PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

A make correta

2017-07-22 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Modelo, fotógrafo, ator, formado pelo Teatro Tablado (RJ), apresentador de TV e até cantor. Fernando Torquatto já fez de tudo um pouco, mas foi no mundo dos pinceís e no seu talento de caracterizador de personagem de novelas da Globo que ele ganhou destaque e hoje aparece entre os nomes mais respeitado mundo beauty.


Após 20 anos de profissão e queridinho de artistas e celebridades como Camila Pitanga, Carolina Dieckmann, Mariana Ximenes,Patrícia Poeta e Sophie Charlotte, ele decidiu viajar o Brasil, compartilhar um pouco de seu conhecimento e revelar os segredos de beleza e de maquiagem, em um curso intitulado “Desvendando os Segredos”. Para nossa alegria, Torquatto vai desembarcar em Fortaleza, amanhã (23), para ministrar o curso, na próxima segunda-feira, dia 24, das 13h às 19h, no salão Beauty Club.


O paulista de Santos, que se sente “meio cearense” (“minha mãe era cearense”) vai mostrar aos apaixonados por maquiagem os novos produtos, como usar a tecnologia ao nosso favor, escondendo os defeitinhos, e as novas técnicas e produtos.“Temos essa coisa de modinha (na maquiagem) que acaba confundindo... mas o caminho que o mundo quer para a maquiagem... é o da naturalizada”, entrega ele, em entrevista exclusiva ao nosso Buchicho Beleza & Festas.


ROBERTA FONTELLES PHILOMENO - Você está viajando o Brasil com o curso Desvendando os Segredos. Quais são esses segredos que serão revelados?


FERNANDO TORQUATTO – O tema tem a ver com a minha experiência de 20 anos de trabalho. Converso com as mulheres, falo sobre tecnologia, como os produtos estão funcionando, hoje em dia e, ao mesmo tempo, apresento as novidades e as tendências do que está acontecendo no mundo. São mulheres brasileiras com realidades tão parecidas e ao mesmo tempo tão diferentes.


RFP - O conceito de maquiagem mudou muito nos últimos anos?


FT - Estudo a beleza desde Cleópatra (Rainha do Egito Antigo). De lá para cá muita coisa mudou, mudou bastante, mas vem vindo num caminho muito claro para mim. Hoje há a busca da leveza. São produtos que não mascaram as mulheres. Só que vez ou outra, temos essa coisa de modinha que acaba confundindo, como a última de contorno que acabou pesando um pouco a maquiagem, de novo. Mas o caminho que o mundo quer para a maquiagem não é esse é outro, da naturalizada.


RFP - Como é a make contemporânea? Vale tudo? É verdade que estamos seguindo um conceito bem árabe, estilo Kardashiande ser?


FT - Não, ao contrário, não tem nada a vercom Kardashian. Essa maquigem árabe foi uma moda especifica, de uma família especifica, em um grupo e isso aí não tem nada a ver com que o mundo quer.

Claro que muitas mulheres se inspiram, porque elas são muito populares nos Estados Unidos, mas é um estilo que beira o exagero. Eu gosto de uma maquiagem que pode ser exuberante, mas com um resultado natural.


RFP - Pele e contorno são tudo? Como cuidar para que a maquiagem fique ainda mais bonita?


FT - Pele sim, é tudo. Acho que uma pele bem feita, leve, natural, sem exageroé incrível. Uma maquiagem que deixe a pele com aparência de verdade, perfeita. O contorno é uma técnica para não aparecer, então quando começa a aparecer demais já vira máscara e não gosto. Dá para fazer tudo isso, usar as técnicas de maquiagem e a mulher ficar com aspecto leve.


RFP - Quais os erros mais comuns que você vê as mulheres cometerem em relação amake?


FT - Um dos erros é a mulher reverenciar demais umas coisas que não tem nada a ver. Uso de maquiagem exagerada que, às vezes, não se adapta à região que ela mora, para o clima que ela mora. Exagera no uso dos produtos, mas, pensando bem, acho melhor a mulher estar animada, estar gostando de se exercitar, usando os produtos, porque até chegar ao caminho da leveza fica mais fácil.


RFP - Como olhar no espelho e observar os pontos favoráveis do nosso rosto, àqueles que devemos realçar com a make, e os defeitinhos?


FT - Acho que observação mesmo, entender quem você é, não querer virar outra pessoa. Conforme a mulher vai tendo esse entendimento, vai conhecendo o rosto, suavizando alguns pontos, valorizando outros, com delicadeza, você consegue entender quem você é, né, não cobrir o rosto todo e carregar demais. Então, é defeitinho esconde com tecnologia, mesmo. Isso vou falar melhor no curso, porque é difícil explicar assim.

 

RFP - Você é está cada vez mais lindo e em forma. Você se cuida muito? Treina todos os dias? O que você carrega na necessarie, sempre?


FT - Adoro me cuidar. Acho que dentro do possível, mas não sou neurótico, não. Tenho sempre filtro solar, hidratante, às vezes, algum produto para dar uma equilibrada na pele, como o sérum, e fechar os poros, e um pouco de água termal. São coisas simples que acabam dando um efeito bom, né. Tento treinar, só que não tenho muito tempo.

Queria ser um Mahamudra, só que não tenho tempo nem esse talento todo.


RFP - Segue uma alimentação saudável ou come de tudo?


FT - Em casa sigo uma alimentação organizada. Na rua é que acabo comendo uma coisinha ou outra não tão saudável assim. De modo geral, não gosto de nada pesado não, gosto de sushi, mais leve, mas quem resiste a uma pizza, um sorvete? É quase impossível. Então, como uma bobagenzinha no fim de semana e, na semana, sou mais controlado. Também controlo a bebida alcoólica. Quando vou a eventos sociais, tomo um drinque...


RFP - Você já veio ao Ceará algumas vezes. Você tem os lugares preferidos que sempre tem de ir quando vem nos visitar?


FT - Já fui ao Ceará algumas vezes, mas sempre fico em Fortaleza. O máximo que eu fui foi para o Beach Park, no Porto das Dunas, foi divertido. Minha mãe era cearense, mas conheço pouco o Ceará. Por eu ser um pouco cearense, meio cearense, gostaria de conhecer mais. É um Estado lindo, para mim tem muito a memória da minha mãe.


10 DICAS INFALÍVEIS


Fernando Torquatto nos ensina como criar um visual marcante:


1. Seguir uma alimentação saudável


2. Beber bastante água


3. Usar poucos e bons produtos de cuidados com a pele e maquiagem


4. Investir numa base de qualidade, bem leve, que deixe a pele incrível


5. Tentar evitar usar o pó em excesso. O produto dá um aspecto pesado ao rosto


6. As sobrancelhas devem ser bem desenhadas, bonitas. Isso não quer dizer marcada, como estamos vendo em muito tutorial por aí, nestas micropigmentações totalmente artificiais. As sobrancelhas devem ficar em destaque, mas não mais do que os olhos.


7. Valorizar os cílios. Se não tiver tempo para aplicar sombra, ao invés de usar só o lápis, aplicar bastante máscara para cílios, umas duas ou três camadas nos cílios. Valoriza demais o olhar


8. Usar um blush para dar um ar saudável ao rosto. Um blush bronze rosado


9. Antes de aplicar o batom, hidratar os lábios, sempre.


10. Usar iluminador nas pálpebras inferiores, logo abaixo dos olhos, na hora de finalizar a maquiagem, para abrir o olhar.

Adriano Nogueira

TAGS