PUBLICIDADE
Notícias

Metrofor e VLT: começo de trilho privado ainda em abril

01:30 | 16/04/2017

[FOTO1]

Restam pouco menos de duas semanas para acabar o mês, mas no Governo do Estado a meta é lançar antes de arrancar a folhinha de abril a PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse) para definir possível concessão ou PPP (Parceria Público-Privada) da Linha Sul do Metrofor e do ainda em obras Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

 

O peso dos jornais estaduais

É um engano pensar que o principal prêmio do jornalismo norte-americano seja fava contada para os grandes jornais do país. Eles ganham vários Pulitzer, mas não todos. É comum ver o prêmio ir para jornais ditos regionais. Estaduais, melhor dizendo. Vejamos uma das categorias mais prestigiadas, Jornalismo de investigação. Este ano deu Eric Eyre, do jornal Charleston Gazette-Mail. É um periódico do estado de West Virginia.Levou por reportagem sobre a entrada de opióides no estado. West Virginia tem um alto índice de mortes por overdose nos EUA. A propósito do tema, é muito comum ainda que São Paulo - leiam-se as agências de publicidade e os departamentos de marketing das grandes corporações - tenha dificuldade para compreender as peculiaridades de cada mercado. Por vezes miram em números frios de circulação - mesmo em empates técnicos - sem considerar o valor do prestígio e com quem os veículos falam.

 

M. DIAS BRANCO ENTRE AS 20 EM ROE

Apenas 20 de 370 empresas de capital aberto apresentaram de modo consecutivo ROE (acrônimo de return on equity na sigla em Inglês, Retorno sobre Patrimônio em Português) acima de 15% nos últimos cinco anos. Quem mediu foi a Economatica. E no time das 20, há uma cearense. A M. Dias Branco obteve 19,6%, cravando a 17a posição. À Coluna, o presidente, Ivens Dias Branco Júnior disse: “Acredito que possamos melhorar, mas para um ano muito recessivo e de muitas incertezas não nos saímos mal”. A Multiplus liderou com média de 160% de 2012 a 2016. Em seguida Cielo, com ROE médio de 84,3%, Natura, com 64%, e CCR, com 37,7%. Em linhas gerais, o ROE aponta quanto a empresa pode crescer por si só e serve de parâmetro para o grau de estabilidade de uma companhia. A Economatica considerou empresas com um volume médio diário negociado pela principal ação da empresa superior a R$ 1 milhão por dia em 2017, até o dia 10 de abril. Somente 20 empresas de capital aberto cumpriram as exigências para a pesquisa.


HUB


Refinaria no Ceará interessa à Latam

No encontro entre o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio com a ainda presidente da Latam, Cláudia Sender, na tarde de quarta, surgiu o assunto refinaria. A Latam se mostrou interessada. É que o Ceará está em campo na tentativa de captar uma planta de refino com iranianos e chineses. A refinaria implicaria possível fornecimento de combustível para aviação. Jerome Cadier (foto), que assume a Presidência dia 1º de maio, estava lá. Simpático com o grupo, derramou elogios ao Ceará..

 

CANGAÇO


Prefeitura de Fortaleza deu bom exemplo

A Secretaria Municipal de Turismo (Setfor) e a Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor) investiram na recepção aos turistas que desembarcaram no dia 13, aniversário da cidade, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Os turistas foram recepcionados pelo Maracatu Vozes da África e receberam material informativo, com mapas e pontos turísticos. A Prefeitura de Fortaleza foge assim da nefasta tradição em estados do Nordeste de celebrar o crime organizado, com jovens vestidos de Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros anônimos. Em tempo: no passado a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) distribuía chapéus de palha no desembarque. Hoje, esse tipo de ação cabe mesmo é às prefeituras.

 

JUSTIÇA. Há 10 fóruns que funcionam sobre agências do BB, no Interior. A localização não é, por assim dizer, das mais tranquilas. Sem muito dinheiro, o presidente do TJ-CE, Francisco Gladyson Pontes, vai começar por dois. Erguerá os fóruns de Russas e Itapajé.


CARAJÁS NO CARIRI


HOME CENTER. A Carajás, de Alagoas, está chegando ao Ceará. Começa por Juazeiro do Norte, onde segue em obras. A rede opera quatro grandes lojas: Maceió e Arapiraca (AL), João Pessoa e Campina Grande (PB). No segmento falam que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) tem fortes laços com a empresa.

 

AEROPORTO. A A3 Turismo deixou o Aeroporto. Mais uma depois da saída do BB, Setur, Flytur e, talvez em breve, Litoranews. A Sala VIP da Casablanca já não há faz seis meses. Para a A3 sair, pesou o aluguel, o serviço de Internet dedicado (com custo alto e qualidade baixa, segundo a empresa) e localização ruim. Havia goteiras há mais de um ano, só consertadas mês passado n RÁDIO. De segunda a sexta tem Vertical S/A a qualquer momento nas rádios O POVO-CBN 95.5 e Mucuripe FM 106.5. E nesta semana o redator da Coluna vai apresentar O POVO no Rádio, de 9 às 11h, O POVO-CBN. 

 

Por Jocélio Leal

TAGS