PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Cuidado com a bolha dupla nas mamas

2017-07-29 17:00:00
NULL
NULL

 

Por Roberta Fontelles Philomeno

[FOTO1]

1 Na hora de decidir se submeter a uma cirurgia plástica, a palavra-chave é bom senso. É saber que os sonhos e desejos têm de respeitar a realidade e limitações da estrutura do próprio corpo. Se essa regra básica não for levada a sério, o bom resultado da cirurgia pode ser comprometido. É o que acontece com a deformidade da bolha dupla nas mamas.


2 “A mama que tem uma morfologia cônica, perde o seu contorno natural e ao invés de uma unidade, cada mama toma o aspecto de mamas duplas”, explica o cirurgião plástico Giovanni Martins (CRM: 6225 / RQE: 2627), tesoureiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Ceará.


3 É que, ao se realizar uma mamoplastia de aumento, por exemplo, “o ideal sempre é que a prótese de silicone tenha o diâmetro menor do que o da mama, de forma que os implantes fiquem imperceptíveis ao toque e assim evite o problema”.


4 Giovanni Martins cita outras causas para essa deformidade, como a contratura capsular, implantes com posicionamento retromuscular (atrás do músculo), associada com ptose mamária (seios caídos), mamas tuberosas (presença de um tecido fibroso em forma de anel na base da mama, localizado abaixo da aréola), mastopexia (diminuição dos seios) em pacientes pós-bariátrica, dentre outros.


5 “Quando ocorre tardiamente, associada a dor, é provável que a deformidade da bolha dupla nas mamas tenha sido causada devido à contratura capsular”, esclarece. O problema pode se formar também após amamentação, se a mama atrofia e ptosa (cai), significativamente, e o implante permanece no mesmo lugar, não acompanhando a queda.

[FOTO2]

6 A correção do problema é simples, o cirurgião diz que é feita uma reintervenção. Nesse caso, o sulco da mama é reinserido e a prótese é trocada por uma de menor diâmetro. “Muitas pacientes acreditam que o aumento das mamas é ilimitado. É o cirurgião que tem o dever de orientá-las, esclarecer que o aumento exagerado pode gerar estrias e em casos extremos o efeito ‘bolha dupla’”, esclarece.


CONGRESSOS VÃO INTEGRAR PROFISSIONAIS DE SAÚDE RESPIRATÓRIA


Qual a relação entre asma e obesidade? Como a maconha afeta os pulmões? Essas e outras questões serão debatidas por especialistas em congresso multiprofissional que ocorre a partir do próximo dia 2 de agosto, no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, com pneumologistas, pediatras, emergencistas, generalistas, oncologistas, geriatras, intensivistas, fisioterapeutas, entre outros.

[QUOTE1]

O curso pré-Congresso de Emergências Respiratórias, feito em conjunto com a Abramede (Associação Brasileira de Medicina de Emergência), receberá o médico cárdio-intensivista Hélio Penna, destaque nacional na área de Medicina de Emergência. Haverá ainda outros cursos importantes como Imagem e Oncologia Torácica.


Na programação sobre asma, os holofotes serão para asma na atenção primária e tratamentos com imunobiológicos. Na mesa sobre Tabagismo, uma das discussões de destaque será o uso associado do tabaco a outras drogas, como a maconha. Afinal, o quanto a maconha faz mal para os pulmões?


GALERIA

 

O médico hematologista Fernando Barroso está em Seattle, nos Estados Unidos, onde cursa pós-doutorado em Transplante de Medula, no renomado hospital Fred Hutch. Um dos principais centros de pesquisa e tratamento de transplante de medula que faz parte da Universidade de Washington


Fisioterapeuta dermato-funcional Eurides Araújo trouxe a Fortaleza a tecnologia do aparelho Crio Thermo Master. “A nova criolipólise combina o resfriamento tecidual com bioativação celular, muscular e térmica.


Cirurgiã Adivânia Pinheiro presidiu a Mesa Redonda sobre Mama e Implante, na XV Jornada Cearense de Cirurgia Plástica, que aconteceu recentemente, em Guaramiranga


5 DICAS PARA OS DENTES BRANQUINHOS


A dentista estética Elaine Cristina de Almeida, de São Paulo, diz que alimentos como a beterraba, café, chá, limão, mirtilos, framboesas, cranberries, vinho tinto, molho shoyu e coca-cola são alguns dos alimentos que mais mancham os dentes. Ela também conta como fazer para não deixar o sorriso amarelar.


Coma uma maçã por dia. A fruta tem função adstringente


Faça bochechos com água logo após saborear alimentos mais pigmentados


Visite seu dentista a cada seis meses


Pare de tomar vinho pelo menos 30 min antes da higiene bucal noturna


Não inclua refrigerantes na sua dieta. Além de serem vilões da brancura, eles não são nada saudáveis


 

Adriano Nogueira

TAGS