Logo O POVO+
De volta à sala de aula
Empregos

De volta à sala de aula

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

Está cada vez mais comum encontrar pessoas que voltam a estudar já na vida adulta, incluindo aqueles que já possuem outro curso, trabalho e renda estabilizados. A maturidade dos estudantes mais velhos traz, especialmente, mais experiência de conviver com os outros e menos medo de errar. Segundo estudantes adultos, a oportunidade de voltar para as salas de aula, depois dos 40 anos, é uma grande estratégia para quem quer ter outras perspectivas e, acima de tudo, conhecimento.


Kátia Viviane Pazello, 47, licenciada em seminário de teologia desde os 23 anos, enfatiza que todos precisam buscar outros tipos de conhecimentos depois de entrar na fase adulta. Kátia, que está no sétimo de 10 semestres do curso de Psicologia, ainda conta que a experiência de voltar aos estudos é algo que exige paciência em trabalhar novamente com flexibilidade, organização e dinheiro.

[QUOTE1]

Para o seu planejamento, Kátia, apostou na prova do Enem, mas não conseguiu obter o resultado exigido pela universidade. Em seguida optou pela faculdade Fanor e, quando já estava no curso, se engajou com a universidade, trabalhos e estágios, o que lhe garantiu uma bolsa de 50% da mensalidade.


A jornada, no entanto, estava só começando a ficar mais agitada. “É um desafio, no sentido de compartilhar ideias com pessoas que têm pensamentos completamente diferentes dos seus. Eu estava como a intrusa do grupo, ainda que todos aprendessem juntos”, diz. Kátia ainda conta que, apesar das dificuldades no começo, com disciplinas e atividades diferentes, precisava progredir em sua escrita, elaboração de pensamentos, discursos e perspectivas, já que tudo parecia estar muito mais complexo.

O que você achou desse conteúdo?