Logo O POVO+
Filme sobre travestis é exibido em presídio
Cotidiano

Filme sobre travestis é exibido em presídio

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
NULL (Foto: )
Foto: NULL
A cabeleireira não aceitava o corpo em que veio ao mundo. E a crueldade de nascer numa carne que não lhe pertence, disse ela, a fez escolher caminhos nem sempre corretos. Para tentar colocar silicone, realizou assaltos. Foi assim que Bruna Mota, 20, foi parar na Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, em Aquiraz, primeiro presídio no Brasil destinado a Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros (GBTTs). Ela e outras três travestis têm suas histórias narradas no filme Close, com direção de Rosane Gurgel, que foi exibido ontem, para cerca de 30 internos.

 

A unidade recebe também idosos e detentos com deficiência física. Uma televisão foi levada por Paulo Diógenes, titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual, da Secretaria dos Direitos Humanos de Fortaleza (SDH). E a exibição foi o primeiro contato de três das quatro travestis com o documentário, porque Bruna já ganhou a liberdade. Recebeu também a faixa de um concurso de beleza de Caucaia, que ela guardava enquanto estava no presídio.


Nathália Ferraz, 25, há três meses presa por assalto, se emocionou ao ter voz no documentário. “A gente é sempre esquecida e quando pode falar é tão bom”, diz ela, que pintou as unhas e se maquiou para assistir ao curta. As travestis contam que, antes da inauguração da unidade penitenciária, sofriam violência no presídio junto aos outros detentos. Hoje, ganharam o direito de serem chamadas pelo nome social. “O presídio era um lugar homofóbico. Os presos batiam nas bichas, elas sofriam estupro. Aqui temos respeito. É o mínimo”, conta Nathália.

O que você achou desse conteúdo?