PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Verrerie d'Art

2017-07-07 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Auguste Jean (Paris, 1830-1890) certamente serviu de inspiração para uma geração vindoura. O estilo japonesque distingue os vasos, floreiras, solifleurs e bowls do brilhante maitre vidraceiro. O formato assimétrico, complicado, pouco usual para os padrões da época, com apliques de répteis, mais o esmalte em ouro, sinalizam a autoria. Alguns críticos a ele creditam ser o precursor da art nouveau.


ANTIQVES

Goldscheider, fundada em 1885, em Viena, é responsável por um rico catálogo em peças art nouveau e deco feitas de cerâmica, faiança, bronze ou terracota, com o bem aplicado uso da policromia. Foi a mais influente cerâmica da Áustria. Sugiro, ao precioso leitor, uma vista no espólio de Friedrich Goldscheider, fundador da companhia.

DIONISIO DEL SANTO

A destreza na serigrafia, no que tange ao uso de paralelas, fez com que esse capixaba dedicasse grande parte da sua engenhosidade ao cinetismo, recurso da Física que permite a mutação da obra conforme o ângulo de observação. Pintor e poeta, Dionisio del Santo é um dos percussores da gravura espontânea.

 

PROVA DOS NOVE

Aquela garrafa que não abrimos por falta quorum... A dúvida cruel: será que o rótulo está bouchonné? Estaria no ponto alto da maturação? Doravante, a tecnologia do Coravin permite que bebamos por taça, sem que tenhamos que desenrolhar o vinho.

 

BRONZE

Jules Felix-Coutan foi um dos mais importantes escultores do final do século XIX. Sua genialidade pode ser contemplada nas fachadas do museu parisiense de História Natural e na Grand Central Terminal de Nova York, respectivamente com os trabalhos intitulados O Caçador de Águia e Glory of Commerce.

 

POOR ART

Michelangelo Pistoletto situa-se no pináculo do movimento, surgido nos anos 1960, na Itália, dita “arte pobre”. O discipulado utilizava madeira de demolição, plásticos, metais, areia, jornais, enfim, toda sorte de materiais de fácil acesso. Os insumos descartados pela sociedade, e adotados pelos membros da corrente vanguardista, transportavam, na essência, a crítica ao consumismo, estandarte do movimento da arte povera. Outro aspecto, da manifestação em questão, é que a corrente ia de encontro aos axiomas estabelecidos pela esfera tradicional.

 

VETERAN CAR

Ele também ficou conhecido como Uirapuru. Feito pela brasileira Brasinca, o esportivo 4200 GT veio com três carburadores e 155 hp, atingindo a velocidade 100 km/h na primeira marcha. O coupê deu muito o que falar no Salão do Automóvel de 1964. Sua produção, resumida em 76 unidades, dado o alto preço, encerrou no ano de 1967.

 

OITAVA ARTE

Cecil Beaton conviveu com as personalidades mais importantes de seu tempo. Passaram pelo seu estúdio artistas, costureiros, produtores, políticos, intelectuais, socialite... A Casa de Windsor, real clientela, lhe concedeu o título de “sir”. Malgrado, o obturador de Beaton também registrou a guerra. A produção, da câmara-escura de Cecil, muitas vezes, iria se opor às suas revelações, algumas acerbas e indosadas, acerca de seus retratados. Aqui, captada por Beaton, a expressividade da modelo Leslie Lawson. Detalhe, hoje, é sexta: say cheese, say prunes, olha o passarinho!

MAKE A WISH

De idade nova: Natalia Pontes e Paulo Teles Neto

D’APRÈS

Uma cara figura falou-me acerca do Raisonné de um pintor cearense, nascido no século XIX. Perguntei: serão incluídas as telas psicografadas? Não perdi o amigo, tampouco a piada.

 

Adriano Nogueira

TAGS