PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Mercado de aluguéis com preços inalterados em Fortaleza

2017-04-14 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O primeiro trimestre do ano é um período crítico no quesito “endividamento”. Há uma ressaca dos gastos das festas de fim de ano e do aumento do volume de contas, com as cobranças de IPTU, IPVA e matrículas escolares.


Este cenário também é refletido no mercado de aluguéis. Pelos números do Índice AADIC/DataImobi, criado pela Associação dos Administradores de Imóveis do Estado, a impontualidade nos pagamentos aumentou 9,53% em relação ao mesmo período do ano passado e a inadimplência subiu 31,42%.


O presidente da AADIC, Germano Belchior, reforça que estes indicadores são reflexos da conjuntura, mas que existem também dados positivos: o primeiro consiste nas demonstrações do mercado de uma abertura maior para a contratação de aluguéis. O volume de contratos superou as devoluções em 20%, não ocorrendo alteração nos preços dos aluguéis.


Ou seja, o segmento está conseguindo se manter.

[FOTO2]

 

OFERTA


BAIRROS MAIS PROCURADOS

 

Quase 50% das ofertas de aluguéis em Fortaleza estão concentradas em oito bairros da cidade. O Meireles apresenta o maior volume (15,10% dos imóveis). Logo em seguida vem a Aldeota, com 9,50% da oferta (veja quadro).

 

ELEIÇÕES


NOVA DIREÇÃO DA AADIC


O segundo mandato de Germano Belchior na presidência da AADIC termina este mês. As eleições para homologação da nova direção, que assumirá para o biênio 2017/2019, acontecerão no próximo dia 18, mas a escolha já está feita. Apenas uma chapa concorre ao pleito, comandada pelo advogado e empresário Everardo Moisés (Unimóveis Administração de Imóveis), que será o novo presidente. Germano ficará na vice-presidência.


CONJUNTURA


JUROS COM ECONOMIA ESTRANGULADA


Com a política naufragada em um mar de denúncias, o governo tenta criar fatos positivos na economia, como o corte de juros. A medida é importante e necessária, mas as condições conquistadas que permitem essa redução são preocupantes. A inflação está controlada e tende a cair em função da recessão e do aumento do desemprego.


Alguns economistas apostam que os juros chegarão a 8% no final do ano, o que seria muito bom, mas é pouco diante da situação.


100 ANOS


ROBERTO CAMPOS


O centenário do economista Roberto Campos (1917-2001) será comemorado dia 17, com o lançamento do livro Lanterna na proa – Roberto Campos Ano 100. A obra foi organizada por Paulo Rabello de Castro e Ives Gandra da Silva Martins, e apresenta textos de 62 personalidades do mundo literário, diplomático, político e empresarial. A publicação descreve a vida e a obra do economista a partir das suas ideias liberais, muitas delas polêmicas até hoje, sobre os caminhos que o País deveria trilhar para conseguir um desenvolvimento pleno.


ENDEAVOR


MENTORIA COM SCALE-UPS


O programa Scale-up Endeavor em Fortaleza será aberto terça-feira, às 8 horas. A ONG divulgará os nomes de empreendedores cearenses selecionados, que ganharão mentoria e diagnóstico dos negócios. O vice-presidente de Investimentos e Controladoria e de Relações com Investidores da M. Dias Branco, Geraldo Luciano Mattos Júnior, e o CEO do Sistema Ari de Sá, Ari de Sá Cavalcante Neto, farão palestra de abertura do evento.


O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”

Immanuel Kant (1724-1804), filósofo alemão


RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS