Logo O POVO+
Vá pra China
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Vá pra China


A AFIRMAÇÃO que por longo tempo foi um maldizer hoje é sinônimo de um convite atraente para negócios, turismo e cultura. A estimulação para aproximar o Ceará da China integra um grande projeto, alimentado pelos chineses e já na marcha dos intercâmbios. Prova disso é a presença de um grupo de 52 brasileiros participando do curso de Formação de Língua e Cultura Chinesa, iniciado de dia 1º e terminando hoje. Representando o Ceará está, entre os participantes, Sérgio Bayas Queiroz, representante da Câmara CCIBC no Ceará.


O CURSO realizou-se nas cidades de Beijing, Huangzhou, Suzhou e Xangai, na Beijing Chinese Language and Culture College e toda a programação foi traçada pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil China, através de seu presidente Charles Tang, defendendo que a imersão dos brasileiros na China demonstrará aos formadores de opinião a realidade de harmonia, crescimento e prosperidade daquele país.


VIGOR


A PAUTA do governador Camilo Santana, em Paris, durante dois dias (27 e 28), foi um entrelaçamento do sonho com uma realidade que produzirá muitos negócios e alegrias. Buscando internacionalizar Fortaleza, garantindo para isso a chegada de novos voos e a modernidade do Aeroporto Pinto Martins, ele teve reunião com diretores da Air France- KLM tentando convencê-los a decidir por Fortaleza na programação de voos da empresa aérea para Amsterdã e Paris. Aprovação de R$ 2 bilhões para tirar a cara de velho e de abandono do nosso aeroporto nos próximos três anos, diante da administração que vai acontecer pela Fraport. E Camilo encantou-se com o nível de qualidade dos serviços prestados pela operadora.


JÁ PARA início do segundo semestre, o governador reza todo dia o mistério da fé. Quer inaugurar o Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, no Eusébio, com uma unidade da Fiocruz e mais batalha o desejo de trazer para a área uma unidade do Instituto Pasteur, tendo mantido reunião com o presidente do IP fortalecendo sua voz na reivindicação.


NA COMUNICAÇÃO com todos, o governador não tem dificuldades de comunicação: fala francês e muito bem o inglês.


PARA A FAMÍLIA


1 ATRAINDO uma plateia de mais de 250 pessoas, aconteceu último dia 21, no Auditório Waldyr Diogo, da Fiec, o Seminário Geração Família, mais uma realização do O POVO, e concretização de um sonho da colunista. Muitos ali foram estimulados a aprender mais sobre o diálogo sincero e o relacionamento amoroso entre os familiares e a escola.


Socorro França e as primeiras damas Onelia Santana, Carol Bezerra e Ana Studart


Os conferencistas: Sérgio Levi, Daniel Hakin e Marcos Fernandes com a colunista


Marco Auréilo Ribeiro, Erotildes Honório e pe. Fernando Pontes


2 A educação, as dores do mundo, a violência, as práticas espirituais, a saúde emocional, a alimentação saudável, a crise do afeto, mais a instituição familiar, o perigo das redes sociais, a presença de Deus na família, as manifestações de carinho e a crise do afeto, foram temas que desfilaram na grande passarela de informações e orientações do grande evento. Pais, educadores (diretores do Colégio Master, Herbenni e Nazareno de Oliveira compareceram), funcionários públicos, grupos de amigos, voluntários, artistas, integrantes da Alfe e BPW, e estudiosos do tema Família disseram “presente” e foram privilegiados em ter no mesmo lugar palestrantes de alto nível.


PERSONAS


Integrantes da Sociedade Consular do Ceará


Romulo Soarez, Lêda Maria, Vicente Rojas e Javier Yugar


Helena Demis, Juan Carlos e Janusa Brasil


PERU TEM Javier Yugar como seu cônsul no Ceará. Uma noite de charme e alegrias marcou a escolha do médico, cercando-se do embaixador Vicente Rojas e de representantes da Sociedade Consular do Ceará, além do filho Pedro e outros familiares. Recebendo palavras de estímulo ao novo trabalho por parte dos consules, Javier ouviu Airton Teixeira (Belize, EEUU); Annette de Castro e Marcus Castro (Noruega e Holanda); Verônica Barbazan ( Espanha); Mauricio Duran (Colombia); Kurt Kahla (Dinamarca); Zezinho Zanotchi (uruguai);z Roberto Misici (ITtália); Fernanda Jensen (França), Roberto Marinho (Cabo Verde), além de Janius Fuzesi Jr. e Janius Cavalcante Fuzesi (Hungria).


GRUPO DE CONVIDADOS também recepcionados pelo casal Gina e André Jucá, era formado por Rômulo Soarez, jornalistas Lêda Maria Souto e Helena Demmes; Maninha Martins, José Dias de Macedo Neto acompanhado de Manoela Barbasan e as esposas dos consules.


FLORAÇÃO


OUVIR Geraldo Luciano, vice-presidente de Investimentos e Controladoria e de Relações com Investidores de M. Dias Branco S/A, dizer que depois dessa crise perigosamente reinando no cenário brasileiro, haverá nova retomada na abertura de capital do País, é fechar os olhos e ver uma floração vigorosa banhando a terra e os nossos corações sofridos.


EMPREENDER GEEK


SANA realiza a terceira edição do Empreender Geek, um espaço para apresentação de cases, palestras, projetos, iniciativas e realização de negócios, para os que pretendem empreender em áreas vinculadas ao setor criativo. O projeto Empreender Geek, acontece dentro da programação do Sana durante os dias 14, 15 e 16 de julho no Centro de Eventos do Ceará e atrai negócios focados principalmente em tecnologia, internet, games, música e entretenimento. “É um espaço de formação de networking e apoio às iniciativas inovadoras para que se aumente o dinamismo da economia local e regional, independentemente da área, seja de serviços, produtos ou soluções”, explica Igor Lucena, diretor do Sana 2017.


APLAUSOS


O REITOR da Universidade Federal do Ceará, professor Henry de Holanda Campos, e a diretora do Centro de Humanidades, professora Vládia Maria Cabral Borges, convidam para a solenidade de entrega do título de Professor Emérito daquela casa ao professor e príncipe dos poetas José Linhares Filho. Será dia 13 de julho, às 19 horas, no Auditório da Reitoria.


ARISTÓFANES...


...CANAMARY teve tudo para festejar o dia 30. Primeiro foi seu aniversário, segundo recebeu mais uma comenda: a Medalha do Mérito Rotário José Pompeu de Vasconcelos Filho, destinada a rotarianos que desenvolvem serviços notáveis e relevantes em prol do Rotary Club de Fortaleza Barra e da causa rotária. Passadas as comemorações segue com toda família para Bariloche, atraído pelo frio do local, nesta época do ano.

 

TRIBUNAL de Justiça do Ceará tem agora dois novos desembargadores: Mauro Ferreira Liberato e Francisco Carneiro Lima, na foto com o presidente, des. Glayson Pontes Posse primeira quinzena de julho.

 

ELES


VICENTE Alencar, jornalista e escritor fez palestra para as integrantes da Sociedade Amigas do Livro, última quarta-feira, abordando tema que domina: Dona Bárbara de Alencar, a 1ª heroína cearense. Beatriz Alcântara e Lúcia Filgueiras Lima foram as anfitriãs da reunião.

 

LUIZ Marques, o batalhador pela existência e funcionamento da Santa Casa de Misericórdia, completa 80 jovens anos dia 7 de julho. A amada Regina Cláudia e os filhos dele Andréa, Adriana e Luiz reunirão os amigos no Barbra’s Eden para festejar.


SULIVAN MOTA...


...RECEBEU dia 29, na Câmara Municipal de Fortaleza, a maior honraria da Casa: Medalha Boticário Ferreira, proposição da vereadora Larissa Gaspar. Seu testemunho de médico e professor e sua missão de apóstolo do bem exercida com total dedicação junto ao Iprede, salvando crianças e formando a família delas para saber cuidá-las, são elementos suficientes para indicá-lo a toda homenagem e reconhecimento do Ceará.


ELAS


FOI para Ana Carolina Fontenele, empresária da Diamond Design, a surpresa organizada na loja do RioMar, festejando sua troca de idade.


MATUSAHILA Santiago, dedicada presidente da Academia Cearense de Cultura e Arte, mais feliz com o registro e elaboração de seu projeto para dinamizar essa sua mais nova realização.


MARIA Vanda Sá destacando em sua loja de presentes as joias e medalhas para o Dia dos Pais, além de uma coleção diversificada de porta-retratos.


GABRIELA Castro e Sônia Couto movimentaram a reunião do Consórcio Harmonia, no Barbra’s Eden, onde a decoração e a orientação do cardápio assinadas por Barbara Freire são sempre uma garantia de sucesso do evento. Teve roda de boleros com muitas mostrando o potencial vocal, até então oculto como Josilda Belchior, Suely Belém, e Cleusa Ponte.


ENTRE FADOS


EMPRESÁRIO Clodormir Girão, acompanhado de suas amadas mulheres Constanza (filha) e Adriana (esposa), veio a Fortaleza matar saudades do filho Eduardo. Amanhã segue com a família para dias de lazer em Portugal e Espanha, com parada no Santuário de Fátima.


DESEMBARGADORA Edite Bringel escolheu também Portugal de Fernando Pessoa para contemplar o rio Tejo e mais outras belezas da terra. Vai encontrar as sobrinhas lá residentes


AGRICULTURA


PARA matar a saudade do sertão, acontecerá de 30 de junho a 2 de julho, no Parque de Exposições Governador Cesar Cals, a X Feira Cearense de Agricultura Familiar. Entre as atrações Casa de Farinha e Engenho, apresentações culturais, venda de artesanato, comidas típicas e exposição de animais.


MESTRES DA CULTURA


AGORA eles são 80 e ganham mais apoio e divulgação pelo trabalho valioso que realizam. O governador Camilo Santana cumpre uma das metas do Plano Estadual de Cultura, que inclui diretrizes para a valorização da cultura popular tradicional ao nomear mais 20 Mestres da Cultura. Eles são reconhecidos como difusores de tradições, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e experiências às novas gerações. “O programa Mestres da Cultura se tornou um referencial do Ceará para o Brasil, recebendo, à época de sua criação, prêmio do Ministério da Cultura, pela qualidade e pelos efeitos da iniciativa”, Fabiano dos Santos Piúba, secretário da cultura.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?