Logo O POVO+
Feira segue na calçada a um mês do prazo de obras
Cotidiano

Feira segue na calçada a um mês do prazo de obras

Três meses após início das obras, feirantes seguem realizando vendas no local. Segundo Prefeitura, foram realizadas mais de 200 apreensões
Edição Impressa
Tipo Notícia
Obra na rua José Avelino (Foto: )
Foto: Obra na rua José Avelino

[FOTO1] A pouco mais de um mês para o fim do prazo da entrega das obras de requalificação da rua José Avelino e avenida Alberto Nepomuceno, centenas de vendedores seguem a comercializar no local. Ontem, muitos aproveitaram o Dia dos Pais para garantir aumento nas vendas.

As intervenções começaram há três meses, logo após o Dia das Mães.

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a obra totaliza 50% de execução. O comércio que teve proporção reduzida, ainda segue movimentado.

[SAIBAMAIS]

Lucileide Silva, 50, fez os braços de cabide para expor os produtos à venda, anunciando a promoção do dia. Antes das obras, possuía uma banca na feira da José Avelino. Após a retirada dos feirantes, Lucileide foi uma das sorteadas para ser transferida para o Beco da Poeira. “Mas lá não tem venda. Se tivesse, eu ficava. O problema é que não acompanha os custos de espaço, transporte, então voltei”.


A maioria dos vendedores que permaneceram expõem produtos na calçada recém-reformada e se organiza entre os tapumes de ferro e galpões. Só uma parte do produto é exposta, a outra segue dento das sacolas gigantes preparadas para serem carregados antes que o rapa (forma como os feirantes chamam a fiscalização) passe e recolha.


Obras


A parte interditada da José Avelino segue em terra batida, com bastante entulho, mato crescendo e lixo acumulado. Um dos lados da rua já conta com calçadas concluídas.


Júlio Santos, diretor de operações da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), afirma que desde maio já foram realizadas mais de 200 apreensões. Os trabalhos são realizados todos os dias e contam com 10 agentes, 50 auxiliares e apoio da guarda municipal por turno.

“São 16 anos que a feira estava presente culturalmente, não é em três meses que vamos conseguir extinguir, mas já houve um avanço imenso e nós estávamos preparados para isso”, afirma.


Santos afirmou que os produtos apreendidos são encaminhados para depósito da Prefeitura. Ainda segundo ele, é possível que a mercadoria seja resgatada pelo comerciante mediante avaliação de legalidade do produto e pagamento de multa. Ele não informou quantas das mercadorias já foram devolvidas.


Por meio de nota, a Secretaria da Infraestrutura (Seinf) afirmou que foram concluídas a revitalização de parte das calçadas e a construção do canteiro central da avenida Alberto Nepomuceno, desde a rua Pessoa Anta até a João Moreira. A entrega da obra segue prevista para setembro.

O que você achou desse conteúdo?