PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Inconsistências (1)

2017-07-01 17:00:00
NULL
NULL

As estimativas populacionais e financeiras adotadas pelo governo Temer para definir o déficit da Previdência Social estão baseadas em projeções que registram vícios e podem comprometer os cálculos finais. O alerta foi feito por pesquisadores que participaram de audiência pública na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência Social, em Brasília. Os pesquisadores integraram uma equipe que estudou as projeções governamentais relativas à Previdência Social, com base nos documentos da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2002 a 2017. INCONSISTÊNCIAS (2) A análise resultou na publicação “A Previdência Social em 2060: as inconsistências do modelo de projeção atuarial do governo brasileiro”. Durante a reunião da CPI, o pesquisador da Universidade Federal do Pará, Carlos Patrick da Silva, criticou duramente os parâmetros utilizados pelo governo para elaborar as projeções de receitas e despesas previdenciárias. Ele destacou, como exemplo, os dados sobre o mercado de trabalho. A base usada pelo governo para as projeções até 2060 são os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2014. INCONSISTÊNCIAS (3) “Se eu pego o mercado de trabalho de 2014 e congelo, e digo que ele nunca vai mudar, estou dizendo que o meu cenário para o mercado não vai ter crescimento, não vou ter aumento de emprego. Isso impacta muito na projeção de receita, não há como ter uma melhora na receita”, considerou. O senador José Pimentel (PT),ex-ministro da Previdência, sugeriu ao presidente da CPI, Paulo Paim (PT/RS), que o tema seja discutido com o presidente da Comissão Mista do Orçamento , senador Dario Berger (PMDB-SC); e o relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, deputado Marcus Pestana (PSDB/MG).

[FOTO2] PARA A MENINADA Boa notícia para quem está com a criançada de férias em casa:a Caixa Cultural montou programação de 8 a 30 deste mês, cheia de espetáculos infantis. A primeira atração é a peça Estórias Brincantes de Muitas Mainhas, embasada em obras literárias nacionais. Nos dias 14, 15 e 16, estará em cartaz o espetáculo Tupiliques ( foto), uma mistura de dança, teatro, percussão corporal em movimento e humor. A Companhia Linhas Aéreas se apresenta dias 22 e 23 com a peça A Pulga do Arquiteto, que promete mostrar como é divertido poder mudar o mundo. Fechando o mês, de 28 a 30 , é a vez da peça Cadê Meu Herói. Ingressos à venda na bilheteria da Caixa Cultural na (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema).  

SEM RESPOSTA Indagação que está sendo feita por muita gente e ainda não apareceu uma resposta consistente: por que diante de tanto descalabro do âmbito do governo federal, mais precisamente na presidência da República – afinal, o presidente é denunciado por corrupção - o povo brasileiro se mantém inerte? Se alguém sabe, por  favor nos mande dizer. 

DÚVIDA Afinal de contas, o governador Camilo Santana apoiará Lula (PT) ou Ciro Gomes (PDT), se eles forem candidatos a presidente da República no próximo ano? Afaga um, afaga outro... MERECIMENTO Jesualdo Farias, atual secretário de Cidades do governo estadual, ex-reitor da Universidade Federal do Ceará,ex-secretário de Educação Superior do MEC, recebe amanhã (3),a Medalha do Mérito Parlamentar João Otávio Lobo, proposta pela deputada Fernanda Pessoa. A solenidade será às 18h no plenário da Assembleia Legislativa. [FOTO1] 

POLO UNIVERSITÁRIO Inaugurado em Fortaleza o Polo Universitário Santo Inácio. A iniciativa reúne o Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica); a Universidade Católica de Pernambuco; o Colégio Santo Inácio de Fortaleza e o movimento de educação popular Fé e Alegria.O Polo já chega oferecendo duas pós-graduações: Direito Administrativo e Gestão de Aprendizagem.Na foto, Padre Pedro Rubens,reitor da Universidade Católica de Pernambuco; Albanisa Gomes,diretora do Colégio Sto. Inácio;Francimeyre Freire,do Fé e Alegria,e prof. Manoel Messias,reitor da Unicatólica.

 

Miudezas

 

O MÚSICO ALMIR SATER chega ao palco do Teatro RioMar Fortaleza, acompanhado de sua viola caipira, para cantar grandes clássicos de sua carreira como “Tocando em Frente”, “Chalana”, “Um Violeiro Toca”, entre outros grandes sucessos.Será quarta-feira (5) às 21h. A COMUNIDADE Católica Shalom, que está completando 35 anos de fundação, será homenageada em sessão solene, na Assembleia Legislativa quinta-feira(6) às 19h, no Plenário 13 de maio. A iniciativa é do deputado Carlos Matos (PSDB),membro da comunidade. CLIENTES DO NORTH Shopping podem usufruir de um espaço coworking localizado no Piso 2.Uma boa para quem quer estudar, planejar, ler um livro ou fechar negócios . AS 32 CESTAS BÁSICAS com 475 kg de alimentos, arrecadadas durante as inscrições para a Copa Sest Senat de Futebol Society foram entregues à rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids.

Inês Aparecida

TAGS