Logo O POVO+
Expert em casamentos
People

Expert em casamentos

Edição Impressa
Tipo Notícia
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Nos próximos dias 30, 31 de maio e 1º de junho acontece mais uma edição do O POVO Noivas. Desta vez, um dos convidados é o cerimonialista Roberto Cohen, nome requisitado e reconhecido no País na arte de elaborar casamentos.


Em passagem por Fortaleza para palestrar em um curso, o profissional conversou com People sobre tendências, inspirações e muitos outros assuntos que comtemplam o universo wendding. Confira!

[QUOTE1]

O POVO: Quais são as principais tendências na décor de um casamento?


Roberto Cohen: Eu acho que hoje em dia a principal tendência é fazer um evento confortável. Essa história de ‘’cor do ano’’ não é uma coisa que me prende muito. Na verdade, eu não gosto de seguir tendências. Moda é uma coisa que passa, o que fica é o estilo. Eu sou um cerimonialista clássico, gosto de sugerir que as pessoas pensem longe. Perceba que as noivas mais copiadas são as mais clássicas. As coisas que são muito ‘’de moda’’ passam rápido. Tendência é você entender quem é seu público, o que ele gosta em termos de conforto, atração, comida, bebida. Assim, você vai sempre acertar.


O POVO: Para quem mora no litoral, como é o caso dos cearenses, quais dicas você daria se a ideia for fazer um casamento leve, mas sem perder a formalidade?


Roberto: Sabe uma coisa que eu acho elegante hoje em dia? Ser brasileiro, usar materiais do País e não ficar olhando só lá para fora, principalmente para a Europa e os EUA. Eu acho que a gente tem uma riqueza de flora sensacional. Fico encantado com rendas que vocês possuem aqui, como o artesanato. O americano vai para o Havaí para casar. Nós temos tanta beleza aqui e ficamos buscando colocar adornos de cristal na décor. O brasileiro tem que começar olhar mais para dentro do Brasil. Eu dou muita palestra lá fora e posso afirmar que nós somos ‘’top de linha’’ em termos de decoração.


O POVO: Os megaeventos de noivas estão crescendo bastante ultimamente. O que você acha que esses eventos podem acrescentar para os noivos?


Roberto: Eu gosto de todo evento que mostra conteúdo para a noiva. Acho que, hoje em dia, as pessoas são bombardeadas por muita informação. A mulher pode ficar sábado à noite em casa, abrir o Instagram e saber tudo o que está rolando nas festas por aí. Isso deixa a noiva muito perdida, sem saber se o que ela vê pelo mundo é correto, se aquela tendência é legal.


As feiras ajudam a guiar quem pensa em casar pelo fato de existir um cerimonialista, fotógrafo, estilista, entre outros profissionais do segmento, que vão transmitir conteúdos de forma ética. Nesses eventos você se depara com pessoas que estudam sobre aquilo.


O POVO: Vale ousar nas cerimônias e festas de casamentos?


Roberto: Eu acho que vale apostar em tudo que tenha certo contexto. O casal pode entrar em uma carruagem se aquilo é marcante na história deles. Incluir um cachorro na festa, dentre outras situações, que são aceitáveis quando fazem parte do relacionamento dos dois. O problema é quando as pessoas querem fazer coisas só pelo fato de ser da moda.


O POVO: Para quem quer economizar sem perder a elegância, qual sua dica?


Roberto: A primeira coisa é procurar um espaço que solicite menos decoração.

Por exemplo: se você casa na praia ou em um lugar aberto, o local já está decorado, você já tem um cenário. Assim, basta colocar velas, poucas flores. Pode até chamar um grupo de amigos para desenvolver uma decoração e todo mundo colocar a ‘’mão na massa’’.


Uma outra coisa é você saber se prefere quantidade ou qualidade. Com um bom corte na lista é possível fazer uma festa de melhor qualidade, além de proporcionar uma boa economia. Fazer uma escala de valores e saber o que é prioridade e pensar sempre em equilíbrio também são essenciais.


O POVO: Para você, o que não pode faltar em uma festa?


Roberto: Boa comida, boa bebida, música sensacional (com uma lista eclética), climatização na medida certa e acolher bem o convidado. 

O que você achou desse conteúdo?