Para matar o desejo
Com inovações sobretudo estéticas, mas com algumas mudanças, como a altura maior 3 cm ante o convencional, o Ka em versão aventureira mira no sonho de ter um off-roadJocélio Leal
ENVIADO AO GUARUJÁ (SP)*leal@opovo.com.br
Os manuais para quem pretende fazer caminhadas na mata indicam optar por roupa confortável. Adverte para evitar jeans e recomendam usar uma boa bota. Ok, mas o look aventureiro não garante que você esteja pronto para encarar as trilhas, certo? Tampouco que você goste delas. Pode ser apenas uma opção estética. Pois bem, com carros também é assim. No caso do Ford Ka Trail, já nas lojas, ele também não promete aventuras, mas tem uma pegada que sugere.
O Ka Trail vem com os motores 1.0 de 85 cv e 1.5 de 110 cv, já de conhecimento do público. Na versão 1.0, custa R$ 47.690, enquanto o 1.5 R$ 51.990. Ou seja, é a segunda opção de maior preço dentre os diferentes modelos do Ka, à vendas nas três versões de motor 1.0 – iniciando em R$ 43.760 e seguindo até R$ 50.590. Bem como em configuração 1.5, de R$ 48.090 a R$ 54.690.
Quem foi ou leu o Salão de São Paulo já o vira. O POVO o reviu no Guarujá, em test drive apenas em asfalto no litoral do município o Litoral de São Paulo. Sim, apenas asfalto. A Ford sublinha que o modelo teve a suspensão elevada, garantindo maior distância em relação ao solo: 3,1 cm. Com isto, 20 cm de altura. Considerando a qualidade do piso nos quais o brasileiro costuma rodar, uma elevação muito bem-vinda.
Além da maior altura, novos pneus. Ele roda com os Pirelli ATR 185/65 R15, de uso misto – 50% em estrada e 50% fora de estrada. E mais: novas molas e amortecedores dianteiros e traseiros, barra estabilizadora dianteira maior, eixo traseiro mais rígido e novos coxins. Ok, mas não se esqueça que não é um fora-de-estrada.
[FOTO2]Mirando no visual, a Ford investiu na estética, sem exagerar – o que é sábio, pois o exagero não costuma ficar convincente. Há faixas esportivas nas laterais e na traseira, rack de teto, molduras nas caixas de rodas, faróis de neblina, maçanetas e retrovisores na cor cinza Londres, apliques nos para-choques e lanternas traseiras fumê.
A cabine vem com bancos especiais de couro sintético e tecido, pedais de alumínio, soleira protetora na porta e tapetes personalizados.
Assim como os outros modelos, vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros, abertura elétrica do porta-malas e direção com ajuste de altura.
Tem também som MyConnection com comando de voz e Bluetooth, compartimento para o celular no painel MyFord Dock e banco traseiro bipartido (60/40).
Em suma, o Ka Trail mira na demanda reprimida de consumidores que gostariam de um carro com essas características e porte mais elevado por um preço mais acessível.
*O jornalista viajou a convite da Ford
SERVIÇO
Concessionárias Ford em Fortaleza
Crasa
Telefone: 3288-3533Starfor
Telefone: 3207-8000Jaysa
Telefone: 3216-2000Fortal
Telefone: 3452-5950
Saiba mais
O segmento dos chamados utilitários aventureiros é uma tendência em alta no Brasil. De 2003 a 2017, cresceu 400%, passando de 4% para 16% das vendas totais do mercado.
No segmento de compactos, só 5% dos modelos oferecem essa característica de fora de estrada leve, com 36.000 unidades vendidas em 2016.
Mirando no público que conta o dinheiro para ter um, a Ford definiu preço fixo. Suas três revisões anuais somam um total de R$1.040. Segundo a Ford, o menor da categoria.
Comentários