuldades foram o fato de trabalhar sozinho com uma enorme demanda e a locomoção, debilitada devido a sua deficiência. O fórum começou a ser pensado três meses atrás, com o desejo de não deixar o aniversário do blog e a data nacional “passar em branco”. Victor pretende que o evento se torne anual, com recorrentes avaliações da situação da acessibilidade local.

 

Serviço

I Fórum Sem Barreiras de Acessibilidade e Cidadania

Onde: Auditório Abelardo Costa Lima da Assembléia Legislativa 

Quando: 15 de setembro, das 18h 30min até 22h 30min

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente