Logo O POVO+
O velho Chico
Foto de Henrique Araújo
clique para exibir bio do colunista

Henrique Araújo é jornalista e mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Articulista e cronista do O POVO, escreve às quartas e sextas-feiras no jornal. Foi editor-chefe de Cultura, editor-adjunto de Cidades e editor-adjunto de Política.

O velho Chico


Alguém me perguntou se eu acho que o Chico ficou velho cantando essas coisas de largar mulher e filho por causa de um amor vadio em pleno século XXI. Está na nova música, Tua cantiga, de que muita gente gostou, mas eu achei meio preguiçosa. Parei e pensei: bom, o cara é artista, canta o que bem entende, nem tudo que canta é verdade, tampouco o fato de tratar disso numa canção significa que concorde com o que diz. É como acusar um escritor de racismo porque seu personagem defende a segregação. Ou um diretor de cinema de homicídio porque o protagonista do filme matou uma pessoa.


Mas depois lembrei do Ney e do Johnny Hooker e toda aquela confusão porque o Ney, que é um monstro mas não está acima do bem e do mal, disse que, antes de ser gay, era humano. Eu entendo o Ney. E entendo quem discorda dele. Entendo quem acha que o Ney não pode ser criticado e entendo quem olha pro Ney e fala: esse cara está datado. E entendo mais ainda que alguém acredite que tem o direito de dizer como quer ser visto, o que não quer dizer que tenha controle sobre como é visto de fato.


É o que anda acontecendo com o Chico. De modo geral, é o que anda acontecendo com muito homem, mas o caso do Chico é especial porque o Chico é o Chico. Tanto que dispensa o sobrenome. Dizemos Chico apenas, e todo mundo sabe que não se trata do Chico da linha Antônio Bezerra/Messejana ou do Chico que vende tapioca na esquina da avenida da Universidade, mas do Chico de Futuros amantes, Olhos nos olhos e Pedaço de mim. O Chico que fala à alma feminina com intimidade.


A questão é que essa alma está mudando, e nisso muito cabra vai ficando pelo caminho. Não sei se vale pro Chico. Não tem a ver com idade ou classe social. Eu, por exemplo – e aqui não vai nenhum exercício público de autocomiseração para expiar os pecados e assim passar por bom moço –, às vezes me pego tentando justificar as próprias mesquinharias com malabarismos retóricos e as velhas desculpas que me fazem pensar no meu pai, de quem não sou tão diferente.


E aí vem o cara da música do Chico cantar, vazando um romantismo desbragado: eu deixaria tudo pra ficar contigo. Tudo é tudo mesmo, família, casa e trabalho. Nada que Amado Batista e Reginaldo Rossi já não tenham dito de maneira menos sofisticada. O problema é Chico dizê-lo. O problema é Chico repeti-lo.


Entendo que parte das mulheres tenha achado esse trecho de Tua cantiga tão brega e deselegante quanto “um arroto no meio do beijo”, como escreveu a produtora Flávia Azevedo no artigo O amor datado de Chico Buarque. Entendo que esse lirismo ordinário do compositor não sensibilize mais a alma empoderada de hoje. Entendo que o assunto tenha alimentado facções pró e contra Chico.


Mas entendo também que cantar o amor é uma experiência que resiste ao discurso politicamente correto – o amor às vezes é amoral. Entendo que largar filhos e mulher já foi uma metáfora romântica, mas hoje é apenas signo de um tempo atrasado em que esposa e criança integravam o mesmo pacote ao qual o homem dava as costas quando se enrabichava. E entendo que, entre o velho e o novo, talvez não haja uma distância assim tão grande.

Foto do Henrique Araújo

Política como cenário. Políticos como personagens. Jornalismo como palco. Na minha coluna tudo isso está em movimento. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?