Logo O POVO+
Auriculoterapia alivia as dores da chikungunya
Foto de Lêda Maria
clique para exibir bio do colunista

A jornalista, poeta e escritora Lêda Maria escreve sobre política, cultura e sociedade. É autora de duas edições do livro ''Memória Gastronômica das Famílias Cearenses'' e participante de várias antologias nacionais e internacionais, como ''A Literatura das Mulheres da Floresta'' e ''Assim Escrevem as Brasileiras''.

Lêda Maria comportamento

Auriculoterapia alivia as dores da chikungunya


O GRUPO de Atenção Integral e Pesquisa em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (Gaipa), registrou no último ano aumento da demanda de pacientes com sequelas causadas pela febre chikungunya. A partir dos resultados positivos do tratamento com o uso da auriculoterapia – um tipo de acupuntura em pontos das orelhas, sem a utilização de agulhas –, o coordenador, Prof. Bernardo Diniz Coutinho, está mais feliz, revelando que a eficiência da auriculoterapia no tratamento da dor e da incapacidade dos pacientes com febre chikungunya, “pode ser notada nas primeiras aplicações”.


RESTRITO ainda para a população residente nas áreas próximas ao Posto de Saúde Anastácio Magalhães no bairro Rodolfo Teófilo, território onde o Gaipa atua, a aplicação da auriculoterapia é, mais que um tratamento seguro, de baixo custo. Bem que esse benefício deveria receber recursos para ser ampliado aos muitos que sofrem as reações violentas causadas pela doença.


OUTRAS informações podem ser obtidas na página do Gaipa no site do Departamento de Fisioterapia (https://goo.gl/Ch32rd) e na página do Grupo no Facebook (facebook.com/gaipaufc). Tem também os telefone: 85 3366 8632 / e-mail: gaipa@gmail.com


ESPELHO

GARANTINDO que quer ampliar o acesso ao cidadão de Fortaleza, o presidente da Câmara Municipal, vereador Salmito Filho, promete trazer para o Portal da Casa o máximo de informações. Hoje a CMF é a unidade de capital com maior transparência dos trabalhos legislativos do País. Também, Salmito festeja: todas as informações da Casa já estão no Portal da Transparência do Tribunal de Contas dos Municípios. Seriedade e determinação é isso!

 

DIA DE BRINCAR

TANTO as crianças como os adultos que ainda possuem o mundo infantil em parte de sua vida devem aproveitar. A Universidade Federal do Ceará preparou hoje, uma programação especial comemorando o Dia Mundial do Brincar. Tudo é gratuito. No bairro Benfica, a Faculdade de Educação (Faced) promove, das 9h às 13h, visita à brinquedoteca, oficinas de artes, música e bonecas de pano, cantigas de roda, brincadeiras tradicionais e contação de história. A atividade é voltada para o resgate da brincadeira como parte importante do desenvolvimento da criança e integra um movimento mundial pelo direito de brincar.

JÁ NA CASA de José de Alencar, equipamento cultural da UFC no bairro Messejana, ocorre a sexta edição do Brincar na UFC – um direito de todos. Com idealização do Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (Celula, www.celula.ufc.br) e apoio da Pró-Reitoria de Extensão, o evento promoverá uma manhã lúdica, das 8h às 11h, com oficinas de brinquedos de sucata e de papel, oficina de dança africana, pintura de rosto, canto da leitura, contação de histórias, brincadeiras de corda, pula-pula, cama elástica, apresentações musicais e outras atividades.


SANTA CASA

DIANTE DA crise que abala a Santa Casa de Fortaleza, provocada pela não liberação de recursos já autorizados pelos órgãos oficiais do governo e também pela ausência de um projeto de doação via ministério/secretaria de saúde do Ceará, o “Grupo Amigos da Santa Casa” realiza terça-feira, dia 6 de junho, tarde beneficente, com um bingo apresentando valiosos brindes. Local: Ideal Clube, 16 horas.

AMOROSIDADE

IRMÃOS queridos Adauto e Humberto Bezerra, sempre gostando de festejar a idade entre as famílias e os muitos amigos, marcaram para o dia 3, às 21 horas, no La Maison, Salão Mar, os festejos pela chegada da nova idade. Pedem em vez de presentes, doações de lençóis de solteiro e fraldas geriátricas, para os doentes assistidos pela Santa Casa. Para animar a festa o quesito musicall Paulo José e orquestra.

 

TASSO JEREISSATI

PODE NÃO ocupar a presidência do Brasil, aos 69 anos, neste tempo de tanta perturbação e destruição, mas estará sendo reconhecido como um senador de mãos limpas, ideias sérias e sólidas e dono de um currículo onde seu trabalho e sua carreira política espalham luz em vez de trevas, respeito em vez de irresponsabilidades, acolhendo sempre os fluidos de suas caminhadas cheia de sol.

 

PENSANTES...

...SE ENCONTRAM dia 30, ao meio-dia no Ideal Clube. Acontecerá a coroação de Nossa Senhora, envolvendo o cenário de muitas orações, músicas e confraternização. Depois, o almoço será servido com troca de louvação à Maria, mãe de todas as mães. As integrantes do grupo e suas convidadas deverão vestir branco, símbolo da paz tão necessária à sociedade brasileira.

VITÓRIAS


Raphael e Alaane com as filhas Raphaela e Rebeca


Raphael com os pais Wellington e Lúcia Carneiro e Alaane


O momento do carinho e brinde à Rosiam, mãe de Alaane


“0 MELHOR para este momento de crise, envolvendo todo o País, é ampliar nossas forças, e investirmos no trabalho e na fé em Deus. Sempre, faço assim e hoje vejo os frutos. A Remacon completa 15 anos”. A declaração vem de Raphael Carneiro, e serve de lição para quem entra na contra mão vestindo-se de pessimismo.


A DATA FOI intensamente comemorada em festa no La Maison Coliseum, e Raphael dividiu as alegrias com a amada mulher Alaane e as filhas Raphaella e Rebeca, mais os muitos amigos e os funcionários da empresa. Interrogados sobre as vitórias conquistadas, Alaane e Raphael foram precisos: “este é um grande presente de Deus em nossas vidas”.


FAMÍLIA E MUDANÇAS

ACONTECERÁ em Fortaleza um dos mais importantes programas. O seminário “Geração Família, novos tempos, novos desafios e novos vínculos afetivos”. É direcionado aos pais, educadores, orientadores e estudiosos dessas transformações ou os novos mundos envolvendo a criança e o adolescente. Buscando a compreensão e o fortalecimento da família o evento está marcado para o dia 21 de junho, no auditório Waldyr Diogo, da Fiec. Mais detalhes pelo fone: 9.9986.8689.

 

FIEC - MARCAS HISTÓRICAS

OS DISCURSOS proferidos quando da Festa do Dia da Indústria pelo presidente da Fiec, Beto Studart, pelo representante dos agraciados Carlos Prado e pelo governador do Ceará, Camilo Santana, coincidiram na linguagem e no desejo. Em todos a plateia formada por lideranças classistas, empresários, autoridades e convidados especiais acompanhou a convocação para que todos permanecessem unidos e firmes nesse momento difícil para o Brasil. O governador foi taxativo: “alimentemos o propósito maior de transformar nosso Ceará em lugar cada vez melhor e mais desenvolvido. Esse momento do País deve ser, cada vez mais, de responsabilidade, diálogo e pactuação”. Outra harmonia de palavras veio com todos saudando Consuêlo e lembrando através dela e da família a personalidade do grande Ivens Dias Branco, o empreendedor que fez a história do Ceará.

 

DESDE O início da solenidade o clima girava em torno de criações e conquistas mostradas no belo espetáculo do Grupo Araras Criações, Uma Poética da Transformação.


A NOITE DE homenagens repetiu o reconhecimento àqueles que desenvolvem trabalhos em prol do Estado, e souberam ser aclamados pela Fiec, organizando para eles uma festa nas cores dos ideais de Beto Studart. Governador Camilo Santana foi agraciado pela Confederação Nacional da Indústria com a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, entregue pelo presidente da Federação das Indústrias do Ceará e pelo representante da CNI, Francisco Benevides Gadelha. Já os industriais Carlos Prado, José Carlos da Gama e Everardo Ferreira Telles receberam a Medalha do Mérito Industrial, da Fiec.


SEMINÁRIO MULHER...

...E TRABALHO- avanços e conquistas levou para o auditoria da FCDL o ministro do TCU Ubiratan Aguiar e a advogada Camila Borges para expor à plateia dois temas relevantes: ele “A História e a Evolução da Mulher no Mercado de Trabalho; ela “Visão Diferenciada Homem e Mulher” começando por uma séria colocação sobre os problemas que envolvem as crianças cujas mães as deixam na companhia de babás ou da televisão para irem trabalhar.

A ABERTURA do evento foi feita pelas presidentes Fátima Duarte (BPW) e Selma Cabral (Alfe), cabendo ao vice-presidente da FCDL, Bosco Macedo, a saudação de boas vindas para todos os participantes. Ao final, entre aplausos, os palestrantes ofereceram informações valiosas aos seminário firmando a importância da mulher no exercício profissional e no desenvolvimento de uma nova sociedade. Grau 1000.


Graça Ferreira, Fátima Duarte, Selma Cabral e Penha Moura


Mesa formada por Camila Duarte e Ubiratan Aguiar, palestrantes


MOLDURAS

CORONEL Luiz José S. Benício, arma Cavalaria do Exército Brasileiro, foi agraciado com a Medalha General Eudoro Corrêa, concedida pelo Colégio Militar de Fortaleza. A entrega ocorrerá dia 2, às 19 horas, naquela unidade. Também, Cel. Benício foi convidado e aceitou compor a diretoria do Círculo Militar de Fortaleza. Para um carioca residente em Fortaleza, é muito reconhecimento e alegria.

ENCONTRO Latino Americano de Terapeutas Comunitários,, acontecendo no Chile, tem hoje palestra do Dr. Adalberto Barreto, apresentando a experiência comunitária desenvolvida no Projeto 4 Varas, no Pirambu. São 32 anos de um trabalho intenso e vitorioso, curando a dor da alma e o sofrimento de centenas de pessoas necessitadas de ajuda e compreensão


DE SEGUNDA a sexta-feira o trabalho de uma equipe altamente capacitada, oferecendo tratamento para as doenças e dores no joelho e no quadril. É o Instituto Trata comandado pelo fisioterapeuta Igor Montenegro. Ele tem teorias e experiências já consideradas valiosas. Fone: 3263.2717.


REALIZANDO

PRESIDENTE Gastão Bittencourt conduzirá mais uma edição da grande festa de entrega da Medalha Clóvis Arrais Maia. Será segunda-feira, 29, às 19h30min, no Buffet Lulla’s Plazá. O agraciado deste ano é o senador Eunício Oliveira. A comenda João Luiz Ramalho vai para o diretor regional do Sesc/SP Danilo Santos de Miranda e a comenda José Leite Martins para os empreendedores Mana e Manoel Holanda, há mais de 35 anos colaborando com a expansão dos eventos e negócios de moda no Ceará. No mesmo dia pela manhã, 8 horas, o presidente Gastão inaugurará a nova sede da entidade na Rua Pereira Filgueiras, 1070.

 

RECONHECIMENTO

O PRESIDENTE do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, recebeu a Medalha Grande Mérito da Polícia Militar. A comenda foi entregue nessa quarta-feira (24/5), pelo Comando Geral da PM do Ceará. A iniciativa fez parte das comemorações de 182 anos de existência da corporação. A honraria é destinada a destacar personalidades que tenham contribuído de forma singular para a missão da instituição. “Tenho que agradecer à Polícia Militar por receber essa comenda tão significativa para qualquer cidadão. É uma instituição gloriosa e nós devemos muito pelo serviço por ela prestado. É um orgulho para qualquer cearense”, disse o presidente.

 

Foto do Lêda Maria

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?