Logo O POVO+
Mais $aúde
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Mais $aúde


ALÉM DAS DUAS empresas âncoras do Polo Industrial e Tecnológico de Saúde se instalando no Eusébio, a Unidade de Ensino e Pesquisa Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Centro de Plataformas Vegetais da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-manguinhos), outra poderá fortalecer o centro. Graças ao governador Camilo Santana, sempre inquieto e audacioso, o presidente da empresa Pasteur- laboratórios, pesquisa e produção de medicamentos, Christian Bréchott, o recebeu na França. Camilo mostrou o mapa e os incentivos ao Polo de Saúde, conseguindo motivá-lo para montar unidade no Ceará. Agora, a primeira vitória: o convidado chega neste mês para ver tudo de perto.


O Governo pretende trazer indústrias referências do País e também do exterior para ocupar todo o espaço e solidificar a produção para o setor. As indústrias selecionadas para o Polo serão beneficiadas com incentivos diferenciados de até 99% do ICMS gerado em função da produção, na forma prevista na legislação do FDI, com retorno de até 1% e prazo de fruição de até dez anos.


PARA FESTAS


Empresário Afrânio Barreira, que já se projetou com sua cadeia de restaurantes Coco Bambu, no Brasil e mundo afora,vai lançar agora seu grande espaço para festas. Em plena Av. Virgílio Távora a área está sendo adaptada com projeto belíssimo de Racine Mourão.


POSSE DA ACADEMIA...


...Cearense de Cinema, realizada no auditório da Academia Cearense de Letras, dia 5, destacou naquele cenário uma produção quase em longa metragem da concretização de um sonho há anos idealizado, em roteiro criado por muitos apaixonados. Presidente Régis Frota, a frente da entidade, discursou, antes ouvindo com todo o auditório as palavras sábias de Ubiratan Aguiar (presidente da ACL) cobrando mais apoio à cultura por parte dos governos e conclamando à todos para impulsionar programações do segmento por toda a cidade.


Régis Frota, Pedro Martins Freire e Barros Alves


Ticiana Fiúza e Alder Texeira, Cesar Rossas e Beta Fiúza


Hélvio Feitosa entregando diploma à irmã Lêda Maria


Aurila Carneiro Frota com os irmãos José Cláudio e Danilo Carneiro

 

40 ANOS

 

A FESTA comemorativa aos 40 anos da C. Rolim Engenharia, realizada no Ideal Clube, último dia 5, foi marcada de total encantamento. Convidados eram recebidos no cenário de um grande jardim, onde os passarinhos cantavam fortemente.


A formalidade da festa veio entre discursos radiosos, entrega de uma placa homenageando José e Francisco Hissa, arquitetos primeiros na equipe da construtora. Entre picos de emoção, Edyr Rolim qual ouvindo o amado Clóvis, buscou as recordações, e falou aos presentes conjugando o verbo do amor.


Conectado com as emoções, Pio Rodrigues ergueu mais uma obra prima: seu discurso. E disse entre outras: “noite de alegrias, de boas energias, de amizades e amenidades. Noite de fé e de crença . Fé no homem, no trabalho e no caminho. Noite de recordar os feitos, fatos, fotos e sonhos realizados, e ratificando nossos bons propósitos, seguirmos firmes nesta construção coletiva, guiados e guarnecidos pelas armas do bem...”


O quesito musical trouxe para a plateia show de Danilo Caymmi, Olívia e Francis Hime, mais um conjunto de Samba de Raiz. Se na chegada à festa se ouvia o canto dos pássaros, à saída escutava-se os poemas de Pio Rodrigues na voz angelical da neta Beatriz. Emocionante.

 

Edyr Rolim com os filhos Eduardo, Pio, Ricardo e Clóvis Jr.


André, Pio e Ticiana com o prefeito Roberto Claudio e Carol


Ticiana e Edson Queiroz Neto


LETRAS


Presidente Ubiratan Aguiar cuida da solenidade comemorativa do 123º Aniversário da Academia Cearense de Letras, próximo dia 16. Acontecerá uma homenagem póstuma aos empresários Airton Queiroz e Ivens Dias Branco e a abertura das inscrições para o Prêmio Osmundo Pontes de Literatura, 2017. A acadêmica Beatriz Alcântara será a oradora oficial. Tudo começa às 19 horas, no Palácio da Luz. Exige-se Passeio Completo.


O GRANDE...


Romeu Cysne Prado, do RC Centenário, foi agraciado com a Medalha do Mérito Rotário José Pompeu de Vasconcelos, quando das comemorações dos 42 anos do Rotary Club de Fortaleza Barra. Coube ao governador do Distrito 4490 de RI, David Gomes fazer a entrega. Esse foi mais um reconhecimento ao compromisso, dedicação e trabalho de Romeu ao movimento criado por Paul Harris, em 1905.


OLHO VIVO


Quem é mesmo aquele “empresário” de Brasília que comprou apartamento em Fortaleza, em prédio destinado a moradia familiar, e desafiando as regras da Prefeitura e as leis da natureza, como também as jurídicas, executa reforma sem documentação, sem alvará, sem comprovação de cálculos e agora, para completar, põe em risco a segurança do edifício, erguendo, clandestinamente, piscinas em balanço, para isso derrubando estruturas de sustentação, desprezando informações e restrições técnicas e legais que vedam qualquer peso adicional à edificação?


O ROMANTISMO


...envolveu o casamento de Naura Franco com Philip Cox realizado na Mansion House, na cidade de Newport (país de Gales). Depois, convidados foram recepcionados em restaurante italiano, marcando as lembranças de Milão, onde o casal se conheceu. Mantendo sua vocação de estilista,a noiva criou o próprio vestido em renda de Calais, cinza clarinho, uma releitura de um vestido de Jackie Kennedy dos Anos 60. Era todo bordado em micro pérolas e mini cristais Swarovsky. De Fortaleza, além de amigos, lá estavam a neta Isabela e a bonita Érika, filha de Naura. Foi ela que levou a noiva até ao noivo entre aplausos dos convidados.


Naura e Philip Cox com as daminhas Emily, Amber, Isabela (neta da noiva) e Neve. As três são netas do noivo


SAÚDE EM ALTA


- Médico Adalberto Barreto inicia, dias 18 e 19, seu programa de estudos e vivências para prevenir doenças e atrair saúde e bem-estar. Até dezembro, nos fins de semana, os encontros acontecerão na tranquilidade da Pousada Ocas do Índio, em Beberibe, localizada à beira do mar. Agora, para o próximo fim de semana, os temas serão “Cuidando e Dialogando com Meu Parkinson” e “Como Transformar a Herança Familiar em Lei Pessoal”. Mais informações: 9.9987.3210


PADRE NETO...


...fez, último domingo, nas missas que celebrou na Paróquia de São Vicente, uma homilia enfocando a missão do sacerdote no mundo. Destacou o lado humano de cada um, muitas vezes desconhecido pelos fiéis e também pela mídia, que ao ver um simples deslize, explora o assunto, sem observar este lado. E finalizou dizendo: se caem duas ou mais árvores da Igreja, a floresta permanece em pé. Perfeita figuração do religioso.


BELEZA


CAROL Bezerra, mantendo sempre sua simplicidade e o charme, identificou-se com a bolsa performática, assinada pelo amigo Mano Alencar (foto).


SELMA Pereira está agora recebendo e preparando as noivas para suas festas de casamento no SPA do Hotel Gran Marquise. Ser competente e chique é outra coisa.


LUCINHA Menezes esteve ontem, no Theatro José de Alencar, apresentando seu novo álbum denominado Lúcia. O show musical teve a participação do filho querido Artur Menezes. Respaldada pela assinatura de grandes mestres, a artista faz em seu repertório um resgate de artistas importantes da história da música brasileira. Sua voz é feliz, exala a alegria de estar cantando. O CD Lúcia tem produção de José Milton e arranjos e regência de Cristóvão Bastos e João Lyra, numa longa e prazerosa caminhada, porém, agora com duas participações especialíssimas: a de Chico Buarque e de Miúcha.


MOLDURAS


Empresário Alexandre Birman participa em Fortaleza do Save the Date organizado pela Meia Sola. Dia 17, das 17 às 21 horas. Todos acompanharão o lançamento da Coleção Resort 2018. Noite de moda, beleza e luxo, e recepção carinhosa de Tane Albuquerque, Maira, André e Cláudio.


Botanique. Esse foi o título da coleção e lançamento da Miss/Mano, último dia 9. O romantismo permanece revelando a magia, a beleza e o corpo.


MAIS, MAIS


Cantor Paulo Serpa José Benevides teve, mais uma vez, seu talento reconhecido e aplaudido. Recebeu última quarta-feira, na Assembleia Legislativa do Ceará, a Medalha Humberto Teixeira, maior comenda aos que contribuem para o enriquecimento da história e das artes.


Coube ao deputado Fernando Hugo, acompanhado da bonita Valéria, o discursos justificando a escolha alicerçada na vida e no trabalho do agraciado, onde a música, herança maior de toda a família, ocupa a mais destacada missão de Paulo José. Ele, ao agradecer, não conteve a emoção, deixando transparecer as lágrimas em vários momentos de liberdade de sentimento, principalmente o da gratidão. E de tanto amar as pessoas Paulo José terminou a solenidade oferecendo o seu melhor, a perfeita interpretação de Assum Preto, autoria de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, oferecendo depois duas outras músicas preferidas. Impulsionado por Fernando Hugo, vestindo todo o entusiasmo pela justa escolha do seu reverenciado, dois nomes aceitaram o convite para cantar: Sérgio Benevides, o professor e pai de Paulo José e Gustavo Serpa, o primo. Palavras e musicalidade dominaram assim uma cerimônia direcionada ao mais talentoso e bonito cantor da atualidade.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?