Logo O POVO+
São 40 anos
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

São 40 anos

NULL (Foto: )
Foto: NULL
[FOTO1]

DE TANTO AMAR a música e a natureza, Pio Rodrigues (na foto com Stela Beatriz) alicerçou a programação dos 40 anos da C.Rolim Engenharia, sonorizando e iluminando a história da empresa. Mais uma comemoração acontece esta noite. Às 20h30min, no Ideal Clube tem Danilo Caymmi, Olívia e Francis Hime cantando para convidados especiais, apreciadores da trajetória de sucesso desse grupo genuinamente cearense, movido por valores como ética, amor, desenvolvimento humano e honestidade.


ENTRE DOIS GIGANTES


OS QUASE 80 ANOS de investimentos e de crença numa economia cearense possível marcam não só a memória do empresário José Dias de Macêdo. São cerca de oito décadas que narram, também, a vanguarda da economia brasileira. Prestes a completar 98 anos, no próximo dia 8, José Macêdo, impulsionador de uma das mais consagradas empresas alimentícias do País, a J.Macêdo –, foi o primeiro homenageado com a medalha Ivens Dias Branco. A comenda reconhece aqueles que contribuíram – e contribuem – com serviços que impulsionam o desenvolvimento econômico no Estado.


E AS PREMIAÇÕES de diversas ordens vieram pelo desempenho importante nas economias cearense e brasileira. Agora a Medalha Ivens Dias Branco, segundo Roberto, possui uma representatividade mais afetiva. “O Ivens era um grande amigo, admirado por meu pai pelo seu trabalho, sua inteligência.


COMPROMISSO


ESTÁ FORMADA na Assembleia Legislativa a composição do Conselho de Ética Parlamentar para o biênio 2017/2018. Os membros titulares são os deputados José Sarto (PDT), Leonardo Pinheiro (PP), Evandro Leitão (PDT), Antônio Granja (PDT), Joaquim Noronha (PRP), Carlos Felipe (PCdoB), Elmano Freitas (PT), Ely Aguiar (PSDC), e Dra. Silvana (PMDB).


JÁ OS MEMBROS SUBSTITUTOS: os deputados Walter Cavalcante (PP), Robério Monteiro (PDT), Ferreira Aragão (PDT), Mirian Sobreira (PDT), Tomaz Holanda (PPS), Jeová Mota (PDT), Moisés Braz (PT), Fernanda Pessoa (PR), e Agenor Neto (PMDB). Também já eleita a direção do colegiado. Os deputados José Sarto é o presidente; Antônio Granja, vice-presidente, e Elmano Freitas, ouvidor.


ASPAS GENIAIS


“O meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado”.


Albert Einstein


ACADEMIA DE CINEMA


O 27º CINE CEARÁ, acionado pelo cineasta Wolney Oliveira se encerra assistindo à construção de um grande projeto. Nesta manhã, Fortaleza vivenciará a instalação da Academia Cearense de Cinema, a segunda a funcionar no País, graças ao esforço de um grupo de estudiosos e apaixonados pela sétima arte. No cenário da Academia Cearense de Letras (Palácio da Luz), cedido pelo seu presidente Ubiratan Aguiar, às 9 horas, tomarão posse os acadêmicos fundadores, tendo como presidente da entidade o professor Régis Frota.


ENTRE OS 40 ACADÊMICOS ESTÃO: Rosemberg Cariry, Gláuber Filho, Domingos Leitão, Marcus Fernandes, Pedro Martins Freire, Raphael Xerez, José Edmar da Silva Ribeiro, Haroldo Serra, Gláuber Paiva, Gilson Bezerra de Menezes, Aurila Carneiro, Barros Alves, Wilson Baltazar, Ary Bezerra Leite, Jeff Peixoto e a colunista.


PALMILHANDO OS 30 DIAS


A HOMILIA DO PADRE DOMINGOS, na missa de 30º Dia do chanceler Airton Queiroz, cativou a todos, como verdadeira mensagem para reflexão sobre o que somos e como conduzimos nossa vida, vislumbrando alcançar o paraíso. Acompanhando o pulsante repertório musical interpretado pelo Coral da Unifor, a interpretação da Ave Maria pelo maestro Luiz Carlos Prata, e a Oração dos Fiéis onde o religioso e grupo emitiram registros sobre aquele que vislumbrava na educação uma solução para o desenvolvimento do Ceará. Os projetos culturais ocuparam o altar da capela erguida em primeiro plano à entrada da Unifor. Foi lembrado que entre todos seus projetos e missões, revelava-se um homem sensível, ousado, empreendedor. Poeta Batista de Lima falou bonito e emocionou.


O PARAÍSO TORNA-SE agora chegada e partida, e um novo cotidiano deve estar entregando ao Dr. Airton, o azul da paz e a companhia de Celina e dona Yolanda, acompanhadas de anjos cantantes .


MODA:


VESTIDOS EM FLOR


Ocupam as passarelas, ruas e acontecimentos na Espanha e Portugal. A coleção Dolce & Gabanna mostra uma peça desse jardim, um aliado perfeito para este tempo de verão e descontração. Os girassóis de Van Gogh vestem as mulheres, também ressuscitando o romantismo


DE PORTUGAL


1. Madonna está morando em Cascais. Trouxe os filhos para estudar línguas em um dos centros de aprendizagem mais famosos da Europa.


