PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Alerta

2017-08-03 01:30:00
NÃO TEM JOGO FÁCIL

 

Desço do carro para fazer minha caminhada e dou de cara com o Mestre. Com mais de 50 anos de beira de praia, o Mestre, torcedor do Ferroviário, juntando os dedos das mãos para cima me avisa: “Está assim de camisa alvinegra. A Beira Mar está com cheiro de naftalina”. Dou uma risada porque ele imagina que tenho um pé no Ceará e digo que o jogo contra o ABC no sábado vai ser uma pedreira e, para refrescar sua memória, lembro-lhe que certa vez fomos jogar em Natal embalados pelo favoritismo e nos demos mal.


Foi em 1977 . Para comemorar o tricampeonato o Ceará convidou o Vasco para a festa de entrega de faixas. Além da conquista, o evento motivava mais ainda os torcedores por conta da estreia de Amilton Melo, na época o melhor jogador do futebol cearense.


Estruturado em cima de um quadrado de meio-campo formado por Edmar, eu, Zé Eduardo e Amilton Melo ganhamos por 4 a 1 com uma atuação extraordinária do Amilton, que fez dois golaços e na semana seguinte os alvinegros invadiram Natal para ver a estreia no campeonato nacional. Fomos de ônibus quase em caravana. Os restaurantes da estrada povoados de torcedores sinalizavam que a nação alvinegra ia invadir o Rio Grande do Norte. No campo, uma decepção! Perdemos por 1 a 0 para o ABC. O quadrado? Não rendeu o que se esperava. O técnico Paulinho de Almeida discutiu com Zé Eduardo, afastando-o do grupo, me barrou e só não tirou o Amilton Melo porque o dirigente que o havia contratado interferiu. O Edmar também ficou. Tinha muito gás e a torcida carinhosamente o chamava de Butaninho.


O Ceará desmontou seu meio-campo e levou algumas rodadas para reorganizar a equipe. Relembrei este fato porque não tem jogo fácil nem nunca teve contra nenhum adversário e, principalmente, quando se enfrenta clube da mesma região.


Os tempos são outros, mas a rivalidade continua. Embora esteja em ascensão e tenha entrado no G-4, o Ceará enfrenta um adversário que precisa da vitória para sair da zona do rebaixamento. No momento a diferença entre o 4º lugar e o 9º é de apenas dois pontos.



Sérgio Redes

TAGS