Logo O POVO+
As estrelas Michelin
Foto de Gastronomia
clique para exibir bio do colunista

Gastronomia vida & arte

As estrelas Michelin

NULL (Foto: )
Foto: NULL

[FOTO1] 

As Estrelas Michelin estão no sonho da grande maioria dos chefs de cozinha do mundo. Tenho um jovem aluno talentoso, de 15 anos, que frequenta meus cursos de Gastronomia e cujo sonho é ganhar a primeira estrela Michelin aos 22 anos.
 

O Guia Michelin, que classifica os restaurantes, foi criado em 1900 pela empresa fabricante de pneus para ajudar motoristas a encontrar bons restaurantes pelas estradas. O Guia foi se aprimorando e virou referência no mundo gastronômico. Os melhores restaurantes são classificados em:
1 Estrela Michelin – Cozinha Requintada – Vale conhecer!
2 Estrelas Michelin – Cozinha Excelente – Vale o desvio de caminho!
3 Estrelas Michelin – Cozinha Excepcional – Vale a viagem!
 

O Guia Michelin chegou aos Estados Unidos em 2005, à Asia em 2007 e ao Brasil em 2015. Na última segunda-feira foram anunciados os restaurantes estrelados em São Paulo e no Rio de Janeiro, em uma concorrida cerimônia realizada no Hotel Unique em São Paulo. Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil continua tendo somente um restaurante com duas Estrelas Michelin – o paulistano D.O.M. do chef Alex Atala. Nenhum restaurante brasileiro alcançou ainda a cotação máxima de três estrelas. Um total de dezoito restaurantes – 12 de São Paulo e 6 do Rio de Janeiro – receberam a honrosa e disputada 1 Estrela Michelin. E finalmente 33 restaurantes foram classificados na categoria “Bib Gourmand” (bons e baratos).
 

Não vou colocar esta lista aqui, mas vou tecer alguns comentários e opiniões:
– O grande número de restaurantes na categoria “Bib Gourmand” reflete o momento de crise, quando as pessoas procuram o bom e barato.
– O Guia Michelin premia trabalhos de valorização da gastronomia local (exemplos: D.O.M., Maní, Esquina Mocotó e outros).
– Os resultados dos restaurantes japoneses mostra o caminho da valorização do tradicional e demonstra que está passando o modismo dos sushis contemporâneos.
– Há muito espaço para os jovens talentos brasileiros para buscar as cobiçadas 3 Estrelas Michelin.

 

Foto do Gastronomia

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?