PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ceará: efeitos gerados pela internacionalização

2017-08-10 01:30:00
NULL
NULL

O ex-governador Virgílio Távora deixou uma frase imortalizada, na qual lembrava: “O Ceará não é o umbigo do mundo”. O objetivo na época era mostrar o Estado inserido em um contexto maior, embora se pensasse apenas nas questões internas. Agora, com o governador Camilo Santana, a estratégia passa por mostrar as oportunidades proporcionadas pela globalização dos negócios.


O Ceará saiu da visão de umbigo para “esquina do mundo” (nas palavras do próprio Camilo Santana), tentando conseguir novos investimentos estrangeiros e fugir da dependência interna. Os números mostram dados positivos neste processo.

[FOTO1]

O presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial do Porto do Pecém (Aecipp), Ricardo Parente, conta que 50% das companhias instaladas no CIPP possuem participação de investimentos estrangeiros, gerando 13 mil empregos diretos e 39 mil indiretos.


Mesmo as empresas que não exportam ou não possuem capital estrangeiro sentem o impacto dessas mudanças: muitas delas participam de forma indireta dessa cadeia produtiva, tendo que se adaptar a novos padrões de exigência.


ESTRANGEIROS 1


NOVOS CRITÉRIOS COMERCIAIS


O presidente da Câmara Temática de Comércio e Investimento Internacional, Rômulo Alexandre, diz que os critérios utilizados pelas empresas são diferentes, e mesmo quem não está integrado ao comércio internacional acaba sofrendo influência das mudanças provocadas. “Essa é uma transformação criada pelo próprio processo”, acrescenta.


Hoje, a partir das 8h30min, na Fiec, estes assuntos serão discutidos durante o evento Ceará Global. O tema também faz parte de edição especial do jornal O POVO, publicada em inglês, dirigida ao mercado internacional.


ESTRANGEIROS 2


COMITIVA DO VIETNÃ


Comitiva da República do Vietnã estará hoje participando do Ceará Global, na Fiec, e pretende conhecer as possibilidades de negócios no Ceará. O encarregado da área comercial da Embaixada do Vietnã no Brasil, Le Hong Quang, fará ainda uma apresentação sobre as relações com o Brasil, durante o período da tarde, na Fecomercio.


Entre os interesses dos vietnamitas estão as atividades de alimentação e mineração.


CONVÊNIO COM O SEBRAE 1


POSICIONAMENTO DO AIRBNB


A plataforma digital de locação de imóveis por temporada encaminhou nota à coluna sobre a parceria com o Sebrae, abortada após pressão da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). O Airbnb Brasil informa que recebeu com consternação a notícia de que o diretor-presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, se deixou ser pressionado por grandes empresários, prejudicando pequenos comerciantes e empreendedores.


“É no mínimo questionável que uma instituição de respeito como o Sebrae abra espaço para tal ingerência, em flagrante prejuízo à sua missão de ‘promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo’”, ressalta a nota.


CONVÊNIO COM O SEBRAE 2


RESERVA DE MERCADO DA HOTELARIA


O Airbnb Brasil também destaca que “a ABIH tem se notabilizado nos últimos meses pelo corporativismo agressivo e calunioso contra os usuários da plataforma, com intuito de garantir uma reserva de mercado, sufocar a inovação e a concorrência, e ameaçar a atividade lícita e regulamentada do aluguel de temporada”.


Mesmo com essas polêmicas, a direção da plataforma garante que pretende manter seu ritmo de crescimento e os benefícios econômicos gerados pelo aplicativo, com geração de renda extra para os anfitriões. Um exemplo desse impacto econômico, segundo a plataforma, foi constatado durante a Rio 2016, com a acomodação de mais de 85 mil hóspedes em três semanas.


ECONOMISTAS


PRÊMIO CELSO FURTADO


A Câmara Municipal de Fortaleza lançou o prêmio Celso Furtado, que anualmente homenageará economistas de destaque na capital cearense. O presidente da Câmara, Salmito Filho, confirmou o lançamento da comenda na última terça-feira, durante solenidade de comemoração da Semana do Economista.


MRV


17 MIL IMÓVEIS NO BRASIL


A MRV Engenharia conseguiu superar a crise no primeiro semestre: vendeu 17 mil imóveis no Brasil. No Nordeste, foram 2.320.


"A habilidade suprema consiste em conhecer bem os preços das coisas”

Duque de La Rochefoucauld (1613-1680), escritor francês

 

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.


TV

Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS