Logo O POVO+
Giro pela ciência
Ciência e Saúde

Giro pela ciência

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

ENERGIA RENOVÁVEL


9,8 milhões de empregos no mundo

O setor de energia renovável empregou 9,8 milhões de pessoas no mundo em 2016, um aumento considerável na comparação com 2012, anunciou nesta semana a Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena), que tem sede em Abu Dhabi. No relatório Energias renováveis e empregos — Balanço anual 2017, a Irena destacou que o setor contratou sete milhões de pessoas em 2012. Em quatro anos, 2,8 milhões de empregos foram criados, graças à "redução dos custos e à adoção de políticas favoráveis, que estimularam os investimentos e o emprego". "Por exemplo, nos últimos quatro anos o número de empregos no setor fotovoltaico e eólico dobrou", afirmou o diretor geral da Irena, Adnan Amin. O número de trabalhadores do setor de energia renovável, com exceção da energia hidráulica, alcançou 8,3 milhões em 2016. China, Brasil, EUA, Índia, Japão e Alemanha são os que geram mais empregos no setor.

 

SAÚDE


Cigarros light são mais perigosos

Os cigarros "light" são mais perigosos para a saúde que os normais e têm contribuído para um forte aumento de um certo tipo de câncer de pulmão, revelou um estudo publicado nesta semana. Cientistas de cinco centros de pesquisas sobre o câncer nos Estados Unidos concluíram que estes cigarros, que têm filtros perfurados, explicariam o aumento nos últimos 50 anos do adenocarcinoma pulmonar. Este tipo de câncer é o mais comum atualmente entre fumantes. A frequência deste tipo de tumor pulmonar diminuiu à medida que o número de fumantes nos Estados Unidos caiu de forma constante durante décadas. Os resultados destas análises confirmam o que os investigadores suspeitam há anos e que vão na contramão do que diz a indústria do tabaco com relação aos cigarros light serem menos nocivos. Os filtros com furos de ventilação foram lançados no mercado há meio século. (AFP)

 

ASTRONOMIA


Caminhada espacial repara falha

Dois astronautas americanos realizaram com sucesso na última terça-feira uma caminhada que a Nasa descreveu como "crítica", para reparar a falha de uma peça do equipamento que ajuda a gerar energia na Estação Espacial Internacional (ISS). "Vencemos", disse o comentarista da Nasa Rob Navias sobre a caminhada espacial de duas horas realizada por Peggy Whitson e Jack Fischer. Os astronautas trocaram uma caixa repetidora de um computador que falhou repentinamente no sábado. A tripulação nunca esteve em perigo porque há duas caixas, conhecidas como unidades multiplexer-demultiplexer (MDM), e uma delas continuou funcionando, disse a Nasa. "Agora temos duas MDM em bom estado", declarou Navis. Um porta-voz da agência espacial descreveu a missão como uma "caminhada espacial de contingência crítica" e afirmou que a substituição da caixa com defeito era de "alta prioridade". (AFP)

 

O que você achou desse conteúdo?