2. Vila Galé constrói hotel em Sintra. E no mesmo espaço tem 65 apartamentos para morar, entregues no fim do ano, totalmente mobiliados e decorados. Cearenses estão sendo atraídos.


3. Lisboa de velha cidade recolhe suas belezas para dividir harmoniosamente com a nova, tornando-se assim mais atraente, limpa e segura.


4. Crianças têm mil atrações, mas o zoológico que as recebe com um grande painel lembrando que “há dias que nunca se esquece” e o oceanário , localizado no Parques das Nações, abrigando a maior coleção de animais marinhos da Europa, são as duas grandes preferências, até para as “crianças-grandes”.


5. O novo Museu dos Coches, localizado perto do antigo, é uma grande sala de aula para se acompanhar a história e as relíquias portuguesas.


6. Fados e boa mesa permanecem ocupando a escala maior de desejos. Impressionante o número de bons restaurantes em Lisboa, muitos pequenos, mas aconchegantes e com uma cozinha saborosíssima.


7. Passar férias em Portugal é vivenciar a felicidade


30 ANOS DE AMOR


FOI EM LISBOA/ PORTUGAL que Gina e Randal Pompeu realizaram, ao som de fados e bonitas orações, a cerimônia de renovação de seus votos de 30 anos de casamento, na Igreja de Santo Antônio, último dia 30, às 17 horas. Acompanhados de seus filhos Victor, Théo e Júlia, mais da netinha Maria, os nubentes firmaram seu testemunho de amor, refletindo a luminosidade e a alegria que dominam esta trajetória.


Gina e Randal com os filhos e neta


PODEROSAS


LENISE QUEIROZ e a sobrinha, advogada e escritora, Manoela Queiroz Bacelar, eleitas presidente e vice da Fundação Edson Queiroz. Academia Cearense de Cultura, está então, representada pela sua integrante Manoela.


CASAMENTO


O The Sitwell Arms Hotel em Sheffield, norte da Inglaterra, foi o cenário do casamento da jornalista cearense Lívia Barreira com o inglês Dea Rhodes. Tanto a cerimonia de troca de alianças, quanto a festa de cumprimentos aos noivos aconteceram no lindo hotel. Muitos cearenses prestigiaram.


O romantismo dos noivos


Familia da noiva: Samara Guerra, Zeferino Barreira, noivos, Hanna Carol e Érico Barreira


Gil Teixeira e Rosa Carmem


Socorro e René Barreira


SOCIEDADE CONSULAR...


...DO CEARÁ, faz noite do dia 10 a cerimônia de posse da nova diretoria eleita para o biênio 2017/19. Na ocasião, será outorgada a Comenda Bertrand Boris ao ex-cônsul da Alemanha, Dieter Gerding, que em sua gestão desenvolveu bons projetos e contribuiu para a solidificação da entidade. Assume a presidência da entidade, José Maria McCall Zanocchi, cônsul do Uruguay, substituindo Ednilton Soàrez, cuja gestão foi classificada de excelente. A programação do dia 10 começa pontualmente às 19 horas no espaço do L’ô restaurante.


O BELO CENÁRIO...


... DO HOTEL SANTUÁRIO DAS ÁGUIAS está atraindo não só aquelas pessoas desejosas de um lugar sereno e aconchegante, mas eventos de projeção, talhando para programações inesquecíveis.

 

PRÓXIMO DIA 12, ali, Fernanda e Rodrigo, filhos queridos de Helenita e Enio Sogiro Hirata e de Bernadeth e Germano Leitão de Andrade, realizam a recepção de seu casamento, celebrado na Igreja de São Francisco. Willfridy e La Maison assinam decoração e buffet.


E AGOSTO PROSSEGUE com o “Momenttum” da Empresa gaúcha, Humanize, enfocando o “Desenvolvimento da Liderança”. De 24 a 27, ele passa a ser o hotel oficial do Campeonato Norte/Nordeste de Hipismo, e nos dias 18, 19 e 20 tal o espaço projetado para estes e outros programas, agrupará casais em retiro espiritual. Interrogada sobre seu empreendimento, a empresária Delanne Nápravnik ressalta: “idealizamos e construímos um espaço para atender quem realmente sabe valorizar sua vida, entregando-se a habitar espaços projetados quer para o lazer, o ócio, quer para estudos e encontros grupais, ou mesmo para uma seresta celebrando o amor sob a luz das estrelas, abençoados pela beleza do mar do Porto das Dunas.


LIVROS E AUTORES


- Os presidentes da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque e Igor Queiroz Barroso, do Instituto Myra Eliane, convidando para o lançamento da segunda edição do livro O Cearense, de autoria do ex-governador Parsifal Barroso. Será às 19 horas, do próximo dia 8, no Plenário 13 de Maio.


Zito, ou professor José Henrique Braga, lançará dia 17, às 19 horas, no Salão Nobre do Ideal Clube, seu livro Salto sobre o Lago.


SÓ EMOÇÕES


Amanhã, no piano-bar do Ideal Clube, Dayse de Assis organiza o “Encontro das Grandes Emoções”, reunindo a sua turma da Faculdade de Farmácia e Bioquímica, da UFC, 1974/75. Entre as presenças para este almoço de confraternização destaca-se José Arimatéia Dantas Lopes e sua mulher Maria das Graças, ele reitor da Universidade Federal do Piauí, ambos integrantes da mesma turma.


Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?