PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Os passos para uma musculatura definida

2017-08-06 01:30:00
NULL
NULL

 

Por Roberta Fontelles Philomeno

[FOTO1] 

1 O sonho de desfilar por aí um corpo com músculos perfeitos não é tarefa das mais fáceis. Vai muito além de apenas diminuir o percentual de gordura e passar horas na academia. Na verdade, temos de montar plano de ação capaz de aumentar a massa magra, para só depois defini-la.


2 O médico endocrinologista e nutrólogo Daniel Frota (CRM 12244) diz que a facilidade de ganhar músculos vai depender do sexo (homens têm mais facilidade que as mulheres), da genética, da prática de exercícios físicos direcionados, com carga apropriada, tempo de treino adequado e periodicidade.


3 A alimentação também é fundamental e passa longe de ingerir apenas clara de ovo. “Tem de haver distribuição correta no aporte de proteína, fibra e carboidrato, ajustada de acordo com a necessidade de cada paciente”, diz. Também são importantes na construção dos músculos a proteína isolada (whey protein), o BCAA (aminoácido de cadeia modificada) e a glutamina. “Substratos que ajudam no processo e a quantidade vai depender do corpo de cada paciente”.


4 Importante ainda o ajuste hormonal e metabólico. “Se a tireoide tiver em déficit, a testosterona e cortisol desregulados, o resultado não será satisfatório”. Em relação à suplementação, Daniel Frota esclarece que, para boa parte dos pacientes, “dá para montar uma alimentação que atenda às necessidades do corpo, sem precisar de suplementos”.


5Em relação à sensação de que ganhar músculos definidos é bem difícil, o médico desmistifica: “Muitas vezes parece difícil, porque o paciente primeiro terá de ganhar músculos para depois definir e ainda reduzir o tecido adiposo subcutâneo (gordura localizada sob a pele), que esconde os músculos trabalhados”. Isso requer uma regularidade dos exercícios físicos, equilíbrio hormonal e metabólico, uma alimentação e suplementação personalizadas.


Bate-pronto

O cirurgião do aparelho digestivo José Walter Feitosa Gomes, sócio da clínica Endoscopy, no Harmony Medical Center, indica os exames capazes de prevenir doenças no aparelho digestivo. Ele é especialista em coloproctologia, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e da Sociedade de Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica.


O POVO - Quais os exames capazes de prevenir doenças no aparelho digestivo?

JOSÉ WALTER FEITOSA GOMES - Nossa especialidade cirúrgica tem como dever promover a saúde, orientando os pacientes a fazer exames de prevenção como endoscopia, colonoscopia, ultrassom abdominal e exames laboratoriais de rotina, buscando diagnosticar doenças em estágios inicias, evitando complicações graves e oferecendo uma cirurgia assertiva (convencional, laparoscópica ou robótica) para resolução de tal patologia.

OP - Qual a função do aparelho digestivo?

Gomes - Obter dos alimentos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, reprodução, locomoção, batimentos cardíacos, respiração etc. Isso é, toda a energia e substratos necessários para a promoção e manutenção da vida.

OP – Como é formado um cirurgião do aparelho digestivo?

Gomes - A formação básica é de dois anos de residência em cirurgia geral e a especialização de dois anos em cirurgia digestiva, tendo como área de atuação operar doenças do aparelho digestivo, como colelitíase (pedra na vesícula), refluxo gastroesofágico, obesidade, tumores, além de patologias como apendicite e hérnias da parede abdominal.

 

GALERIA

O lançamento do O POVO Anuário do Ceará 2017-2018 foi muito prestigiado. Festa glamourosa, no Viriato Buffet. Decoração Gil Santos Conceito. Iluminação e estrutura Luz & Cia. Equipamentos CSI Locações. Modelos UModel. Foto e filmagem da Phocart Produções. Convites da Gráfica Prints. Bebidas da Opção Distribuidora. Segurança e manobristas Romeu Eventos e comunicação visual, da SPH Comunicação Visual.


Edgard e cirurgião plástico Geórgia Machado


Médica Christina e Robério Leite


GASTRONOMIA FUNCIONAL


TRUFA SEM LACTOSE


Rica em nutrientes, perfeita para adoçar a boca dos nossos pais. Sugestão da SupraSoy. DICAS: pode trocar o cointreau por rum ou kirsch (licor de cereja). Podem ser conservadas até cinco dias em geladeira. RENDE 30 unidades


INGREDIENTES

1 xícara (chá) de SupraSoy Sem Lactose Original

4 gemas peneiradas

½ colher (sopa) de margarina

1 xícara (chá) de açúcar

3 colheres (sopa) de cacau (pó)

2 colheres (sopa) de licor de laranja (Cointreau)

100 g de cacau em pó

 

MODO DE PREPARO

Bata ½ xícara (chá) de água (100 ml), o SupraSoy, as gemas, o açúcar e o cacau no liquidificador até obter mistura homogênea. Transfira para panela pequena e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver. Reduza o fogo à chama mínima e cozinhe por mais 4 min ou até adquirir consistência de brigadeiro de colher (pouco antes do ponto de brigadeiro convencional).

Desligue o fogo e junte o licor de laranja. Transfira para prato ligeiramente untado com óleo e leve à geladeira para esfriar. Pegue porções com uma colher de chá e, com o auxílio de outra colher, modele as trufas, passando-as de uma colher à outra. Passe as trufas moldadas diretamente para recipiente com o cacau em pó e role-as delicadamente para que toda a sua superfície fique envolta pelo cacau.

 

Adriano Nogueira

TAGS