{'atualizado_em': '2017-08-12', 'breadcrump': '/dom', 'dados': {'destaque': [{'titulo': None, 'img': None, 'descricao': None}], 'foto': [{'arquivo_grande': '', 'credito': '', 'link': '', 'legenda': '', 'arquivo': '', 'alinhamento': 'left', 'descricao': ''}], 'tags': ['lufthansa', 'sequestro,', 'avi\xe3o,', 'dornier,', 'pioneira', 'da', 'e', 'zeppelin', 'do', 'cidade'], 'has_galeria': False, 'has_audio': False, 'data_edicao': '2017-08-13', 'has_video': False, 'quotes': [], 'autor': [DictSql({'id_conteudo': 36001, 'id_autor': 1, 'email': '', 'nome': ''})], 'antesdepois': [], 'video': [DictSql({'embed': '', 'id_video': 27133})], 'editor': True, 'titulo': 'Destino disputado. Cidade do Zeppelin e da pioneira Dornier', 'tipo_noticia': 'Normal', 'corpo': '


Hans-Jurgen Fiege, cônsul honorário da Alemanha para o Ceará/Piauí/Maranhão, revela que Friedrichshafen (ou Porto Frederico) foi escolhida para receber o Boeing PT-MTB por sua tradição na aviação civil. A cidade, com pouco mais de 60 mil habitantes, foi sede da fábrica de aviões Dornier, do engenheiro bávaro Claudius Dornier (1884-1969).

 

Friedrichshafen também é o berço do Zepellin (ou Zepelim), onde o dirigível foi inventado. Na verdade, a primeira aeronave desenvolvida da história da aviação. Idealizado por Ferdinand von Zepellin em 1874 e que faria os primeiro voo comercial em 1910, pela companhia Deutsche Luftschiffanhrts-AG (Delag).

 

O transporte do 737-200 para Friedrichshafen ainda não está fechado. A logística para desmontá-lo e transportá-lo vem sendo estudada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e o consulado. Provavelmente, será levado via aérea e não de navio, como se cogitou.

 

Além de Friedrichshafen, outras cidades alemãs manifestaram interesse em ter o avião como símbolo e atração. Caso de Landshut, mapeada na Baviera. Florian Ossner, deputado federal pelo partido da União Cristal Social, declarou ao jornal Bild que a aeronave poderia ser incorporado ao museu de lá.

 

Segundo Hans Fiege, até hoje, a Lufthansa batiza os aviões com nomes de cidades alemãs. E Landshut foi homenageada com o PT-MTB, tendo inclusive voado baixo nos céus da cidade durante o primeiro voo oficial, segundo o jornal Bild. Cidades como Flensburg e Griesheim também mostraram interesse pelo avião. (DT)

 

Multimídia

 

Leia mais no O POVO sobre o sequestro em:
http://bit.ly/2mTARaW (Conexão Alemanha-Ceará. Alemanha quer repatriar avião sequestrado há 40 anos)
http://bit.ly/2sLgNgw (Sequestro Lufthansa. De volta para Alemanha)

 

', 'descricao': '', 'titulo_categoria': 'Reportagem.dom'}, 'expira_em': None, 'seo_description': '', 'atualizado_datahora': '2017-08-12 01:27', 'content_published': True, 'seo_keywords': 'Cidade do Zeppelin e da pioneira Dornier, avi\xe3o, sequestro, Lufthansa', 'id_aplicativo': 1, 'voto': 0, 'id_treeapp': 16, 'publicado': True, 'acesso': 27, 'comentario': '', 'id_site': 184, 'publicado_em': '2017-08-12 17:00', 'id_content': 5826387, 'url': 'http://www.opovo.com.br/jornal/dom/2017/08/destino-disputado-cidade-do-zeppelin-e-da-pioneira-dornier.html', 'seo_title': 'Destino disputado. Cidade do Zeppelin e da pioneira Dornier', 'id_conteudo': 36001L, 'meta_type': 'noticia', 'titulo': 'Destino disputado. Cidade do Zeppelin e da pioneira Dornier', 'creators': [''], 'schema': 'noticia_147507931171'}
Reportagem.dom

Destino disputado. Cidade do Zeppelin e da pioneira Dornier

12/08/2017 | 17:00


Hans-Jurgen Fiege, cônsul honorário da Alemanha para o Ceará/Piauí/Maranhão, revela que Friedrichshafen (ou Porto Frederico) foi escolhida para receber o Boeing PT-MTB por sua tradição na aviação civil. A cidade, com pouco mais de 60 mil habitantes, foi sede da fábrica de aviões Dornier, do engenheiro bávaro Claudius Dornier (1884-1969).

 

Friedrichshafen também é o berço do Zepellin (ou Zepelim), onde o dirigível foi inventado. Na verdade, a primeira aeronave desenvolvida da história da aviação. Idealizado por Ferdinand von Zepellin em 1874 e que faria os primeiro voo comercial em 1910, pela companhia Deutsche Luftschiffanhrts-AG (Delag).

 

O transporte do 737-200 para Friedrichshafen ainda não está fechado. A logística para desmontá-lo e transportá-lo vem sendo estudada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e o consulado. Provavelmente, será levado via aérea e não de navio, como se cogitou.

 

Além de Friedrichshafen, outras cidades alemãs manifestaram interesse em ter o avião como símbolo e atração. Caso de Landshut, mapeada na Baviera. Florian Ossner, deputado federal pelo partido da União Cristal Social, declarou ao jornal Bild que a aeronave poderia ser incorporado ao museu de lá.

 

Segundo Hans Fiege, até hoje, a Lufthansa batiza os aviões com nomes de cidades alemãs. E Landshut foi homenageada com o PT-MTB, tendo inclusive voado baixo nos céus da cidade durante o primeiro voo oficial, segundo o jornal Bild. Cidades como Flensburg e Griesheim também mostraram interesse pelo avião. (DT)

 

Multimídia

 

Leia mais no O POVO sobre o sequestro em:
http://bit.ly/2mTARaW (Conexão Alemanha-Ceará. Alemanha quer repatriar avião sequestrado há 40 anos)
http://bit.ly/2sLgNgw (Sequestro Lufthansa. De volta para Alemanha)

 

Leia mais
  • Imóveis
  • Veículos