Logo O POVO+
Esgotamento da água do Ceará não está descartado
Cotidiano

Esgotamento da água do Ceará não está descartado

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O esgotamento da água que resta ao Ceará é cenário com “risco acentuado” de acontecer entre novembro deste ano e janeiro de 2018, conforme documento elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A publicação traz prognóstico com probabilidades de chuvas abaixo da média em 40%, ainda com 35% de chuvas na média e 25% de quadra acima da média.

 

As previsões são semelhantes às da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), comenta Francisco Teixeira, secretário dos Recursos Hídricos. Um aporte potencial dos pequenos e médios açudes depende de chuvas contínuas, principalmente nos meses de março e abril. “Uma recarga substancial dos grandes reservatórios não é esperada. Isso vai exigir a manutenção do estado de alerta”, antecipa. Sem aporte e sem mudanças na liberação de água, ele aponta que a reserva pode acabar até a quadra chuvosa de 2018.


Por isso, as chuvas e os aportes vão nortear o gerenciamento da água, com o aproveitamento estratégico do que fluir pelo rio Jaguaribe até o Castanhão ou no caminho das águas vindas do Orós. Para isso, as decisões podem ser fechar algum destes grandes reservatórios, detalha Teixeira.


Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte também são apontados pelo MCTIC com probabilidade de colapso. “Grande parte dos problemas se deve à expectativa da transposição do São Francisco”, critica João Abner Guimarães, professor aposentado da UFRN. (Thaís Brito)

O que você achou desse conteúdo?